Resources

Gestão de Fornecedores

Gestão de Fornecedores

Gestão de Fornecedores

Conheça os cuidados e os procedimentos para contratação de prestadores de serviços

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

April 6, 2022

April 6, 2022

April 6, 2022

A terceirização se tornou parte do cotidiano de muitas corporações por possibilitar a redução de custos e a otimização dos processos sem comprometer a qualidade dos produtos e serviços oferecidos. 

Mas para colher os benefícios desse investimento, é importante garantir a implementação de um procedimento para contratação de prestadores de serviços. Com ele, é possível ganhar mais controle sobre as parcerias e garantir um serviço de qualidade.

Continue a leitura para entender os cuidados necessários na contratação de terceiros.

Contratação de prestadores de serviço: uma tendência consolidada no mercado

Com o intuito de modernizar as relações de trabalho, foi sancionada em 2017 a Lei da Terceirização. As duas principais modificações que elas trouxeram para a legislação brasileira foram a possibilidade de terceirizar a atividade-fim e a mudança nos prazos de contratos temporários.

Isso significa que uma marca de sapatos pode terceirizar a mão-de-obra de sapateiros para outra instituição. E essa inovação dentro do mercado de trabalho foi muito bem recebida pelas corporações: a terceirização de serviços registrou uma alta de 94% durante a crise de Covid-19.

Dentre as razões afirmadas pelas contratantes de parceiros estão a facilidade em ter profissionais especialistas, sem ter que investir tempo em treinamento ou seleção de pessoas, além da não necessidade do vínculo empregatício. 

Os dados são da pesquisa “Gestão de Pessoas na Crise de Covid-19” conduzida pela FIA (Fundação Instituto de Administração). 

Leia também: O que é a lei da terceirização: importância e consequências para a relação com fornecedores

Quais são os procedimentos para contratação de prestadores de serviços?

Busca por empresas transparentes

Um dos primeiros cuidados na contratação de terceiros é a busca desses fornecedores, que deve ter um foco além dos preços dos produtos. Por mais importante que seja seguir o orçamento determinado para a contratação, é importante garantir a parceria com empresas que são transparentes e comprometidas em oferecer um serviço de qualidade.

Uma sugestão é procurar referências de empresas que já contrataram o serviço, além de comentários em redes sociais e páginas como Reclame Aqui. Com o feedback de outros clientes, provavelmente será mais fácil entender se os profissionais estão aptos a exercerem as funções pelas quais foram contratados.

Homologação de fornecedores

Esse é um dos passos mais importantes de todo o procedimento para contratação de prestadores de serviços, por isso, atenção! A homologação de fornecedores é o processo de qualificação, validação e certificação que classifica uma empresa como apta a se tornar uma fornecedora contratada.

Ele consiste na união da gestão de riscos com a qualificação de fornecedores, atuando para mitigar perigos e pendências do fornecedor que possam impactar negativamente sua produção, logística, reputação ou legitimidade.

Cada tipo de homologação pode precisar de informações diferentes, por isso é necessário entender quais regras e políticas de conformidade são adequadas para cada relação. Dentre as áreas que podem ser verificadas, estão:

  • Fiscal;

  • Tributária;

  • Trabalhista;

  • Financeira;

  • Operacional e regulatória;

  • Reputacional.

Apesar de imprescindíveis para o sucesso da empresa, essas rotinas de homologação de fornecedores e monitoramento são trabalhosas e burocráticas. Ou seja, elas podem gerar custos altos ou atrapalhar a eficiência dentro da sua organização.

Mas é possível implementar mudanças que automatizam e simplificam esses processos, como a Linkana.

Nos especializamos em uma gestão de risco eficiente, automatizada e sem burocracia, que facilita a pesquisa e análise de documentos públicos e privados em um painel organizado e simples de gerenciar. 

Ou seja, tudo que sua empresa precisa para simplificar o procedimento para contratação de prestadores de serviços.


Modernize your supplier management today

Fill out the form below and discover the most complete and integrated SRM platform in Brazil.

Elaboração do contrato 

De acordo com o Enunciado nº 331 do Tribunal Superior do Trabalho (TST), os contratantes também são responsáveis pelos colaboradores que realizarão os serviços corporativos. Ou seja, o contratante também está sujeito a responder judicialmente ou arcar com custos processuais relacionados com condições laborais insustentáveis.

Por isso que a elaboração do contrato é um importante passo no procedimento para contratação de prestadores de serviços. 

Por meio desse documento que ambas partes garantirão a segurança necessária desde o início do serviço até a sua finalização. Também é esse documento que garantirá o cumprimento das obrigações de acordo com a necessidade tanto da contratante como da contratada.

Detalhes como prazos, valores, regras e processos de produção devem ser bem especificados no contrato. 

Supervisão dos trabalhos prestados

Não é porque um prestador de serviços foi contratado que a empresa deve deixar todas as preocupações de lado. A supervisão dos serviços ou produtos fornecidos é um importante procedimento após a contratação de prestadores de serviços, pois é ela que garantirá que o trabalho seja realizado dentro do tempo e qualidade combinada anteriormente.

Alguns dos pontos que podem ser analisados com frequência são:

  • tempo médio de execução de uma atividade;

  • número de processos executados em um período específico;

  • chamados emergenciais em aberto;

  • valor investido x horas de trabalho;

  • uso de insumos.

Tenha um “fundo de emergências”

Como afirmamos anteriormente, a empresa contratante pode acabar envolvida em problemas relacionados com os colaboradores, como pagamento de encargos e tributos.

Isso porque quando uma prestadora demonstra não possuir bens suficientes para saldar os débitos quanto aos funcionários ou aos órgãos oficiais, a contratante pode ser obrigada a arcar com os valores referentes à condenação.

Por isso, além de se certificar que a contratada está estável financeiramente, também é relevante preparar um “fundo de emergências” para lidar com transtornos como esses. 

Apesar de seu uso ser improvável, esse cuidado evita a necessidade de realocar recursos em situações imprevistas — o que comprometeria o capital da organização.

Pronto para aplicar todos os procedimentos para contratação de prestadores de serviços?

Ao longo desse conteúdo, você pôde entender todos os procedimentos necessários para contratar prestadores de serviços com segurança e cuidado. Entretanto, caso você queira adicionar “simplicidade” para essa equação, a Linkana é uma peça essencial desse processo.

 Em uma única ferramenta, nós permitimos que você:

  • Adicione fornecedores preenchendo o mínimo de informações possíveis;

  • Consulte mais de 50 bases públicas automaticamente e conheça nosso algoritmo que te guia ao longo do processo;

  • Nós coletamos os demais documentos e questionários de checklists 100% customizados para você;

  • Mitigue riscos e acompanhe a performance de seu fornecedor de maneira simplificada e eficaz;

  • Todas as informações públicas ou privadas sempre atualizadas, sem complicação.

Se você se interessou pela Linkana, preencha o formulário abaixo para começar a sua jornada em direção de mais segurança e controle:

Radically optimize your supplier management

Sign up below and discover how to reduce supplier registration and approval time by up to 80%.

OTHER CONTENTS

Discover more news and trends in the procurement market