Compras

Compras

Compras

Quais são os melhores podcasts de procurement? Por que você deve ouvi-los?

Escrito por Leo Cavalcanti

Escrito por Leo Cavalcanti

Escrito por Leo Cavalcanti

4 de julho de 2022

4 de julho de 2022

4 de julho de 2022

Entre todas as maneiras de ficar por dentro do que acontece nesse mercado, ouvir os melhores podcasts de procurement é uma das mais dinâmicas. Isso porque esse formato  é fácil  de ser consumido, visto que basta "dar o play" para receber as informações.

Claro que conteúdos escritos, como os que você encontra aqui no blog da Linkana, e os em vídeo, a exemplo dos disponíveis no nosso canal no Youtube, são tão importantes e ricos quanto. Além disso, são excelentes fontes para obter informações, dicas, orientações e novidades desse segmento.

O que difere os podcasts dos outros formatos de conteúdo que acabamos de citar é que eles não requerem que você pare suas atividades para consumi-lo. Dessa forma, pode aproveitar qualquer hora do seu dia para receber atualizações dessa maneira, por exemplo, enquanto dirige ou pratica uma atividade física.

Mas quando se pesquisa por esse tipo de mídia nos sites de pesquisa, uma série de sugestões internacionais aparecem na tela. Não que não sejam relevantes, mas quanto a isso, vale considerar dois pontos importantes.

O primeiro é que nem todo mundo tem domínio de inglês, o que pode dificultar bastante o entendimento.

O segundo, e o que deve ser mais considerado, é o fato que a realidade da supply chain em outros países não é compatível com a do nosso país. Assim, as percepções passadas nessas gravações podem até servir de inspiração para resolver alguns problemas das empresas nacionais, mas dificilmente poderão ser implementados na íntegra.

Por esses motivos, trouxemos neste artigo os três melhores podcasts de procurement do Brasil. Continue a leitura deste artigo e confira agora quais são!

Os melhores podcasts de procurement do Brasil

Na lista dos melhores podcasts de procurement nacionais estão o "Procurement Hero", da Linkana, e o "Café com Comprador", originário do site que leva o mesmo nome, e o Desmistificando Compras, de Guilherme Loponte. 

Procurement Hero

O Procurement Hero é o canal de podcast da Linkana, que foi criado em 2022. Apresentado por Leo Cavalcanti, CEO da Linkana, empresa que fornece software de gestão de fornecedores completo, a proposta do programa é trazer referências do mercado de procurement, debatendo sobre temas como transformação digital, tendências, inovações e ESG.

Para isso, Leo Cavalcanti conversa com diversos líderes desse setor, a fim de trazer insights e novidades para os ouvintes.

O primeiro episódio, por exemplo, contou com a participação de Renan Rosauro, Head of Procurement da BASF e um dos clientes da Linkana, e ambos debateram sobre os desafios de sourcing, risco e sustentabilidade da cadeia de fornecedores da BASF.

O segundo episódio contou com outros dois nomes de peso: Gleydson Pereira, Procurement and Innovation Manager at Mondelez International, e o Guilherme Loponte, SSA Procurement Business Manager at British American Tobacco South Africa.

Com o apresentador, eles conversaram sobre a transformação de procurement, os desafios enfrentados pela área de compras e como criar soluções que realmente atendam às necessidades desse mercado.

Clicando no banner abaixo você tem acesso direto ao Procurement Hero e, ao ouvir os episódios, entenderá por quais motivos ele ocupa o primeiro lugar na lista dos melhores podcasts de procurement do Brasil! 


Café com Comprador

O podcast "Café com Comprador" é um canal derivado do site que leva o mesmo nome, o qual se apresenta como "uma das principais fontes de consulta e geração de conteúdos do segmento de compras".

A proposta do projeto é servir como uma plataforma de mídia colaborativa, com diferentes formatos de conteúdos que fomentem a formação de relacionamentos e negócios nessa área.

O Café com Comprador entra na lista dos melhores podcasts de procurement nacionais por essas características e também por, a cada episódio, trazer um novo convidado e abordar um tema diferente.

Para se ter uma ideia, os episódios mais recentes falaram sobre:


  • setor farmacêutico:

  • finanças;

  • educação do profissional de compras;

  • supplier relationship management. 


Além do Spotify, o Café com Comprador também está disponível em outras plataformas de streaming, como Deezer, Apple Podcasts e Google Podcasts.




Modernize ainda hoje sua gestão de fornecedores

Preencha o formulário abaixo e descubra a plataforma de SRM mais completa e integrada do Brasil.

Desmistificando Compras

Criado por Guilherme Loponte, da British American Tobacco South Africa, o Desmistificando Compras promove um bate-papo com profissionais de compras e tem por objetivo mostrar como é possível revolucionar esse mercado.

Os últimos episódios, por exemplo, falam de strategic sourcing. O tema é tão abrangente que foi dividido em seis partes.

O podcast também conta com a participação de Gleydson Pereira, Procurement and Innovation Manager at Mondelez International, de Patricia Gomes Castro Strategic Procurement e de Luis Esper Primary Supply Chain Planning Manager na BAT.

Destacando que Guilherme Loponte e Gleydson Pereira foram os convidados do segundo episódio do Procurement Hero. 

Por que vale a pena ouvir os melhores podcasts de gestão de fornecedores?

De acordo com dados de uma pesquisa realizada pela plataforma CupomValido.com.br com dados da Statista e IBOPE, que foi divulgada em uma reportagem do site Exame, o Brasil é o 3° País do mundo que mais consome podcasts.

De acordo com o levantamento, o País tem mais de 30 milhões de ouvintes de programas desse tipo, ficando atrás apenas da Suécia e da Irlanda.

O estudo também mostrou que 40% dos brasileiros disseram ter ouvido algum podcast ao menos uma vez nos últimos 12 meses — somente como comparação, vale destacar que na Suécia, primeira colocada nesse ranking, esse percentual é de 47%. Ou seja, a adesão aqui é realmente alta.

E assim como dissemos logo no início deste artigo, a maioria das pessoas ouve podcasts enquanto estão realizando outras atividades, como trabalhando, navegando pela internet, ou realizando alguma atividade doméstica.

As entrevistas, como as feitas no Procurement Hero, são os conteúdos favoritos dos brasileiros, com 55% da preferência, segundo a mesma pesquisa.

Em resumo, podemos dizer que os motivos pelos quais vale a pena você ouvir os melhores podcasts de gestão de fornecedores são:

  • praticidade e comodidade, visto que não é preciso parar o que está fazendo para consumi-lo;

  • acesso fácil e rápido aos mais diversos assuntos sobre o tema;

  • possibilidade de ouvir várias vezes o mesmo conteúdo, se considerar necessário;

  • obtenção de informações, dicas e percepções ricas que podem contribuir muito para aprimorar a procurement do seu negócio.


Melhores podasts de procurement da atualidade: dica bônus 

E por falar em aprimorar a sua estratégia de compras, utilizar softwares adequados para isso faz toda a diferença. A solução da Linkana vai de ponta a ponta. Com ela a sua empresa consegue centralizar todo o gerenciamento de fornecedores em um mesmo ambiente e usufruir de funcionalidades como:

  • homologação completa;

  • avaliação de terceiros automatizada;

  • análise de gastos e de riscos;

  • análise de gastos públicos;

  • gestão de base ativa e muito mais.


Enquanto ouve o podcast Procurement Hero, aproveite para preencher o formulário abaixo e confira como ter o software da Linkana aí, na sua empresa!



Otimize radicalmente sua gestão de fornecedores

Cadastre-se abaixo e descubra como diminuir em até 80% o tempo de cadastro e homologação de seus fornecedores.

OUTROS CONTEÚDOS

Descubra mais novidades e tendências do mercado de procurement