Resources

Gestão de Fornecedores

Gestão de Fornecedores

Gestão de Fornecedores

O que é desenvolvimento de fornecedores? Como fazer com eficiência?

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

April 8, 2023

April 8, 2023

April 8, 2023

Desenvolvimento de fornecedores é um processo que engloba diferentes ações e esforços, por parte da companhia contratante, com o objetivo de aumentar o desempenho e a capacidade dos fornecedores contratados

A ideia é alinhar a atuação das empresas fornecedoras contratadas às estratégias, metas e planejamento estratégico do contratante, a fim de contribuir para aumentar seu potencial de atendimento no mercado de atuação.

Em uma era tão competitiva, a melhoria contínua e a otimização de processos são essenciais para o sucesso de qualquer empresa. 

Mas, para que o negócio alcance bons resultados operacionais e financeiros, ele precisa contar com a qualidade dos insumos e/ou serviços entregues por seus fornecedores. E uma das melhores maneiras de conseguir isso, é desenvolvendo-os.

Neste artigo, você entenderá tudo sobre desenvolvimento de fornecedores, incluindo as vantagens dessa atividade, como realizá-la, quais ferramentas usar para isso, e mais.

Siga a leitura e confira agora mesmo!

O que é desenvolvimento de fornecedores?

O desenvolvimento de fornecedores engloba diversas medidas implementadas com o objetivo de dar suporte à formação de base de abastecimento local, tais como análise de qualidade do que é fornecido e checagem do histórico de referências.

Em um relacionamento com fornecedores planejado, transparente e confiável, essa prática investe na excelência operacional desses parceiros, melhorando os programas de entrega, otimizando processos e reduzindo custos e as não conformidades.

Com o desenvolvimento de fornecedores, ambos os lados saem ganhando: a empresa compradora e a que fornece. Isso porque ao aperfeiçoar processos e investir em tecnologias que agilizem e aprimorem operações, as entregas são feitas mais rápido e com maior qualidade.

Somado a isso, a organização compradora garante um serviço de excelência ao seu cliente final.

A implantação desse desenvolvimento também mantém uma decisão de compra precisa, com preços e prazos bem-definidos.

Vantagens do desenvolvimento de fornecedores

Há diversas razões pelas quais você deve implantar um processo de desenvolvimento na gestão de fornecedores novos e mais antigos da sua empresa. Veja as principais vantagens:


  • aumento da qualidade e da agilidade na entrega de matéria-prima, insumos, serviços terceiros e outros itens;



  • implantação da cultura de melhoria contínua;


  • consolidação de uma parceria de longo prazo, diminuindo taxa de rotatividade de fornecedores e custos com contratação;


  • melhora de desempenho e resultados financeiros;


  • aumento da qualidade dos produtos e dos serviços entregues aos clientes finais;


  • eliminação de desperdícios e gastos desnecessários na cadeia de suprimentos;


  • aumento da satisfação do consumidor final.


Modernize your supplier management today

Fill out the form below and discover the most complete and integrated SRM platform in Brazil.

Como desenvolver fornecedores?

Antes de visualizar o passo a passo para aprender como desenvolver fornecedores, é bem importante que você saiba quais são os aspectos fundamentais a serem cumpridos nessa relação. Afinal, esse processo precisa ter objetivos claros e coerentes com a realidade das duas empresas.

Confira os principais fatores esperados no relacionamento entre compradores e fornecedores:


  • qualidade da entrega confirmada por auditorias e certificações, além da garantia da capacidade dos fornecedores de atenderem à demanda estabelecida em contrato;


  • prazo de entrega para garantir um processo fluido, sem interrupções de operações por atrasos de materiais e insumos;


  • preços competitivos, condizentes com a realidade corporativa para não afetar o lucro da empresa compradora;


  • agilidade de atendimento para casos de dúvidas, possíveis problemas surgidos e orçamentos urgentes;


  • bom histórico de referências;


  • flexibilidade em relação a alterações, principalmente quando a compradora atua em um mercado instável.


Ou seja, cada negócio deve analisar suas necessidades e entender o que seria um bom fornecedor.

Dica! Leia também este artigo: Descubra como mapear riscos operacionais nos fornecedores e conheça os principais perigos

Passo a passo para desenvolver fornecedores

Os passos sugeridos para desenvolver adequadamente os fornecedores na sua empresa são:


  1. definição dos objetivos que pretende alcançar com o fornecedor em questão;


  1. escolha do formato de avaliação e métricas;


  1. auxílio à estabilidade financeira da empresa fornecedora.


1. Definição dos objetivos que pretende alcançar com o fornecedor em questão

O desenvolvimento de fornecedores, tanto novos quanto antigos, deve ser feito de maneira alinhada com os objetivos e as estratégias da empresa contratante. 

Por isso, para iniciar esse processo, a empresa deve definir quais são os objetivos a serem alcançados com cada abastecedor da organização. Isso porque os pontos a serem desenvolvidos variam de acordo com a realidade de cada um deles.

2. Escolha do formato de avaliação e métricas

Após esse primeiro passo, inicia-se a escolha da forma de avaliação e de quais serão as métricas monitoradas.

Os indicadores de desempenho operacional, conhecidos também como KPIs (Key Performance Indicator), englobam muitos fatores, tais como pontualidade e qualidade da entrega, flexibilidade, tempo de resposta/atendimento, custo de garantia e lead times.

Por isso, esse processo de acompanhamento e mensuração de resultados deve passar pelas seguintes etapas:


  • alinhamento das metas da empresa compradora com as do fornecedor, levando em conta o objetivo corporativo;


  • determinação de critérios e dos índices de desempenho que serão avaliados;


  • definição do método de coleta de dados e informações;


  • implantação de uma cultura de feedback aos fornecedores em relação à performance;


  • avaliação de resultados e implementação de práticas de melhoria contínua nos processos.


3. Auxílio à estabilidade financeira da empresa fornecedora

Além desses, outro aspecto relevante para incluir no desenvolvimento é o auxílio à estabilidade financeira do fornecedor. 

Afinal, se a empresa que fornece insumos não garantir uma estabilidade nas finanças, a qualidade e o prazo de entrega dos produtos podem ser impactados negativamente.

Veja mais fatores que precisam ser incluídos no planejamento do desenvolvimento de novos fornecedores e de antigos também:


  • boa administração de processos e práticas de gestão para o abastecedor cumprir o prazo de entregas, elaborar melhores produtos e serviços e reduzir custos de produção;


  • garantir uma liderança forte e comprometida com resultados para facilitar a conquista do sucesso do negócio;


  • escolher o método da coleta de dados mais coerente com a realidade de ambas empresas, entendendo quais são as necessidades que precisam ser analisadas;


  • investir em uma comunicação fluida, transparente e colaborativa que fortifique o relacionamento entre ambas corporações;


  • realizar avaliação periódica de resultados para desenvolver planos de ação eficientes e assertivos, baseados em dados.


Este artigo pode ser interessante para você! "Índice de avaliação de desempenho de fornecedores (IDF): Para que serve e como estruturar"

A importância do compromisso no desenvolvimento de fornecedores

Se formos resumir tudo o que comentamos até agora, é possível dizer que o fornecedor e a empresa compradora precisam se comprometer um com o outro e com os objetivos estabelecidos nesse contexto. 

Para isso, é fundamental participarem da estratégia organizacional por completo. 

Desse modo, essa relação precisa priorizar:



  • cumprimento do envio de orçamentos e dos prazos de entrega de insumos e/ou serviços;


  • oferta de preços mais competitivos;


  • fornecimento de produtos ou serviços de acordo com os padrões de qualidade desejados;


  • provimento de apoio técnico.


O objetivo principal do desenvolvimento é justamente garantir um crescimento e uma estabilidade financeira a ambos os lados. Em outras palavras, eles devem se apoiar mutuamente para elevar a sua vantagem competitiva no mercado.

O cumprimento dos requisitos preestabelecidos no início do processo de desenvolvimento é algo sagrado. Dessa forma, cria-se uma relação baseada na confiança e no comprometimento, sincronizando processos e ações estratégias e táticas.

A ideia desse aperfeiçoamento não é eliminar os fornecedores mais fracos financeira e operacionalmente. Na verdade, é o contrário disso: o planejamento e a execução devem focar em melhorar a capacidade operacional e estratégica de cada fornecedor, seja ele forte ou fraco competitivamente.

O desenvolvimento de fornecedores solidifica a parceria, atendendo às necessidades de compra e de venda. Com isso, o sucesso é compartilhado e prolongado.

Como a tecnologia ajuda a desenvolver fornecedores?

A tecnologia ajuda a desenvolver fornecedores a partir do momento que sua empresa usa sistemas próprios para aprimorar a gestão de empresas fornecedoras.

A Linkana, por exemplo, é a primeira fundação de dados de fornecedores compartilhada do Brasil. Nossa base de dados de perfis universais de fornecedores permite que compradores busquem, analisem e homologuem fornecedores em alguns cliques. 

Com isso, aceleramos radicalmente processos de onboarding, análise e monitoramento de fornecedores, utilizando dados e insights compartilhados entre as maiores corporações do Brasil.

Entre as funcionalidades que você encontra na nossa solução, estão:












Essa última funcionalidade, inclusive, é a única que resolve a maior falha de procurement da atualidade, que é a ausência de uma base de dados de fornecedores compartilhados.

O que é uma base de dados de fornecedores compartilhados?

Uma fundação de dados compartilhados, como também pode ser chamada essa base, é um recurso oferecido pela Linkana baseado no conceito Open Banking.

Consiste no compartilhamento dos perfis dos fornecedores cadastrados na nossa rede entre todos os usuários do nosso sistema.

Isso significa que você e seu time de compras e procurement terão acesso fácil e rápido a mais de 6 mil cadastros de empresas fornecedoras devidamente preenchidos e atualizados.

Com isso, o tempo necessário para encontrar fornecedores alinhados com os objetivos e metas do seu negócio diminui consideravelmente, contribuindo também para aprimorar o processo de desenvolvimento.

Mas é certo que esse recurso gera diversos outros benefícios, a exemplo do aumento da produtividade dos profissionais dessa área e do início de um relacionamento com os fornecedores mais rapidamente. 

Quer saber mais sobre essa e outras soluções que ajudarão a homologação e em todo acompanhamento do ciclo de vida do fornecedor da sua empresa? Então preencha agora mesmo o formulário abaixo e conheça, em detalhes, tudo o que a Linkana tem a oferecer para o seu negócio!

Radically optimize your supplier management

Sign up below and discover how to reduce supplier registration and approval time by up to 80%.

OTHER CONTENTS

Discover more news and trends in the procurement market