Compras

Compras

Compras

Entenda a importância do setor de compras na cadeia de suprimentos + 5 dicas para aumentar eficiência

Escrito por Leo Cavalcanti

Escrito por Leo Cavalcanti

Escrito por Leo Cavalcanti

16 de abril de 2021

16 de abril de 2021

16 de abril de 2021

O setor de compras de uma empresa é responsável por mais que apenas a compra de produtos.

Pesquisas, negociações, tomada de decisões - tudo isso logo no início da cadeia de suprimentos. A área de compras é essencial nas operações da cadeia de suprimentos para garantir a saúde da cadeia e pela qualidade do produto final. 

Vamos entender mais sobre como a função compras se situa na cadeia de suprimentos e como tornar essa área mais eficiente e estratégica?

Qual a importância da área de compras na cadeia de suprimentos?

Já começo de cara afirmando que uma cadeia de suprimentos sem um departamento de compras é uma cadeia deficiente.

Muitos ainda possuem um certo preconceito por essa área por acreditar que ela apenas serve para “gastar dinheiro”, mas a verdade é que a compra é o ponto de partida para os fluxos de uma empresa, que eventualmente chegam até o consumidor final e então geram a rentabilidade do empreendimento.

Portanto, essa área é a responsável por identificar a melhor maneira de realizar uma aquisição e colocar as engrenagens da empresa em movimento em um ritmo harmonioso, sem sobrecarregar ou travar alguma das etapas de produção, atrapalhando também os prazos de entregas aos clientes.

Como aumentar a eficiência no setor de compras na cadeia de suprimentos?

Adotar o strategic sourcing 

Um conceito que leva inovação às compras, o strategic sourcing transforma uma “central de pedidos” em um departamento com uma visão ampla e metódica para conduzir os processos de aquisição com inteligência e estratégia, buscando maior eficiência operacional.

Também conhecida como matriz estratégica de abastecimento, essa metodologia utiliza a matriz de Kraljic como base para definir a importância de cada um dos insumos da cadeia de suprimentos.

Com essa definição em mãos, o departamento de Procurement consegue distinguir o que deve ser priorizado focando nos parceiros disponíveis na rede de fornecedores, encontrando assim a melhor oferta para abastecer a empresa.

Utilizar a matriz de Kraljic para definir prioridades

Se a sua empresa tem como meta realizar compras mais estratégicas, a matriz de Kraljic deve se tornar parte da rotina de Procurement.

Considerando o impacto financeiro (custo direto de um produto levando em consideração a oferta disponível no mercado) e o risco de abastecimento (grau de importância dos suprimentos e quais os riscos gerados por alterações no abastecimento), a equipe de compras consegue distribuir os insumos em quatro diferentes quadrantes: 

  • Itens não críticos - Encontrados em abundância e de baixa importância nas operações da empresa;

  • Itens de gargalo - Baixo impacto financeiro, porém o abastecimento pode ser desafiador pelo número reduzido de fornecedores;

  • Itens de alavancagem - Grande impacto financeiro e baixo risco de abastecimento;

  • Itens estratégicos - Com classificação alta nos eixos de risco de abastecimento e impacto financeiro, são essenciais para a lucratividade do negócio e fornecidos por poucas empresas no mercado.

No vídeo abaixo, Nivaldo Pereira de Souza explica em detalhes essa metodologia que podem fazer a diferença na gestão de compras na cadeia de suprimentos:

https://www.youtube.com/watch?v=t1dtGco0xrw

Implementar KPIs para compras

Quando implementados no setor de compras, os Indicadores-chave de performance são responsáveis por reunir dados sobre a qualidade dos insumos adquiridos pela equipe para garantir que a relação com os fornecedores está sendo saudável para o negócio.

Como o fluxo de compras da empresa precisa contar com a qualidade, agilidade, comprometimento e custo adequado dos fornecedores, os indicadores fornecem os dados necessários para fazer esse checklist e avaliar os fornecedores ativos, bem como procurar novas tecnologias para a cadeia de suprimentos.

Dentre os principais KPIs para compras, podemos citar:

  • Valores dos produtos

  • Qualidade de produtos

  • Qualidade das entregas

  • Precisa das entregas

  • Prazos de pagamento

  • Evolução dos custos

  • Performance

  • Lead time


Modernize ainda hoje sua gestão de fornecedores

Preencha o formulário abaixo e descubra a plataforma de SRM mais completa e integrada do Brasil.

Elaborar um programa de compliance em compras

A elaboração de um programa de compliance em compras significa a criação de uma série de normas e requerimentos cujos quais o setor devem estar em conformidade para embarcar mais segurança e eficiência à empresa.

Por consequência, estar em compliance em compras significa que os fornecedores homologados e a gestão da cadeia de suprimentos estão de acordo com as regras de conduta definidas, seguindo os parâmetros quantitativos, qualitativos e de ética, estabelecidos na política de compras e compliance de uma empresa.

O compliance também é importante para ajudar no combate à fraudes, falhas de fornecimento e conservação de uma conduta ética pela contratante e seus fornecedores, mantendo a sua idoneidade e boa reputação.

Levar a tecnologia para dentro do setor de Procurement

Um dos principais desafios da área de compras é atender às demandas de diferentes áreas da empresa. 

Entretanto, tecnologias como Inteligência Artificial e Machine Learning – expõe a IA a vários exemplos até que ela possa reconhecer padrões e agir a partir deles – podem ajudar na compreensão dessas necessidades e melhorar a cadeia de suprimentos.

Com esse tipo de tecnologia, uma companhia que monitora constantemente os pedidos realizados consegue revelar padrões de consumo e analisar os históricos de diferentes áreas. 

Com esses dados, a IA consegue realizar uma comparação da lista de solicitações com o que está sendo processado em tempo real e fazer estimativas mais realistas sobre o custo previsto para uma compra ou até quando haverá uma nova demanda.

Já na gestão de fornecedores, a IA e o Machine Learning agregam mais eficiência e objetividade aos processos. Inclusive, existem softwares que são capazes de automatizar o processo de homologação de fornecedores e compliance para mitigar riscos e diminuir a burocracia envolvida nesse processo.

Um desses softwares, que inclusive engloba vários dos tópicos que abordamos até agora, é a Linkana

Uma plataforma de e-procurement especializada na homologação de fornecedores, ela utiliza tecnologias como o RPA e o Machine Learning para realizar consultas públicas e emissão de certidões corporativas, garantindo que eles não ofereçam ameaças à imagem e à operação da sua empresa.

Otimize radicalmente sua gestão de fornecedores

Cadastre-se abaixo e descubra como diminuir em até 80% o tempo de cadastro e homologação de seus fornecedores.

OUTROS CONTEÚDOS

Descubra mais novidades e tendências do mercado de procurement