Resources

Compras

Compras

Compras

Quais foram os maiores aprendizados de procurement em 2022?

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

October 26, 2022

October 26, 2022

October 26, 2022

Mesmo que ainda estejamos vivendo um cenário pós-fase mais intensa da pandemia, já é possível listar quais foram os maiores aprendizados de procurement em 2022 e quanto essas lições afetaram a dinâmica e o crescimento das empresas dos mais variados setores.

Da chegada de novos negócios que trouxeram soluções inovadoras para área de compras, à importância do planejamento, passando pela necessidade de tratar a área de procurement como protagonista das companhias, muitos ensinamentos podem ser extraídos nos últimos meses.

Sobre isso, a Linkana entrevistou sete especialistas, de diferentes segmentos, que falaram quais são as suas principais impressões sobre o que esperar do setor de procurement pós-pandemia. 

Continue a leitura deste artigo e confira, agora, quais são essas percepções e obtenha bons insights para o crescimento da sua empresa nesse setor!

Os 11 principais aprendizados de procurement em 2022

De acordo com os profissionais entrevistados pela Linkana, os 11 maiores aprendizados de procurement em 2022 foram:

  • reconhecer que estava cometendo os mesmos erros de outras soluções de e-procurement;


  • identificar a chegada de novos negócios com soluções inovadoras para essa área;



  • entender a importância de realizar bons planejamentos;


  • compreender a necessidade do gerenciamento de risco em toda a cadeia de suprimentos;


  • enxergar e tratar os fornecedores como parceiros de negócio;



  • customizar os processos de procurement conforme o perfil e as necessidades da empresa;


  • tratar o setor de procurement como um dos protagonistas do negócio;


  • se atentar à necessidade de ser versátil para se adaptar melhor às mudanças;


  • garantir a entrega da melhor experiência ao cliente que for possível.


Reconhecimento da continuidade dos erros

Para Leo Cavalcanti, CEO aqui da Linkana, um dos maiores aprendizados de procurement em 2022 foi reconhecer que a Linkana estava repetindo os mesmos erros de outras soluções de e-procurement disponíveis no mercado.

Essa percepção, inclusive, gerou muitas mudanças no software de gestão de fornecedores da Linkana no decorrer de 2022.

"Isso ficou claro quando um cliente me pediu ajuda para identificar fornecedores controlados por empresas russas (por conta da guerra na Ucrânia) e, apesar de ser algo que a Linkana deveria conseguir fazer, nós só conseguimos tal resposta com semanas de atraso, quando a urgência causada pelo conflito era bem maior. 

Com isso, me perguntei: o que poderia ser diferente no nosso produto para que essa falha não voltasse a ocorrer? 

Essa situação me fez entender que o grande valor de soluções para procurement modernas não era somente ajudar a simplificar processos, mas, sim, entregar dados atualizados de maneira rápida e com qualidade. 

Isso nos ajudou a corrigir nossa estratégia em 2022 e transformar a Linkana em uma grande solução de dados compartilhados, capaz de resolver vários dos principais problemas dos nossos compradores de maneira mais rápida e com muito mais qualidade".

Novas de empresas de soluções para compradores e a importância dos dados para tomadas de decisão

Douglas Marques Ferreira, CEO do Café com Comprador, abre a lista de aprendizados de procurement de 2022 com a seguinte constatação:

"Sem dúvida foi o nascimento de empresas de soluções para compradores. Talvez motivado pelo tão desejado fim da pandemia, dezenas de companhias que estão buscando resolver problemas dos profissionais de compras, estão chegando fortes ao mercado e entregando várias soluções.

Outro aprendizado, não menos importante, foi a necessidade de obter dados rápidos e prontos para tomada de decisão. Resumindo, eu quero dizer que quem não tem essa velocidade de capturar, avaliar, e decidir com base em dados, vai perder espaço no mercado".


Modernize your supplier management today

Fill out the form below and discover the most complete and integrated SRM platform in Brazil.

Importância do planejamento e a necessidade gerenciamento de riscos de toda a cadeia

Para Ernandes de Castro, que atua como Diretor de Suprimentos da Lock Engenharia, as maiores lições de 2022 para esse setor se referem ao planejamento e gerenciamento de riscos.

"Ainda que o ambiente de negócios siga requerendo muita cautela, para o setor da Construção Civil o ano de 2022 vem experimentando uma retomada lenta das atividades com uma expectativa de crescimento da ordem de 3,5%.

Se considerarmos o cenário de inflação e juros altos, os números sinalizam para uma tendência positiva para essa indústria, sobretudo em função da sua relevância estratégica para diminuição dos altos índices de desemprego. 

Para os profissionais de suprimentos desse setor, ficou no período pós-fase mais aguda da pandemia, o aprendizado quanto a importância do planejamento e necessidade de gerenciamento de riscos em toda a cadeia.

Durante os anos de 2020 e 2021, os preços das principais commodities como aço e alumínio cresceram muito acima dos índices de inflação e fizeram com que muitos projetos em execução fossem impactados em suas margens.

O ciclo longo de negócios, que dificulta muito a previsibilidade de gastos ao longo da execução dos projetos, fez com que as empresas percebessem ainda mais a importância de um controle eficiente dos gastos, e claro, a partir daí, a implantação de um modelo eficiente de gestão de preços, e estratégia de gestão de categorias críticas, passou a ser mandatória no setor".

Enxergar fornecedores como parceiros e trabalhar com mais fornecedores diversos 

Ian Nunjara, que é especialista em ESG no Nubank e Fundador do Instituto Black Office, os aprendizados de procurement em 2022 têm mais relação com a maneira como os fornecedores são vistos e a importância de ter um bom programa de diversidade de fornecedores na empresa.

"O principal aprendizado é que é possível fazer capitalismo de stakeholder, trazendo nossos fornecedores para serem nossos parceiros, e não mais pensando na relação em que há uma parte hipossuficiente. 

Dentro disso, um grande aprendizado, foi que é possível pensar tudo isso de forma inclusiva, pensando nos fornecedores menores, diversos, que vão trazer e pensar diferente, sem perder qualidade. 

Fornecedor pequeno e diverso não quer dizer que vai entregar menos. Muitas vezes ele não cresce porque continuamos concentrando investimentos e oportunidades nas mãos dos mesmos. Sabe que é possível e, principalmente, como fazer isso, foi um grande aprendizado".


Customização dos processos de procurement da empresa

Jamil Syrio, Partner | Head of Procurement na XP Inc, chama a atenção para o fato que a maior lição que 2022 deixou para esse setor é a importância de adequar os processos de procurement às necessidades da empresa.

"As companhias discutem muito sobre qual melhor modelo de procurement, qual é o ‘best in class’ para determinadas frentes, quais as melhores estratégias, e assumem aquilo como verdade absoluta. 

Na minha visão, o melhor a ser feito (e é o que não vem sendo feito) é mapear seu estágio de maturidade atual, objetivos e prioridades da companhia para adequar, de forma macro, seu time, processos, sistemas e, consequentemente, os resultados.

Companhias supermaduras e estruturadas se apegam a processos e agilidade de uma startup que não cabem ali, seja por riscos, compliance etc. O inverso é verdadeiro, pois temos áreas com poucos anos mirando processos de companhias centenárias. 

O comprador do futuro não é uma receita de bolo aplicável a todos, é um modelo individual customizado à necessidade e realidade da empresa e da área, e será ajustado conforme necessidade, mercado, resultados, entre outros pontos relacionados".

Procurement tratado com protagonista e a importância da versatilidade

Protagonismo para o setor de compras e versatilidade para se ajustar a novos cenários foram os aprendizados de procurement em 2022 destacados por Murilo Benjamin, Gerente de Excelência de Supply Chain da Comgás que, inclusive, é uma das histórias de sucesso da Linkana.

"O ano de 2022 me deixou dois grandes aprendizados. O primeiro é que procurement parece ter finalmente entendido seu lugar de protagonista no negócio e a necessidade de se digitalizar para ocupar essa posição. 

Por ser um tema recente nos boards das companhias, e por contar com várias 'receitas de bolos' para digitalização de procurement, existe um risco grande de esse movimento se tornar uma grande armadilha fadada ao fracasso. Por isso, entender seu momento e desenhar suas próprias jornadas para a digitalização se tornou essencial.

O segundo e mais importante aprendizado é a importância de sermos versáteis, ágeis e criativos a toda nova disrupção. 

Vejo mesmo que 2022 veio para nos ensinar que o mundo BANI vai muito além de uma pandemia. Tivemos disrupções no ambiente político, econômico, geopolítico, no meio ambiente, na tecnologia e principalmente na sociedade. Tivemos que aprender a nos adaptar a realidade que existe um novo normal a todo momento".

Garantir a excelência da experiência do cliente 

E fechamos a nossa lista de aprendizados de procurement em 2022 com o ponto de vista de Thaís Silva, Sourcing Specialist e Supplier Diversity da Meta.

"O maior aprendizado para a área de procurement é manter a excelência na entrega da melhor experiência para os clientes sem perder a qualidade e o controle dos processos. 

A gestão de fornecedores se tornou um grande diferencial não somente do ponto de vista quantitativo, mas qualitativo. 

Empresas que ainda enxergam a área de compras como o fim do processo estão destinadas a incluir em suas concorrências sempre os mesmos fornecedores, sem dar oportunidade a outros empreendedores, o que consequentemente cria um cenário desfavorável à inovação. 

É justamente na direção oposta que devemos seguir, pensando na diversidade, em novas ferramentas de gestão de informação e principalmente na satisfação dos clientes".

Como tudo isso ajuda para o próximo ano?

Foram vários os aprendizados de procurement em 2022, como você pôde ver. Mas o que toda essa experiência pode melhorar a performance do seu negócio em 2023?

Sobre o que o futuro reserva para a área de compras, entrevistamos esses mesmos especialistas para falarem sobre as tendências de procurement para o próximo ano.

Como resumo, podemos dizer que o segredo é aliar desafios, aprendizados e tendências para fazer a sua empresa se destacar!

Confira a entrevista na íntegra neste artigo: "9 tendências de procurement para 2023 do ponto de vista de especialistas"

Como melhorar a gestão de fornecedores ainda em 2022?

Para melhorar a gestão de fornecedores ainda em 2022, e estender esse aprimoramento para os próximos anos, nada mais adequado do que utilizar a ferramenta certa.

A Linkana é o primeiro e maior software de gestão de fornecedores em rede. Nossa base de dados de perfis compartilhados permite que compradores analisem fornecedores ativos e novos em alguns cliques. 

Com isso, criamos e geramos valor com insights de informações comerciais, de risco, qualidade e diversidade, utilizados em processos de cadastro, onboarding, sourcing e análise de spend.

Os diferenciais dessa solução são:

  • PERFIS DE FORNECEDORES CERTIFICADOS → O Supplier Open Profile da Linkana padroniza a definição de dados relevantes de fornecedores de acordo com as melhores práticas de mercado, trazendo efeito de rede para o envio e análise de dados entre vários compradores, com informações ESG e de D&I.


  • BASE DE DADOS VIVA E UNIFICADA → Devolvemos o controle dos dados para os fornecedores de maneira inteligente, onde dados públicos são atualizados automaticamente ou enviados uma única vez, evitando informações incompletas, obsoletas ou duplicadas.


  • FUNDAÇÃO DE DADOS INTEGRADA → Impulsionamos o retorno do investimento (ROI) de ferramentas de e-procurement, centralizando dados de fornecedores em uma fonte única de verdade, dinâmica e 100% integrada com todos os sistemas de gestão.


Somos o #SRMDoFuturo, feito para o #CompradorDoFuturo

Preencha o formulário abaixo e confira como ter a Linkana na sua empresa!


Radically optimize your supplier management

Sign up below and discover how to reduce supplier registration and approval time by up to 80%.

OTHER CONTENTS

Discover more news and trends in the procurement market