Compras

Compras

Compras

Tecnologia no setor de compras: 6 ferramentas indispensáveis para empresas eficientes

Escrito por Leo Cavalcanti

Escrito por Leo Cavalcanti

Escrito por Leo Cavalcanti

28 de outubro de 2020

28 de outubro de 2020

28 de outubro de 2020

As novas tecnologias tem comandado uma revolução dentro das empresas.

Com cada vez mais inovações disponíveis em setores como o de Compras, entramos em um período onde a digitalização se une à estratégia para potencializar as compras corporativas e reforçar a máxima de que cada real economizado em compras representa um real de lucro para a companhia.

Mas será que a sua empresa está preparada para implantar novas tecnologias no setor de compras? Quais são as ferramentas indispensáveis para uma companhia que quer levar o Procurement para o futuro? Descubra!

Conheça o setor de compras 4.0

Como abordado no início do artigo, as novas tecnologias estão causando uma revolução - a quarta revolução, para ser mais exato.

Quando falamos do setor de compras 4.0, estamos olhando para a implementação de ferramentas tecnológicas em diferentes estágios do processo de compras de uma empresa, gerando benefícios como aumento de produtividade e redução de custos - mais difíceis de conquistar em processos mais “manuais”. 

É nesse momento atual que o setor de compras substitui metodologias por opções mais eficientes e vantajosas, por meio da automatização e inovação dos processos. Quais? Vamos descobrir agora!

Quais são as novas tecnologias no setor de compras?

RPA (Robotic Process Automation)

A RPA, conhecida em português como Robôs de Automação de Processos, é uma solução que chegou para ajudar não apenas o setor de compras, como várias áreas das empresas.

Com o objetivo de realizar tarefas repetitivas e/ou operacionais, basta construir uma tarefa definindo os comandos que uma pessoa faria que a RPA “copia” as ações, repetindo os processos de forma independente. 

Com ele cuidando das tarefas de baixa importância, sua equipe pode focar seu tempo e concentração em ações mais complexas e estratégicas.

IoT (Internet of Things)

Traduzida como Internet das Coisas, essa inovação possibilita a comunicação entre máquinas por meio da internet

Com ela, é possível rastrear de maneira mais precisa e clara qualquer estágio da cadeia logística. Com isso, os colaboradores têm a oportunidade de identificar rapidamente pontos nos processos que podem ser aprimorados ou oferecem riscos aos processos da empresa, contribuindo para um aumento da produtividade e redução de custos.

No vídeo abaixo, o canal Tecmundo explica de maneira didática o funcionamento da Internet das Coisas. Confira:

https://www.youtube.com/watch?v=O8-oiSsZl1Y

E-procurement

O electronic procurement é uma plataforma que possibilita fazer a compra e venda de serviços pela internet. É uma forma de realizar compras B2B de maneira mais eficiente, segura e rápida.

O principal benefício dessa plataforma é a possibilidade de usuários qualificados encontrarem fornecedores especializados em insumos ou matérias-primas difíceis de serem localizadas.

Com ela, o setor de compras também consegue extrair informações estratégicas, que podem ajudar a embasar as decisões do setor.

SRM (Sistema de Relacionamento com Fornecedores)

O Sistema de Relacionamento com Fornecedores, ou Supplier Relationship Management, representa um programa que possibilita o setor de compras de administrar a parceria com os fornecedores de forma eficiente e minuciosa.

Como o relacionamento com os fornecedores é um dos principais pontos da gestão, acompanhar essas informações ajudar a identificar e eliminar gargalos. Ademais, por armazenar informações detalhadas de cada fornecedor, o Sistema possibilita à equipe aprimorar os processos de aquisição de produtos e serviços. 

Com isso, a produtividade, qualidade e até mesmo a negociação de preços é impactada positivamente.


Modernize ainda hoje sua gestão de fornecedores

Preencha o formulário abaixo e descubra a plataforma de SRM mais completa e integrada do Brasil.

Big Data

Uma solução que permite levantar e consultar um grande volume de dados, essa tecnologia no setor de compras tem sido cada vez mais implantada nas empresas. 

Já que o setor de compras é responsável pela geração de um grande volume de dados, utilizar tecnologias que ajudam a entender essas informações permite que os gestores tomem decisões com mais credibilidade.

Dúvidas sobre próximos passos da empresa, por exemplo, passam a ser discutidas com o embasamento de dados em tempo real, medida que impacta especialmente os problemas críticos do negócio.

Inteligência Artificial e Machine Learning 

Um dos principais desafios da área de compras é atender às demandas de diferentes áreas da empresa.

Porém, a Inteligência Artificial e Machine Learning - tecnologia que expõe a IA a vários exemplos até que ela possa reconhecer padrões e agir a partir deles - podem ajudar a “entender” quais são essas necessidades. Como?

Com o uso dessas tecnologias no setor de compras, uma companhia que monitora constantemente os pedidos realizados pode descobrir os padrões de consumo e analisar o histórico de determinada área. 

Dessa maneira, é possível comparar a lista de solicitações com o que está sendo processado em tempo real e fazer estimativas mais realistas sobre o custo previsto para uma compra ou até quando haverá uma nova demanda.

Já olhando para a gestão de fornecedores, a IA e o Machine Learning são responsáveis por tornar esse processo mais objetivo e eficiente. Atualmente, existem softwares que são capazes de automatizar o processo de homologação e qualificação de fornecedores para mitigar riscos e diminuir a burocracia envolvida nesse processo.

Um desses softwares, que inclusive engloba vários dos tópicos que abordamos até agora, é a Linkana

Uma plataforma de e-procurement especializada na qualificação e homologação de fornecedores, ela utiliza tecnologias como o RPA e o Machine Learning para realizar consultas públicas e emissão de certidões corporativas, garantindo que eles não oferecem ameaças à imagem e operação da sua empresa. 

Agora que você conheceu algumas das principais tecnologias do setor de compras...

Essas tecnologias do setor de compras vêm causando um grande impacto nas empresas por promoverem inovação de forma integrada e ajudarem a aprimorar processos dentro da rotina de trabalho.

E agora que você pode conhecê-las e entender sua importância, chegou o momento de buscar as que melhor se adequarão às necessidades da sua equipe.Se você quer saber mais sobre tudo que a Linkana pode fazer pelo seu setor de compras, é só agendar uma conversa com um dos nossos representantes!

Otimize radicalmente sua gestão de fornecedores

Cadastre-se abaixo e descubra como diminuir em até 80% o tempo de cadastro e homologação de seus fornecedores.

OUTROS CONTEÚDOS

Descubra mais novidades e tendências do mercado de procurement