Resources

Gestão de Fornecedores

Gestão de Fornecedores

Gestão de Fornecedores

Consulta CEIS de fornecedores: por que e como fazer essa pesquisa?

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

July 11, 2023

July 11, 2023

July 11, 2023

A consulta CEIS de fornecedores consiste em verificar se estão sendo trazidas para sua cadeia de fornecimento empresas que estão, ou já estiveram, com restrições junto à Administração Pública.

Esse é um passo importante no processo de due diligence de fornecedores porque, se a empresa fornecedora estiver registrada no CEIS, essa prática pode indicar ausência de confiabilidade nas atividades empresariais praticadas.

Em situações como essas, é fundamental se atentar aos potenciais riscos que essa parceria pode trazer para o seu negócio e, com base nessa constatação, analisar se vale a pena assumi-los ou se é mais prudente buscar outra fonte de abastecimento.

Justamente por conta dessa relevância que é essencial saber como consultar CEIS, e é sobre isso que falaremos neste artigo. Então, siga a leitura e confira todos os detalhes agora mesmo.

O que é CEIS?

CEIS é a sigla para o termo Cadastro Nacional de Empresas Inidôneas e Suspensas. Trata-se de um sistema que reúne nomes de pessoas físicas e jurídicas que, por algum motivo, estão impedidas de celebrar contratos e/ou participar de licitações da Administração Pública.

Um dos principais objetivos do CEIS é aumentar a transparência da gestão pública perante os cidadãos. Por conta disso, esse cadastro é amplamente usado nas esferas municipais, estaduais e federal para evitar a contratação de pessoas e empresas que sofreram algum tipo de sanção pública legal.

Apenas para você ter uma ideia de quais podem ser essas sanções e seus motivos, citamos alguns exemplos que levam um CPF ou um CNPJ a ser incluído no CEIS:

  • descumprimento da Lei de Licitações — artigo 87, inciso III, e artigo 88, incisos I, II e III da Lei nº 8.666, de 1993: suspensão temporária, por até 2 anos, de participação em licitações, além do impedimento contratação pela Administração Pública;

  • descumprimento da Lei do Pregão — artigo 7º da Lei nº 10.520, de 2002: impossibilidade de contratar ou licitar por até 5 anos;

  • enquadramento na Lei de Improbidade Administrativa — artigo 12 da Lei nº 8.429, de 1992: proibição de contratar, receber benefícios, incentivos fiscais ou creditícios do Poder Público, direta ou indiretamente.

Modernize your supplier management today

Fill out the form below and discover the most complete and integrated SRM platform in Brazil.

Por que a consulta CEIS de fornecedores é tão importante?

A consulta CEIS de fornecedores é importante porque ajuda você a verificar se a empresa fornecedora que pretende trazer para sua cadeia de fornecedores está em compliance com variadas leis vigentes.

Ainda que seu negócio não tenha qualquer relação com mecanismos públicos, saber que um potencial fornecedor não cumpriu o determinado por entidades governamentais é um alerta para o modo de gestão que esse utiliza.

Em outras palavras, significa que esse fornecedor pode não se preocupar em trabalhar em conformidade com legislações e normas, comportamento que tende a elevar consideravelmente os riscos para sua companhia.

Quando isso acontece, essa empresa fornecedora pode gerar outros problemas relacionados ao descumprimento de leis — a exemplo das trabalhistas, ambientais e outras — que refletirá no fluxo de abastecimento do seu negócio e, consequentemente, no seu faturamento.

Para entender melhor a importância de realizar a consulta CEIS, imagine um cenário no qual o fornecedor não atua em compliance. Um desses desalinhamentos resulta na suspensão das atividades. Logo, sua empresa sofrerá desabastecimento, visto que o fornecedor estará impedido de cumprir com o determinado no contrato firmado entre vocês.

Por consequência, você não consegue atender o volume de demandas, o que, por sua vez, compromete o relacionamento com os clientes finais, além da credibilidade e da imagem da sua marca. 

Descontente, o público-alvo tende a migrar para concorrentes e, com isso, reduzir o volume de vendas e de lucratividade do seu negócio.

Dica! Aproveite e leia também: "Descubra 9 tipos de certidões para empresas e para quê usá-las"

Como consultar CEIS?

Parte importante do processo de due diligence de fornecedores, a consulta CEIS pode ser feita de maneira simples, prática, rápida e segura utilizando a ferramenta da Linkana, ou consultando diretamente na consulta CEIS do Portal da Transparência do Governo Federal. 

Extra! Assista o vídeo abaixo com Leo Cavalcanti, CEO e cofundador da Linkana, e entenda como funciona o Linkana ESG Rating, ferramenta que mensura automaticamente os riscos socioambientais e de governança que fornecedores podem trazer para sua empresa.

https://www.youtube.com/watch?v=T1DmQi-JmKQ

Conheça mais sobre a Linkana!

A Linkana é a primeira fundação de dados de fornecedores compartilhada do Brasil. Nossa base de dados de perfis universais de fornecedores permite que compradores busquem, analisem e homologuem fornecedores em alguns cliques. 

Com isso, aceleramos radicalmente processos de onboarding, de análise e de monitoramento de fornecedores — graças aos dados dos fornecedores já preenchidos por eles ou por outra empresa —, permitindo o uso de dados e insights compartilhados entre as maiores corporações do nosso país.

  • PERFIL UNIVERSAL DO FORNECEDOR → Com os perfis de fornecedores compartilhados da Linkana, dados e documentos de fornecedores são reaproveitados em rede, compartilhando informações atualizadas entre múltiplos compradores e acelerando processos de forma automatizada e sem burocracia.

  • MELHORES INSIGHTS → Nossos scores, ratings e certificações proprietários são construídos e compartilhados com a inteligência das maiores corporações do Brasil, garantindo aderência às melhores práticas e exigências de mercado.

  • PLUG N' PLAY →  Conecte seu sistema legado, ERP ou e-procurement com nossa fundação de dados de fornecedores, tornando-a sua fonte única de verdade, dinâmica e 100% integrada em questão de minutos.

Quer saber, em detalhes, como tudo isso funciona e quanto pode contribuir para a gestão de fornecedores do seu negócio? Então preencha agora mesmo o formulário abaixo, converse com um dos nossos especialistas e agende uma demonstração do nosso sistema.

Radically optimize your supplier management

Sign up below and discover how to reduce supplier registration and approval time by up to 80%.

OTHER CONTENTS

Discover more news and trends in the procurement market