Resources

Gestão de Fornecedores

Gestão de Fornecedores

Gestão de Fornecedores

Conheça 5 tendências de transformação digital na logística para investir na sua empresa

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

February 10, 2021

February 10, 2021

February 10, 2021

Com a quarta revolução industrial alterando desde a cadeia de suprimentos até a indústria, a tecnologia motivou mudanças que aumentaram a eficiência e redefiniram padrões do mercado.

Com os e-commerces em uma alta como nunca antes em 2020, a transformação digital na logística acompanhou como uma “consequência positiva” dessa evolução. Por isso que nesse artigo vamos abordar quais são as tendências de transformação digital na logística e as vantagens de apostar na tecnologia no setor.

Quais são as tendências de transformação digital na logística?

1. IoT — Internet of Things

Essa tendência vem ganhando um lugar de destaque na transformação digital na logística das empresas. Inclusive, em uma pesquisa com 700 executivos, a Forbes constatou que 16% das empresas que usam IoT a estão aplicando para melhorar os processos de logística e armazenamento.

Em um armazém, a IoT possibilita um rastreamento preciso dos diferentes estágios da cadeia logística para identificar quais etapas do processo precisam ser aperfeiçoados por motivos como aprimoramento, redução de custos e melhor produtividade.

A etiqueta RFID, que pode ser traduzida como Identificação por Radiofrequência e ajuda a rastrear cada um dos itens disponíveis no armazém, é uma das soluções aliadas nessa busca por melhorias. 

2. SaaS e armazenamento na nuvem

O SaaS, Software as a Service, e o armazenamento na nuvem são outra dupla de grande valia na transformação digital na logística.

O SaaS permite que um software seja vendido online ao invés da tradicional instalação física, com sua armazenagem sendo feita na nuvem. Essa tecnologia não só reduz um investimento inicial de implementação, por ser feito um aluguel mensal pela licença, como também não precisa da criação de uma infraestrutura para o armazenamento dos servidores.

Entre os fatores que fazem do SaaS um bom investimento estão:

  • Redução de custos

  • Maior segurança dos processos, já que todas as informações armazenadas pelo sistema são criptografadas

  • Atualização constante dos softwares sem a necessidade de preocupar com essa questão, já que tudo fica sob responsabilidade da empresa provedora do serviço;

  • Gestão de processos centralizada

  • Aumento da mobilidade do negócio

Uma das empresas que trabalha com o fornecimento de um SaaS é a Linkana. Com um setup fee de parametrização inicial do ambiente e um valor de assinatura mensal fixo de acesso à ferramenta de governança, sua empresa pode automatizar todo o processo de qualificação de fornecedores e Compliance, agregando segurança e eficiência à gestão de Procurement.

Já o armazenamento em nuvem da empresa acontece na Google Cloud Platform, um ambiente seguro confiável e de fácil acesso por qualquer usuário de sua empresa.

3. Inteligência artificial e Machine learning

A inteligência artificial e o Machine learning tornaram real a possibilidade de realizar uma análise massiva de dados de diferentes áreas da supply chain.

Com uma inteligência similar às dos humanos e com a capacidade de aprender com os processos para se aprimorar, a interpretação das informações possibilita prever demandas e também facilita o gerenciamento das referências no armazém ou a otimização da última milha logística.

Para entender o que é o machine learning e a diferença entre esse conceito e a inteligência artificial, confira o vídeo abaixo do canal Didática Tech:

https://www.youtube.com/watch?v=qDmojpkd8rE

4. Digital twins

Essa tecnologia, que pode ser traduzida como uma simulação de ambientes com gêmeos digitais, costuma ser adotada por empresas que precisam, por exemplo, projetar um armazém ou ao aplicar alterações em seu layout.

De acordo com um relatório de tendências feito pela DHL, especializada em entregas internacionais, essa tecnologia “envolve o uso de modelos digitais para melhor entender e gerir ativos físicos, já se encontra estabelecida em alguns setores e tem potencial para melhorar significativamente as operações de logística.”

Por montar uma representação virtual de algo físico, simulando o comportamento desse projeto, ela sofre atualizações de acordo com o objeto físico cujo qual ela é gêmea. O que isso oferece? De acordo com a DHL, “insights do passado, otimizar o presente e até prever o desempenho futuro”.


Modernize your supplier management today

Fill out the form below and discover the most complete and integrated SRM platform in Brazil.

5. Robótica

Sim, os robôs já fazem parte da rotina de empresas. Essa transformação digital na logística pode causar suspeita e curiosidade, mas é mais “simples” do que parece.

Um Pallet Shuttle, por exemplo, realiza uma armazenagem compacta otimizando movimentos de carga e descarga de pallets. No vídeo abaixo, do Armazém da Logística, é possível entender em detalhes o funcionamento dessa tecnologia:

https://www.youtube.com/watch?v=hvMhzFI5bsc

Já os transelevadores são capazes de coletar e colocar pallets ou caixas nas estantes, substituindo as empilhadeiras. E essas são apenas algumas das possibilidades que a robótica possibilita para facilitar e melhorar a rotina logística das empresas.

Quais as vantagens da transformação digital na logística?

Há uma enorme variedade de possibilidades de aprimorar a sua logística. Mas, porque sua empresa deveria investir nesse tipo de tecnologia, ao invés de tantas outras para tantas áreas? Entre os motivos, podemos citar:

  • Mais eficiência com a integração de processos, diminuindo as chances de erros humanos ou falhas técnicas que causam retrabalhos e desperdício

  • Redução de gargalos logísticos que prejudicam a conquista de resultados esperados

  • Diminuição de gastos com desperdício de recursos, perda de estoque e contratação de novos colaboradores

  • Melhor tomada de decisões, com maior número de informações para se embasar

  • Maior controle e visibilidade de processos em andamento e planejamentos futuros

Como você pode ver, a transformação digital na logística exerce um papel essencial no aprimoramento de processos e nos resultados obtidos. Apesar de não ser uma mudança necessariamente fácil de ser feita, suas vantagens mostram que essas tecnologias podem valer o investimento feito.

Radically optimize your supplier management

Sign up below and discover how to reduce supplier registration and approval time by up to 80%.

OTHER CONTENTS

Discover more news and trends in the procurement market