Resources

Gestão de Fornecedores

Gestão de Fornecedores

Gestão de Fornecedores

É possível aprimorar a gestão de fornecedores para hipermercados?

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

October 9, 2022

October 9, 2022

October 9, 2022

A gestão de fornecedores para hipermercados inclui a identificação, a qualificação e a contratação de provedores de diversas áreas alimentícias, por exemplo:

  • fabricantes de produtos diversos, tais como itens de higiene, alimentos processados e/ou embalados, bebidas, entre outros;

  • empresas frigoríficas para fornecimento de carnes bovinas, suínas, aves e mais;

  • empresas de laticínios para fornecimento de leite e seus derivados.


Aqui, vale destacar que esse é um setor de grande peso para a economia brasileira. Segundo dados da Abras, Associação Brasileira de Supermercados, em 2021 o faturamento desse segmento foi de R$ 611,2 bilhões. Esse resultado consolidado representa 7,03% do PIB, Produto Interno Bruto nacional.

No ano de 2021 também houve um aumento no número de estabelecimentos desse nicho, chegando a 92.588 lojas contra 91.351 existentes em 2020.

A geração de empregos é outro ponto de destaque desse segmento, com 3,1 milhões de profissionais diretos e indiretos contabilizados pela Abras em 2021.

Esses números mostram quanto esse setor cresceu nos últimos anos e segue em expansão, o que, consequentemente, aumenta também a competitividade entre seus participantes.

Por motivos como esse é que a gestão de fornecedores deve ser feita de maneira estratégica, priorizando o atendimento das necessidades dos clientes, mas também usando abordagens que fomentem o crescimento do negócio.

Como fazer isso? Superar seis dos maiores desafios é a primeira etapa rumo à realização de uma gestão de fornecedores para supermercados realmente eficiente.

É sobre isso que falaremos agora, neste artigo. Continue a leitura para conferir!

As 6 maiores dificuldades da gestão de fornecedores para hipermercados

As maiores dificuldades comumente vistas durante a gestão de fornecedores para hipermercado são:

  • atender às expectativas e necessidades dos clientes

  • trazer novidades para as prateleiras

  • garantir a qualidade dos produtos

  • montar o estoque de forma estratégica

  • ter um cadastro diversificado de fornecedores

  • considerar a margem de lucratividade

Atender às expectativas e necessidades dos clientes

Uma das premissas para uma boa gestão de fornecedores para hipermercados é adquirir produtos de acordo com as necessidades e expectativas dos clientes. 

De forma prática, isso significa buscar provedores que tenham os itens que os consumidores desejam comprar — por exemplo, abastecer as prateleiras com as marcas favoritas do público-alvo.

Esse posicionamento pode ser visto como uma abordagem estratégica, já que traz para o estabelecimento insumos que realmente contribuirão para atrair consumidores, fidelizá-los e, consequentemente, aumentar o volume de vendas e de faturamento.

Trazer novidades para as prateleiras

Partindo desse mesmo princípio, os profissionais de compras e procurement precisam identificar quais novidades estão sendo lançadas no setor de alimentos, produtos de higiene e afins e, considerando o perfil dos consumidores do hipermercado, adquirir esses itens para colocá-los à venda.

Essa postura contribui para aumentar a competitividade do negócio, que tem a chance de sair na frente dos concorrentes e, mais uma vez, aumentar a sua taxa de atração, fidelização e faturamento.

Garantir a qualidade dos produtos

A qualidade do que está sendo vendido em um supermercado é de suma importância. Comercializar alimentos vencidos, ou de marcas que estejam em divergência com as regras de vigilância sanitária, por exemplo, compromete seriamente a imagem do negócio, afastando clientes.

A gestão de fornecedores para hipermercados precisa se atentar a esse fato, alinhando a data de vencimento dos produtos, ao prazo de entrega definido pelo fornecedor e ao tempo que terá para comercializá-los antes de eles se tornarem impróprios para consumo ou uso.



Montar o estoque de forma estratégica

Montar um estoque de forma estratégica consiste em identificar a real necessidade de reposição do estabelecimento, de modo que não haja excessos nem déficit de produtos.

O excesso de compras gera gastos desnecessários, especialmente se o item adquirido não tiver bom volume de vendas. O déficit, por sua vez, impacta negativamente no nível de satisfação do cliente, induzindo-o a buscar um concorrente que venda o que ele deseja comprar.

Ter um cadastro diversificado de fornecedores

Um cadastro diversificado de fornecedores é uma forma de evitar que o hipermercado fique sem produtos para vendas. A ideia é ter opções de fornecedores qualificados que possam suprir a ausência uns dos outros em caso de algum tipo de problema.

Por exemplo, se um fornecedor não consegue entregar um determinado produto para o mercado por estar com problemas na frota, o time de compras tem a chance de, rapidamente, acionar outro para suprir a demanda do negócio e não impactar no fluxo de vendas.

Aqui, vale destacar também que, além da importância de ter vários fornecedores qualificados no cadastro da sua empresa, é fundamental trabalhar com fornecedores diversos.

De acordo com a definição da Nacional Minority Supplier Development Council (NMSDC), a mais antiga entidade voltada à defesa dos interesses de grupos étnicos sistematicamente excluídos: “Um fornecedor diverso é uma empresa cujo controle ou propriedade é de, ao menos 51% de um indivíduo ou de um grupo minoritário

Quanto aos benefícios da diversidade de fornecedores, podemos citar os dados de uma pesquisa realizada pela empresa BDC, banco para empreendedores canadenses, a qual revelou que essa abordagem gera resultados 133% maiores para os contratantes e tende a levar a novos fluxos de receita.

Um dos motivos é que, em linhas gerais, os fornecedores diversos entregam mais e melhor em comparação àqueles que não fazem parte desse grupo.

https://youtu.be/qh9p5ZH_w6w


Considerar a margem de lucratividade

O comprador do passado buscava saving a qualquer custo para reduzir gastos, porém, isso pode comprometer a qualidade do que está sendo adquirido e até mesmo o relacionamento com os fornecedores.

Já o gestor de compras do futuro acredita na necessidade de resiliência de sua cadeia de fornecimento, construindo alianças estratégicas com provedores, diversificando sua base, buscando inovação e criando estratégias para se antecipar e prevenir riscos.

Tudo isso também precisa estar alinhado à geração de lucro para o negócio. Ou seja, a gestão de fornecedores para hipermercados precisa buscar preços baixos sem que isso diminua a qualidade do que está sendo adquirido e, ao mesmo tempo, dar uma boa margem de lucratividade para o momento da revenda.

Comprador do passadoComprador do futuroPrioridadesSaving a qualquer custo, com redução da base de fornecedores.Saving combinado com resiliência, inovação e diversificação da base de fornecedores.SistemaUm único sistema controlando tudo.Um hub central que se conecta com apps facilmente.FornecedorSaúde financeira, qualidade e performance.Saúde financeira, qualidade, performance, ESG e D&I


Modernize your supplier management today

Fill out the form below and discover the most complete and integrated SRM platform in Brazil.

Por que a Linkana é uma aliada na gestão de fornecedores para supermercados?

A Linkana é uma aliada na gestão de fornecedores para hipermercados e supermercados porque é o primeiro e maior software voltado para essa atividade em rede. 

Nossa base de dados de perfis compartilhados permite que compradores analisem fornecedores ativos e novos em alguns cliques. 

Com isso, criamos e geramos valor com insights de informações comerciais, de risco, qualidade e diversidade, utilizados em processos de cadastro, onboarding, sourcing e análise de spend.

Do ramo alimentício, a companhia Ajinomoto é uma das histórias de sucesso da Linkana, que conta com clientes que conseguiram reduzir em até 90% o tempo gasto com cadastro e onboarding de fornecedores.

Entre os diferenciais dessa ferramenta estão:

  • Perfis de fornecedores certificados → O Supplier Open Profile da Linkana padroniza a definição de dados relevantes de fornecedores de acordo com as melhores práticas de mercado, trazendo efeito de rede para o envio e análise de dados entre vários compradores, com informações ESG e de D&I.

  • Base de dados viva e unificada → Devolvemos o controle dos dados para os fornecedores de maneira inteligente, onde dados públicos são atualizados automaticamente ou enviados uma única vez, evitando informações incompletas, obsoletas ou duplicadas.

  • Fundação de dados integrada → Impulsionamos o retorno do investimento (ROI) de ferramentas de e-procurement, centralizando dados de fornecedores em uma fonte única de verdade, dinâmica e 100% integrada com todos os sistemas de gestão.


Somos o #SRMDoFuturo, feito para o #CompradorDoFuturo


Radically optimize your supplier management

Sign up below and discover how to reduce supplier registration and approval time by up to 80%.

OTHER CONTENTS

Discover more news and trends in the procurement market