Gestão de riscos

Gestão de riscos

Gestão de riscos

O que é Inscrição Estadual? Saiba verificar o cadastro de fornecedores

Escrito por Leo Cavalcanti

Escrito por Leo Cavalcanti

Escrito por Leo Cavalcanti

22 de dezembro de 2021

22 de dezembro de 2021

22 de dezembro de 2021

Saber o que é Inscrição Estadual e a importância desse registro é uma maneira de proteger o seu negócio de problemas legais junto aos órgãos fiscais tributários.

Inscrição Estadual é o registro formal de uma empresa perante a Receita Federal, que tem como principal função facilitar a fiscalização do recolhimento do ICMS, Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços.

A correta emissão de notas fiscais e o devido recolhimento desse imposto que acabamos de citar são essenciais para as empresas estarem em conformidade com a lei. Por isso, além de entender o que é Inscrição Estadual para as atividades da própria companhia, é preciso compreender para averiguar a condição dos seus fornecedores junto aos estados.

Consultar a Inscrição Estadual de um fornecedor previne quanto a questões como riscos de passivos fiscais, denegação de notas e retrabalho para as áreas de compras e procurement, compliance, fiscal e financeira

Somado a isso, é vital para evitar problemas por conta da inadimplência e irregularidades envolvendo os seus parceiros comerciais.

Neste artigo, você verá o que é Inscrição Estadual, para que serve, quem precisa ter esse cadastro e como verificar a situação dos seus fornecedores! Siga a leitura e confira!

O que é Inscrição Estadual (IE)?

Conforme dissemos na explicação inicial sobre o que é Inscrição Estadual, trata-se do registro formal de um negócio junto à Receita Estadual da Unidade Federativa (UF) na qual ele está estabelecido.

Por meio da IE, como também pode ser chamada, uma empresa ganha permissão para comercializar produtos e/ou serviços que tenham repasse de mercadoria e recolhem o ICMS devido.

Esse imposto é obrigatório para venda e revenda, atividades de comércio varejista e atacadista, importação de insumos, atividades industriais e manufatureiras.

O número da Inscrição Estadual é constituído por nove dígitos que garantem uma certidão única de cada companhia no cadastro de contribuintes do ICMS. Ele é liberado pela Secretaria da Fazenda (SEFAZ) do estado no qual o registro é realizado. 

Os dois primeiros dígitos apontam o estado onde a empresa está cadastrada. Os seis seguintes formam o número de identificação de cada negócio. Já o último dígito é um código verificador que mostra se a IE é verdadeira.

Diferença entre Inscrição Estadual e Inscrição Municipal

Uma dúvida comum quando se pesquisa o que é Inscrição Estadual é a sua diferença para a Inscrição Municipal (IM). 

Apesar de terem propostas parecidas, a Inscrição Municipal serve para recolher o Imposto Sobre Serviços (ISS), que é de responsabilidade de cada prefeitura

Ou seja, empresas que prestam serviço online e presencial precisam ter um número de IM na cidade em que estão sediadas para poderem operar legalmente e emitir notas fiscais.

Para que serve a Inscrição Estadual?

Diante das distinções entre os tipos de registro necessários para os negócios, muitos empreendedores podem se perguntar para que serve a Inscrição Estadual. 

A Inscrição Estadual serve para manter o estabelecimento regularizado junto à Receita Federal, por meio do pagamento correto e em dia do ICMS, além de permitir a emissão da Nota Fiscal de Produto para os clientes

Todos esses comportamentos indicam que a empresa é confiável para se fazer negócios e que está cumprindo com as obrigações legais perante a esse órgão fiscalizador. 


Quem precisa ter a Inscrição Estadual?

Precisam ter a Inscrição Estadual todas as organizações que comercializam algum tipo de produto físico, independentemente do tamanho ou tipo de item. Esse parâmetro contempla, por exemplo, empresas varejistas, indústria e mesmo as digitais, como marketplaces e e-commerces.

Todos esses negócios devem, obrigatoriamente, pagar o ICMS. Por conta disso, precisam da Inscrição Estadual, que é um código imprescindível para viabilizar o recolhimento desse imposto e demonstrar para os estados que estão com as contas em dia.

Explicando de outra forma, a IE e o recolhimento do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços servem para qualquer tipo de mercadoria entregue fisicamente para os clientes, seja qual for o ramo de atuação do negócio.

Aqui, vale ressaltar que, quando os produtos comprados são enviados, automaticamente o empreendimento deve gerar a Nota Fiscal. 

Não emitir esse documento é considerado crime de sonegação fiscal, o qual é passível de multa e prisão de dois a cinco anos para o responsável, conforme apontado no artigo 1° da Lei 8.137/1990.

Como fazer a Inscrição Estadual?

Para fazer a Inscrição Estadual o primeiro passo é consultar o site da SEFAZ do estado onde a empresa está instalada. O motivo é que cada local tem as suas próprias regras e etapas para realizar o cadastramento desse registro.

No entanto, em linhas gerais, os documentos que costumam ser solicitados para uma empresa cadastrar a sua IE são:


  • RG e CPF do(s) titular(es) do negócio;


  • certificado da empresa;


  • comprovante de endereço da empresa;


  • comprovante de residência dos sócios;


  • fotos do estabelecimento ou da residência que serve como ponto de referência, caso o empreendimento seja digital;


  • alvará de funcionamento;


  • e-mail válido.


É importante destacarmos que, ainda que o fluxo de registro seja distinto entre os estados brasileiros, todos requerem essa inscrição. 

Aproveite e confira este artigo: "Quais são os documentos necessários para homologação de fornecedores?

Como consultar o número da Inscrição Estadual?

Para saber o número da Inscrição Estadual da sua, ou de outra empresa, é preciso acessar o Sintegra, Sistema Integrado de Informações sobre Operações Interestaduais com Mercadorias e Serviços, e seguir este passo a passo:


  1. acesse o site da Sintegra


  1. clique, no mapa, sobre o estado no qual o negócio a ser consultado está localizado


  1. na tela seguinte, informe o CNPJ da empresa e clique na validação "Não sou robô"


  1. finalize o processo clicando em consultar


Vale lembrar que a informação sobre a Inscrição Estadual somente aparecerá para negócios cujas atividades são passíveis de recolhimento de ICMS.

Como verificar a situação cadastral dos meus fornecedores?

Para consultar a situação cadastral dos seus fornecedores, no que se refere à Inscrição Estadual, o passo a passo é o mesmo que acabamos de mencionar.

O cadastro do Sintegra informará o número da IE da organização solicitada e também mostrará a condição dela, que deverá constar como habilitada.

Além disso, é possível visualizar um painel com diversos dados sobre a empresa, como endereço, telefone e tipos de atividades desempenhadas.


Modernize ainda hoje sua gestão de fornecedores

Preencha o formulário abaixo e descubra a plataforma de SRM mais completa e integrada do Brasil.

Verifique o cadastro dos seus fornecedores com a Linkana!

Agora, se você precisa fazer uma investigação mais detalhada sobre as informações de CNPJ e Inscrição Estadual do seu fornecedor, para avaliar de maneira adequada os riscos fiscais envolvendo as suas contratações, pode se beneficiar de um software de e-procurement como a Linkana. 

A Linkana automatiza, facilita e aprimora o procedimento de cadastro, qualificação e homologação dos fornecedores por meio da coleta, ordenação e análise de uma série de documentos e dados públicos e privados para identificar riscos fiscais, operacionais, trabalhistas, ambientais, regulatórios, entre outros, a partir do CNPJ.

Com isso, a sua organização tem um processo de contratação de fornecedores com riscos reduzidos e a diminuição da probabilidade de futuros problemas em decorrência de irregularidades com os parceiros comerciais.

Entre os documentos, certidões e fontes examinados pela Linkana estão:


  • Certidão de Débitos Tributários Não Inscritos do Estado, emitida pela Secretaria da Fazenda do Governo do Estado (SEFAZ);


  • Cadastro Centralizado de Contribuinte (Sintegra) da Secretaria da Fazenda do Governo do Estado – SEFAZ. 


Somado a isso, as funcionalidades que você encontra neste software são:









Quer entender mais sobre como podemos apoiar sua organização? Preencha o formulário abaixo e saiba como sua empresa pode ter uma gestão de fornecedores muito mais inteligente e orientada a dados!


Otimize radicalmente sua gestão de fornecedores

Cadastre-se abaixo e descubra como diminuir em até 80% o tempo de cadastro e homologação de seus fornecedores.

OUTROS CONTEÚDOS

Descubra mais novidades e tendências do mercado de procurement