Resources

Compras

Compras

Compras

Compras inclusivas: 6 dicas para tornar uma realidade na sua empresa

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

April 27, 2023

April 27, 2023

April 27, 2023

Compras inclusivas é um termo usado para definir a diversificação na cadeia de fornecimento de um negócio, o qual traz para sua rede empresas fornecedoras de portes menores, novas e, por vezes, mais inovadoras.

Criada pela MSDUK, Minority Supplier Development UK, uma organização britânica sem fins lucrativos, essa expressão chama a atenção para a importância de trabalhar com fornecedores diversos, tipo de parceria que traz, para quem contrata, benefícios como aumento da flexibilidade e da eficiência na supply chain.

Por outro lado, negligenciar esse conceito pode resultar na estruturação de uma cadeia de abastecimento com custos elevados, inapta à inovação, com dificuldade de acompanhar a concorrência, entre outros reflexos negativos semelhantes.

Considerando que as compras inclusivas são tão vantajosas, qual seria a melhor maneira de tornar isso uma realidade na sua empresa?

Siga a leitura deste artigo e confira outros detalhes sobre o termo, como tornar o setor de compras mais inclusivo no seu negócio e todos os benefícios que vêm atrelado a essa estratégia.

O que é a compra inclusiva? 

Compra inclusiva pode ser definida como uma abordagem que tem por objetivo formar uma rede de abastecimento com empresas menores (PMEs — pequenas e médias empresas), novas e, comumente, inovadoras.

Esse conceito está diretamente relacionado à pauta Diversidade, Equidade e Inclusão (DEI) que, por sua vez, está inserida no pilar social do ESG, que cada vez é mais buscado por clientes, investidores e demais stakeholders.

Explicando de outro modo, a ideia consiste em não fechar parceria apenas com empresas fornecedoras de grande porte.

O objetivo, portanto, é "mesclar”, trazendo para a cadeia de abastecimento também negócios menores, mas que são tão capacitados e qualificados quanto os maiores para fornecer os insumos e/ou serviços que a companhia contratante precisa.

Em outras palavras, significa trabalhar com fornecedores diversos, que são empresas de pequeno porte idealizadas por indivíduos que fazem parte do chamado grupo minoritário — aqueles que, por algum motivo, são excluídos e/ou marginalizados pela sociedade.

Alguns exemplos são as companhias fundadas por:


  • mulheres;


  • pessoas negras;


  • pessoas com deficiência (PcD);


  • indígenas;


  • membros da comunidade LGBTQIA+, entre outros.


Dica! Aproveite e leia também este artigo: "Economia inclusiva: como usá-la a seu favor?"

Modernize your supplier management today

Fill out the form below and discover the most complete and integrated SRM platform in Brazil.

7 principais benefícios da diversidade de fornecedores

Como citamos logo na abertura deste artigo, alguns dos principais benefícios da diversidade de fornecedores são:


  • acesso à inovação: condição que ajuda a transformar mercados já estabelecidos;


  • mais flexibilidade nas negociações: visto que, geralmente, as pequenas empresas não têm processos tão engessados com as de grande porte costumam ter;


  • fomento ao crescimento econômico: decorrente do fato de dar oportunidade de desenvolvimento aos negócios menores;


  • estímulo ao empreendedorismo: pelo mesmo motivo anterior, sendo que isso também tende a contribuir para a fidelização do fornecedor;


  • melhora do relacionamento com os clientes: especialmente quando esses se identificam com o fornecedor diverso;


  • preços mais competitivos: ajudando a aumentar a margem de lucro na etapa de venda do produto e/ou serviço finalizado;


  • processos mais eficientes: por serem de porte pequeno, comumente, essas empresas fornecedoras têm empenho mais expressivo em seus processos e costumam ser mais dinâmicas e rápidas. 


Por que trabalhar com compras inclusivas?

Ainda na linha de benefícios gerados pelas compras inclusivas, é interessante citarmos o relatório "Procurement's Strategic Value", da UN Women (ONU Mulheres).

O estudo em questão, de nível global, apresentou seis motivos pelos quais deve-se realizar compras inclusivas e diversas. São eles:


  • empresas que adotam essa estratégia notam aumento de receita e diminuição dos gastos com aquisições;


  • há um aumento da resiliência e da disponibilidade das organizações, contribuindo para evitar interrupções na cadeia de abastecimento;


  • as compras inclusivas melhoram a imagem e a reputação da empresa contratante, ajudando-a a impulsionar a marca e fidelizar clientes e investidores;


  • as companhias que trabalham com fornecedores diversos conseguem atender melhor e mais rapidamente às necessidades dos consumidores, decorrente da adaptabilidade e inovação promovidas pelas empresas fornecedoras diversas;


  • há um estímulo à atração de novos talentos, condição que ajuda a aumentar a produtividade, melhor o relacionamento com os clientes e a eficiência de ambas as companhias;


  • fomento a construção de mercados mais fortes, estruturados decorrente do crescimento inclusivo e de um desenvolvimento econômico mais saudável.


Como tornar o setor de compras mais inclusivo?

Para tornar o setor de compras mais inclusivo na sua empresa, algumas das boas práticas que podem ser adotadas são:


  • fazer um levantamento dos fornecedores diversos que já estão na sua base, a fim de identificar com qual porcentagem está trabalhando atualmente;


  • aprimorar o processo de contratação de fornecedores, facilitando a entrada de empresa menores por meio de cadastrados simplificados, entre outras condutas que torna esse acesso mais fácil;


  • conscientizar o time de compras e procurement, bem como os tomadores de decisão, sobre a importância e as vantagens de ter fornecedores diversos na supply chain da empresa;


  • elaborar contratos mais flexíveis, que otimizem e simplifiquem a contratação de PMEs fornecedoras;


  • estruturar um programa de diversidade de fornecedores, com diretrizes personalizadas para o seu negócio que ajudam a implementar esse conceito.


Extra! Entenda TUDO sobre o programa de diversidade de fornecedores baixando agora mesmo o nosso e-book exclusivo!

Como a Linkana ajuda a identificar  fornecedores diversos?

A Linkana ajuda a identificar fornecedores diversos porque oferece ferramentas que permitem a análise rápida e otimizada das empresas fornecedoras que estão na sua base, a verificação automática de documentos e bases públicas, e muito mais!

Entre as funcionalidades que você encontra no nosso sistema, estão:










Conheça mais sobre o Linkana ESG Rating, solução da Linkana voltada para mensuração de riscos de fornecedores com base nos pilares ESG!

https://www.youtube.com/watch?v=T1DmQi-JmKQ

O que mais a somente a Linkana oferece?

A Linkana é a primeira fundação de dados de fornecedores compartilhada do Brasil. Nossa base de dados de perfis universais de fornecedores permite que compradores busquem, analisem e homologuem fornecedores em alguns cliques. 

Com isso, aceleramos radicalmente processos de onboarding, de análise e de monitoramento de fornecedores — graças aos dados dos fornecedores já preenchidos por eles ou por outra empresa —, permitindo o uso de dados e insights compartilhados entre as maiores corporações do Brasil.

Nossos diferenciais são:


  • PERFIL UNIVERSAL DO FORNECEDOR → Com os perfis de fornecedores compartilhados da Linkana, dados e documentos de fornecedores são reaproveitados em rede, compartilhando informações atualizadas entre múltiplos compradores e acelerando processos de forma automatizada e sem burocracia.


  • MELHORES INSIGHTS → Nossos scores, ratings e certificações proprietários são construídos e compartilhados com a inteligência das maiores corporações do Brasil, garantindo aderência às melhores práticas e exigências de mercado.


  • PLUG N' PLAY →  Conecte seu sistema legado, ERP ou e-procurement com nossa fundação de dados de fornecedores, tornando-a sua fonte única de verdade, dinâmica e 100% integrada em questão de minutos.

Achou tudo isso interessante e quer mais detalhes de quanto esses recursos ajudarão sua empresa? Então preencha agora mesmo o formulário abaixo e fale com um dos nossos especialistas!

Radically optimize your supplier management

Sign up below and discover how to reduce supplier registration and approval time by up to 80%.

OTHER CONTENTS

Discover more news and trends in the procurement market