Resources

Compras

Compras

Compras

Compras 4.0: o que são e como implementar na sua empresa?

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

March 13, 2023

March 13, 2023

March 13, 2023

Compras 4.0 consiste no uso de tecnologias inovadoras no setor de procurement, com o objetivo de aprimorar, otimizar, desburocratizar e aumentar a segurança das atividades relacionadas a essa área.

Para falarmos mais sobre esse conceito, vale voltarmos um pouco no tempo e relembrar todas as revoluções industriais pelas quais o mundo já passou.

A Primeira Revolução Industrial, por exemplo, foi marcada pela máquina a vapor. A Segunda teve como principal conquista a energia elétrica e, a Terceira, a informática e a robótica. 

Todos esses fatos, que aconteceram entre os séculos XVIII e XX, estudamos nas escolas e aprendemos detalhes em variados livros que falam sobre o tema. Mas o que muitas pessoas ainda não sabem é que estamos vivendo a Quarta Revolução Industrial. 

Desde meados de 2010, é possível dizer que entramos na era da automação, a qual trouxe tecnologias como Cloud Computing e Internet das Coisas, que abriram espaço para novos conceitos, a exemplo das compras 4.0.

Mas quanto esse cenário pode afetar o dia a dia da sua empresa, principalmente a área de compras e procurement? Siga a leitura deste artigo e descubra!

O que são as compras 4.0?

Compras 4.0 pode ser definida como a implementação de tecnologias no setor de procurement para garantir que transações comerciais sejam mais eficientes e seguras

Dentre as inovações usadas nas compras 4.0, estão:

  • Big Data;

  • cloud computing (computação em nuvem);

  • Inteligência artificial;

  • robótica;

  • Internet das coisas;

  • realidade aumentada;

  • impressoras 3D;

  • Machine Learning.

Dica de leitura! Aproveite e confira este artigo: "Conheça 4 vantagens do uso do big data em Compliance"

Como as compras 4.0 impactam o setor de procurement?

Com a chegada de novas tecnologias na área de procurement, como as que acabamos de citar, é certo afirmar que esse setor passou por um importante processo de inovação. 

Ao trazer o conceito de compras 4.0 para uma empresa, é possível alcançar benefícios como:

  • mais agilidade nas operações;

  • aumento da produtividade da equipe;

  • redução de erros operacionais;

  • diminuição de gastos.

Mais agilidade nas operações

Imagine o tempo que você levaria para ler uma planilha de 500 linhas para encontrar um valor específico. Agora, suponha que consiga comandar o Excel a realizar a busca para você. Muito mais rápido, não é mesmo?

Esse exemplo pode ser bastante simples, mas ele demonstra com eficiência a relevância que a inovação pode ter no dia a dia de trabalho de uma equipe. 

Com as compras 4.0, o setor de procurement ganha mais segurança e agilidade, já que processos como ordens de compras, homologação de fornecedores e recebimentos acontecem quase que automaticamente.

Aumento da produtividade da equipe

Você precisa lidar com alguma burocracia que consome parte do seu tempo? É bem provável que sim. Mas, se você pudesse automatizá-la, não seria muito melhor para sua rotina?

Com a automatização que citamos, que levam mais agilidade à rotina de procurement, a equipe terá outro benefício como resultado: mais tempo. 

Com ele, é possível se dedicar a diversas atividades estratégicas que podem aprimorar a dinâmica do departamento e o alcance de resultados mais significativos para a empresa.

Redução de erros operacionais

“Errar é humano”, já dizia o ditado. Apesar de haver a probabilidade de máquinas quebrarem ou pararem de funcionar, é possível afirmar que as chances são baixas.

O que estamos querendo dizer com isso é que, nas compras 4.0 os erros são reduzidos drasticamente, evitando retrabalho e diminuindo as chances de ocorrerem equívocos que podem prejudicar as parcerias com os fornecedores.

Diminuição de gastos

Quando o setor de procurement se torna mais ágil, eficaz e comete menos erros, o resultado tende a ser um só: impacto positivo na parte financeira da empresa.

Isso acontece porque, com a implementação de tecnologias das compras 4.0, é possível atingir pontos, como:

  • aquisições de matérias-primas feita com antecedência, com maior possibilidade de negociar descontos;

  • melhor controle de estoque, reduzindo perdas, especialmente de produtos com uma baixa duração (validade);

  • compras mais precisas, visto que é possível saber em tempo real a quantidade de insumos disponíveis para a cadeia de suprimentos;

  • possibilidade de renovar contratos com mais facilidade e antecedência.


Modernize your supplier management today

Fill out the form below and discover the most complete and integrated SRM platform in Brazil.

Como implementar as compras 4.0 no setor de procurement?

Para implementar as compras 4.0 no setor de procurement, é importante: 

  • compreender os processos atualmente realizados na companhia;

  • identificar gargalos e falhas nesses processos;

  • capacitar adequadamente a equipe à nova realidade.

Compreender os processos atualmente realizados na companhia

O primeiro passo para a implementação de qualquer procedimento de inovação em uma empresa  é ter uma compreensão macro e micro de todos os processos adotados no momento pelo setor em questão. 

Quando falamos de procurement, por exemplo, isso pode incluir:

  • compras estratégicas;

  • gerenciamento de contratos;

  • homologação de novos fornecedores;

É claro que as responsabilidades podem mudar de acordo com a companhia, mas esse é um panorama que faz parte de grande parte das corporações.

Identificar gargalos e falhas nesses processos

Com todos os processos listados, o passo seguinte consiste em conversar com gestores e equipes de cada departamento relacionado à procurement, a fim de identificar quais gargalos estão afetando a produtividade dos times e as dinâmicas desse setor.

Essa etapa é necessária porque a implementação de novas tecnologias é um investimento considerável para a empresa. Por conta disso, é imprescindível entender quais das inovações possíveis de serem adotadas gerarão mais impacto para a corporação. 

Como identificar gargalos

Uma ferramenta que pode ajudar nesse processo é a matriz de probabilidade e impacto. Como você pode imaginar, nela são analisadas a probabilidade de um risco de tornar realidade e o impacto que ele teria na empresa.

Cada um desses parâmetros é disposto nos eixos x e y de um gráfico. Em um deles, é analisado o nível de criticidade para probabilidade, que pode ser:

  • improvável;

  • pouco provável;

  • possível;

  • muito possível.

No outro eixo, será analisada a criticidade do impacto, que pode ser:

  • impacto nulo ou inexistente;

  • impacto baixo;

  • impacto médio;

  • impacto alto.

Quanto mais baixos forem a probabilidade e o impacto, menor a atenção que deve ser dada ao risco em questão. Por outro lado, à medida que um risco é classificado em um nível acima em um ou ambos os eixos, maior sua necessidade de atenção e importância.

Se for notado que grande parte dos problemas estão relacionados aos fornecedores, por exemplo, pode ser válido investir em uma solução que proporcione mais controle e segurança para essas relações. 

No caso, a Linkana é a ferramenta ideal para esse trabalho, já que é uma plataforma de e-procurement especializada na homologação de fornecedores.

Para isso, a ferramenta utiliza tecnologias como o RPA e o Machine Learning para realizar consultas públicas e emissão de certidões corporativas, garantindo que eles não ofereçam ameaças à imagem e à operação da sua empresa.

Capacitar adequadamente a equipe à nova realidade

Além de convidar os colaboradores a participarem da escolha das novas tecnologias, também é importante oferecer a capacitação adequada a eles.

Isso não só aumenta a percepção de importância dos colaboradores para o sucesso da empresa, como também os ajuda a deixar de lado processos e práticas antigas. 

Se a meta é deixar a equipe mais eficiente, ofereça todas as ferramentas que forem possíveis para ajudá-los a alcançar esse objetivo.

Como melhorar a implementação do conceito de compras 4.0?

Definitivamente, as compras 4.0 são o futuro. Se sua empresa quer fazer parte dele, este é o momento certo para investir em soluções inovadoras que impactarão positivamente todos os departamentos e trarão benefícios significativos para a rotina de trabalho dos profissionais de procurement.

Para isso, a gestão estratégica de fornecedores e a digitalização dos processos para identificar os mais adequados para compor a rede de abastecimento do seu negócio são primordiais.

A pergunta que fica quanto a isso é: como realizar esses processos de uma maneira dinâmica, otimizada, segura e precisa? Um dos segredos é contar com uma base de dados de fornecedores compartilhada. Porém, essa é uma das principais lacunas deixadas pelos sistemas de compras e procurement disponíveis no mercado.

O que é uma base de dados de fornecedores compartilhados?

Uma fundação de dados compartilhados de fornecedores, como também pode ser chamada essa base, consiste em um sistema que permite o compartilhamento de informações validadas de fornecedores.

Na prática, isso quer dizer que, a partir do momento que uma empresa tem o cadastro e os dados de um fornecedor verificados e aprovados, os demais usuários do mesmo software têm acesso a essas informações, diminuindo muito o tempo necessário nesse processo.

Para quem fornece matéria-prima e serviços, uma das principais vantagens está em não precisar preencher diversos formulários, com solicitações de informações distintas que tornam essa etapa extremamente trabalhosa e burocrática.

Já para os profissionais de compras e procurement, entre os benefícios de contar com uma base de dados de fornecedores compartilhados estão:

  • redução do tempo necessário para encontrar empresas aptas a compor a cadeia de abastecimento da empresa;

  • aumento da produtividade dos times de compras e procurement, já que grande parte do processo de análise de fornecedores já estará realizado;

  • possibilidade de dedicar atenção a abordagens estratégicas que ajudam a alcançar mais e melhores resultados;

  • redução dos riscos de contratar fornecedores com documentações vencidas, problemas cadastrais ou que não estão em compliance empresarial.

Como a Linkana pode ajudar sua empresa com todos esses pontos?

A Linkana pode ajudar sua empresa com todas as questões que acabamos de citar e, também, com a implementação do conceito compras 4.0, pois é o único sistema de gestão de fornecedores do mercado que conta com uma fundação de dados compartilhados.

Somos a primeira fundação de dados de fornecedores compartilhada do Brasil. Nossa base de dados de perfis universais de fornecedores permite que compradores busquem, analisem e homologuem fornecedores em alguns cliques. 

Com isso, aceleramos radicalmente processos de onboarding, análise e monitoramento de fornecedores, utilizando dados e insights compartilhados entre as maiores corporações do Brasil.

Como funciona a fundação de dados compartilhados da Linkana?

O compartilhamento de dados de fornecedores na solução da Linkana é inspirado no conceito Open Finance, que faz parte do sistema financeiro e bancário brasileiro.

Disso, nasce o Supplier Open Profile, que permite aos fornecedores se conectarem com diversas empresas ao mesmo tempo, por meio do gerenciamento da sua carteira digital de dados. 

Os profissionais de compras e procurement, por sua vez, têm acesso fácil e rápido a cadastros validados e atualizados em tempo real, otimizando muito suas rotinas de identificação dos melhores fornecedores para o negócio.

Tudo isso você encontra na função Perfil Universal do Fornecedor do nosso sistema, que padroniza a definição de dados relevantes de fornecedores de acordo com as melhores práticas de mercado, trazendo efeito de rede para o envio e análise de dados entre vários compradores, com informações ESG e de D&I.

Além dessa funcionalidade, outras que tornam o nosso sistema o mais completo do mercado são:

  • PERFIL UNIVERSAL DO FORNECEDOR → Com os perfis de fornecedores compartilhados da Linkana, dados e documentos de fornecedores são reaproveitados em rede, compartilhando informações atualizadas entre múltiplos compradores e acelerando processos de forma automatizada e sem burocracia.

  • MELHORES INSIGHTS → Nossos scores, ratings e certificações proprietários são construídos e compartilhados com a inteligência das maiores corporações do Brasil, garantindo aderência às melhores práticas e exigências de mercado.

  • PLUG N' PLAY →  Conecte seu sistema legado, ERP ou e-procurement com nossa fundação de dados de fornecedores, tornando-a sua fonte única de verdade, dinâmica e 100% integrada em questão de minutos.

Quer ter todas essas facilidades e inovações na sua empresa? Preencha agora mesmo o formulário abaixo e confira como!

Radically optimize your supplier management

Sign up below and discover how to reduce supplier registration and approval time by up to 80%.

OTHER CONTENTS

Discover more news and trends in the procurement market