Compliance

Compliance

Compliance

Software de e-procurement: 6 benefícios e como escolher

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

February 3, 2022

February 3, 2022

February 3, 2022

E-procurement é o termo utilizado para a compra de produtos e serviços por meios eletrônicos, com foco nas relações B2B, ou business-to-business, que envolvem as negociações de insumos, matérias-primas e serviços terceirizados entre empresas.

Apesar de também acontecer por meio de canais como fax, telefone e e-mail, através da comunicação direta entre empresas contratantes e fornecedores, o setor se destaca no uso de ferramentas digitais, os softwares de e-procurement.

Softwares de e-procurement são programas e plataformas digitais que visam agilizar o processo de compra, mantendo nível mínimo de riscos e burocracia, ao mesmo tempo que fazem a ponte entre empresas com necessidades específicas e fornecedores qualificados.

Nesse artigo, vamos mostrar os benefícios do uso de softwares de e-procurement, exemplos e mostrar como implementar esse tipo de ferramenta nas diferentes etapas do processo de compra de insumos.

Software de e-procurement: o que é? Quando utilizar?

Como mencionado na introdução, os softwares de e-procurement tem como objetivo usar a tecnologia para tornar o processo de Procurement de uma empresa mais eficaz, ágil e seguro.

Presentes em diferentes etapas de uma negociação B2B, outro objetivo do e-procurement é atuar como um hub, conectando através da internet empresas que muitas vezes teriam dificuldades elevadas de se encontrar e realizar negócios lucrativos através dos meios tradicionais.

A partir disso, cada ferramenta irá se especializar em uma dessas áreas do processo de compras e Compliance, essenciais para decisões que envolvam:

  • Processo de qualificação e homologação de fornecedores;

  • Gerenciamento de fornecedores homologados;

  • Cotação de pedidos;

  • Negociação de contratos;

  • Pedidos de compra e reposição de estoque;

  • Pagamentos e cobranças;

  • Follow up de transações.

Assim, vemos que todo o processo de compras pode ser automatizado e otimizado através de softwares de e-procurement. 

Como usam tecnologias avançadas de eficácia comprovada, permitem que a gestão de fornecedores diminua os riscos à operação e ainda concentre os esforços da equipe em decisões estratégicas e complexas.

6 benefícios de softwares de e-procurement

Os benefícios de softwares de e-procurement para a negociação e operação de compras e Compliance vai além das vantagens internas. As plataformas digitais de procurement também contam com pontos positivos para os fornecedores que participam delas.

Para facilitar a compreensão, separamos uma lista de 6 benefícios de implementar o e-procurement no processo de compras e Compliance da sua empresa, veja:

1. Menos burocracia

De início, podemos ver que a diminuição da burocracia é um dos grandes diferenciais do uso de softwares de e-procurement no processo de compras da empresa. 

Isso acontece pela objetividade na busca por informações. Uma vez que o processo é automatizado, ele faz a pesquisa de informações, coleta dados e disponibiliza relatórios, sem que precise passar por muitas etapas manualmente, como solicitações de documentos e checagem do registro do fornecedor em órgãos responsáveis.

2. Custos e riscos reduzidos

O investimento em soluções de e-procurement é exponencialmente reduzido quando comparamos o valor requerido com o que seria preciso para manter uma equipe executando o processo de compras manualmente, com ferramentas inadequadas e defasadas.

Além de reduzir os custos do processo, softwares de e-procurement são excelentes ferramentas para mitigar riscos da relação com fornecedores, desde o processo de qualificação até a manutenção de fornecedores homologados.

Capazes de encontrar e analisar uma quantidade superior de documentos e informações sobre fornecedores, softwares de e-procurement usam tecnologias avançadas que um profissional experiente teria dificuldades para acompanhar.

Cuidando dessa parte burocrática e massante, tais profissionais podem executar análises e decisões estratégicas com muito mais assertividade e concentração.

3. Facilidade de acompanhamento

Falando em executar análises, esse é outro benefício interessante oferecido por softwares de e-procurement. 

Em um processo tradicional, é necessário encontrar a documentação do fornecedor, avaliar sua pertinência e validade, para depois coletar os dados presentes e incluí-los no processo de qualificação de fornecedores, lembrando que cada documento pode se encontrar em um formato ou estar alocado em uma estrutura diferente.

Softwares de e-procurement contam com plataformas de acesso, que facilitam o acompanhamento das informações de fornecedores, status da negociação, notificações de alertas e ações necessárias, entre outras. 

Tudo isso sinaliza de forma clara quando é preciso interferir na análise, disponibilizando um panorama geral de fácil visualização.


Modernize your supplier management today

Fill out the form below and discover the most complete and integrated SRM platform in Brazil.

4. Processo mais eficaz

Com tudo que apontamos anteriormente, fica fácil identificar o aumento na eficácia da negociação com fornecedores a partir do uso de softwares de e-procurement. 

O ganho de eficiência vem ao diminuir burocracia, tempo gasto e mão de obra empregada na ação. Ao mesmo tempo, aumenta a qualidade e riqueza de informações, facilita o acompanhamento das etapas e a tomada de decisões.

5. Qualificação personalizada

Empresas com necessidades específicas e atuação em nichos de mercado únicos precisam de fornecedores em Compliance com áreas determinadas. No uso de softwares de e-procurement é mais fácil personalizar o processo de qualificação de fornecedores com base na área de atuação pretendida.

O melhor é que essa personalização é conduzida com a mesma eficiência citada anteriormente, independente do cenário. Mantém assim a qualidade e agilidade do tratamento de fornecedores a partir de uma plataforma digital de procurement.

6. Foco na estratégia

Quer um exemplo de como o e-procurement pode ajudar a sua empresa? Por melhor que seja a sua equipe de profissionais do mercado, se ela ficar sobrecarregada ou distraída com tarefas burocráticas, menor será o tempo dedicado à tomada de decisões estratégicas importantes.

Por isso, automatizar o processo de procurement e Compliance com o uso de softwares e plataformas digitais é tão importante. Com eles cuidando da parte chata e basicamente mecânica, a gestão da empresa pode se concentrar no mercado e na execução do planejamento para alcançar as metas definidas.

Essa vantagem é pertinente para a aplicação do strategic sourcing, abastecimento estratégico, de fato o e-procurement é uma ferramenta indispensável para esse conceito. Veja os motivos no vídeo abaixo, feito por Renato Honorato:

https://youtu.be/gZeBrxKfUb0

Como escolher soluções de e-procurement?

Sabendo desses benefícios, é importante ter noção que o mercado tem uma grande variedade de softwares de e-procurement disponíveis. Para escolher o e-procurement, aqui estão alguns pontos de relevância.

  • Tecnologia empregada: avalie a tecnologia utilizada pelo software e busque entender seu funcionamento, bem como analisar sua longevidade;

  • Valor de investimento: a relação custo-benefício deve ser priorizada na hora de definir qual solução será escolhida;

  • Segurança: como os dados são muitas vezes sigilosos e pertinentes à operação da sua empresa, certifique-se que o software ou plataforma de e-procurement garante a segurança e proteção;

  • Usabilidade: confira se a plataforma ou software tem uma utilização facilitada, sem demandar muito esforço para compreender seus recursos.

Conheça a Linkana

A Linkana é uma plataforma de e-procurement especializada na qualificação e homologação de fornecedores, utilizando o Machine Learning para atualizar e otimizar o seu atendimento em cada nicho de mercado. 

Nosso objetivo é diminuir riscos, agilizar a pesquisa de fornecedores e garantir que eles não oferecem ameaças à imagem e operação da sua empresa.

Radically optimize your supplier management

Sign up below and discover how to reduce supplier registration and approval time by up to 80%.

OTHER CONTENTS

Discover more news and trends in the procurement market