Gestão de Fornecedores

Gestão de Fornecedores

Gestão de Fornecedores

Matriz de risco de fornecedores: como definir e utilizar?

Escrito por Leo Cavalcanti

Escrito por Leo Cavalcanti

Escrito por Leo Cavalcanti

24 de março de 2023

24 de março de 2023

24 de março de 2023

A matriz de risco de fornecedores é um recurso que permite mapear possíveis danos e também as vantagens que uma empresa pode ter ao contratar um parceiro ou iniciar um novo processo de qualificação de fornecedores.

Mas, por que ela é importante? Bem, faz parte da rotina de uma empresa enfrentar ameaças desse tipo, tanto que há grande esforço no ramo da administração para aperfeiçoar a avaliação de riscos e estabelecer um conjunto eficiente de ações para proteger sua operação.

Dessas tarefas, uma das técnicas mais interessantes é a criação de uma matriz de risco, que nada mais é que um modelo de mapeamento de riscos que considera a intensidade, área impactada e possíveis consequências das ações tomadas em um negócio.

Ela também permite definir ferramentas de gestão e atalhos para mitigar riscos e agir rapidamente na recuperação de danos, que eventualmente possam ocorrer.

Neste artigo, falaremos em detalhes sobre esse tema. Por isso, se ele é interessante para você, siga a leitura e veja como elaborar uma matriz de risco para seus fornecedores e como a Linkana pode se encaixar entre as ferramentas utilizadas para mitigação de riscos na qualificação de fornecedores da sua empresa.  

O que é avaliação de risco de fornecedores?

Uma avaliação de risco consiste em levantar os acontecimentos que ameaçam a saúde de uma empresa contratante, prosseguindo com uma análise detalhada de como eles ocorrem e são enfrentados pela equipe.

Falando especificamente da avaliação de risco de fornecedores, o objetivo é abordar os impactos negativos mais prováveis de afetar a imagem do seu negócio, sua lucratividade, capacidade de produção ou nível de qualidade, entre outros fatores relacionados aos insumos, recebimento de matéria-prima e serviços terceirizados, por exemplo.

De acordo com o setor que conduz essa análise, ele deverá trabalhar conforme a gestão de riscos pré-definida e as políticas internas da empresa para realizar a mensuração dos danos e indicar as medidas de reação, que devem seguir as boas práticas de compliance.

Objetivos e metas determinam a avaliação de riscos

Como diz o ditado “não se faz uma omelete sem quebrar ovos”. Nesse contexto, para uma empresa atingir os objetivos traçados pela sua estratégia de negócio, ela eventualmente assumirá riscos predeterminados, aceitáveis para as metas desenhadas no planejamento.

No entanto, isso não pode ser conduzido com displicência, tão pouco simplesmente ser ignorado. Cada impacto deve ser previsto, seguindo uma lista de prioridades, desencadeando uma resposta para reparar danos e garantir o sucesso do projeto, para não haver erros na gestão de riscos.

Por exemplo, é possível que, para diminuir o custo de um processo ou aumentar a produção, você precise alterar um fornecedor, o que impactará na percepção do consumidor em relação ao seu produto ou serviço.

Nesse caso, é recomendado realizar testes e pesquisas que envolvam o público na tomada de decisão. Isso é determinante tanto para a publicação dessa mudança quanto para a escolha de novos parceiros comerciais, que devem passar pelos critérios de qualificação de fornecedores para serem homologados.



O que é a matriz de risco? 

Podemos definir matriz de risco como mapeamento de níveis, intensidade e probabilidade de riscos que envolvem determinado processo da sua operação

Para facilitar a compreensão desse conceito, o especialista Rodrigo Pironti fez a seguinte explicação no canal Solicita:

https://www.youtube.com/watch?v=fraVJvqGMjg

No caso da matriz de risco de fornecedores, ela aborda a relação da sua empresa com os parceiros que fornecem produtos ou serviços.

Mas não para por aí. Atualmente, a maneira como o público final percebe essa relação também é fonte de preocupação para empresas, que devem ficar atentas a ameaças à sua imagem, que podem vir de pendências legais que um fornecedor possui.

Conhecendo a Matriz Kraljic

Não podemos falar sobre matriz de risco sem mencionar a Matriz Kraljic, ou Modelo de Kraljic. 

O modelo, elaborado por Peter Kraljic, foi criado para diminuir a vulnerabilidade de uma empresa em relação ao suprimento de produtos importantes ou essenciais para sua operação.

Os eixos da Matriz Kraljic na gestão de fornecedores

A matriz de Kraljic usa dois eixos para classificar os riscos relacionados aos suprimentos de uma empresa:



  • eixo “Y”: temos os critérios que medem o impacto da categoria de produtos na operação da empresa, dentre eles o spend, volume de processos, padrão de qualidade e impacto na imagem do produto final, tudo que pode gerar custo financeiro.


  • eixo “X”: são avaliados fatores que envolvem a complexidade da cadeia de fornecimento.  Os critérios incluem a competitividade, malha logística, restrições técnicas, solidez do mercado e outros fatores que podem indicar risco de abastecimento, que são o impacto financeiro sobre o faturamento e o risco de abastecimento. Ou seja, na vertical se mede a participação de um tipo de item sobre os ganhos da empresa e o outro mede a participação sobre a operação.


Classificação de insumos na Matriz Kraljic

A partir do Modelo de Kraljic, podemos classificar os insumos de uma empresa em quatro grupos principais, que são:



  • itens não-críticos: produtos que existem em abundância no mercado, com menor impacto financeiro e baixo risco de abastecimento, ou seja, consiste em commodities, com alta competitividade no mercado fornecedor;


  • itens de gargalo: produtos com pouco impacto no faturamento, mas que são essenciais para manter a operação ativa, essa categoria envolve produtos muito técnicos, com poucas opções de fornecimento, porém impactam muito pouco no negócio;


  • itens de alavancagem: categoria associada a altos volumes de compras e alta competitividade no cenário fornecedor, muito utilizados para aplicação de negociações eletrônicas (reverse auction). De modo geral, são aqueles com grande impacto no faturamento, mas que o risco de abastecimento é baixo, permitindo melhor margem de negociação;


  • itens estratégicos: itens mais exclusivos que exigem a formação de alianças estratégicas, apresentam alto impacto no negócio, elevado nível de especialização e baixa competitividade, ou seja, conta com poucos fornecedores no mercado, o que aumenta riscos de abastecimento, e com grande impacto financeiro, devido ao seu valor elevado.


Na prática, classificar os itens da cadeia de suprimentos segundo a Matriz de Kraljic ajuda a mensurar a importância de cada produto a curto e médio prazo, permitindo que a gestão de compras execute seu planejamento com excelência ao concentrar suas decisões e esforços sobre o que é realmente relevante.

Modernize ainda hoje sua gestão de fornecedores

Preencha o formulário abaixo e descubra a plataforma de SRM mais completa e integrada do Brasil.

Como elaborar uma matriz de risco para fornecedores?

Toda matriz de risco considera dois fatores principais: o impacto de um evento e a probabilidade de ele acontecer. Cada uma dessas variáveis é medida de acordo com o seu nível, que pode ser classificado da seguinte forma:

Impacto

  • indiferente: não há ameaça relevante que irá afetar a operação da empresa;


  • baixo: causam mudanças e situações fora do comum, mas não interrompem ou afetam a operação;


  • moderado: o impacto de um risco que se tornou realidade é sentido e traz efeitos negativos para a organização;


  • alto: o impacto causa uma ou mais falhas ao processo da empresa e traz prejuízos financeiros perceptíveis;


  • altíssimo/catástrofe: os impactos são muito graves e podem causar a interrupção total da operação de forma temporária ou até permanente.


Probabilidade

  • mínima: as chances de risco são raríssimas e podem ser ignoradas por completo;



  • média: chances maiores de ocorrência, que precisam de uma combinação de fatores e podem difundir em riscos adicionais;


  • alta: riscos de tipo recorrente, que devem ser tratados de maneira imediata para evitar os impactos negativos na operação;


  • máxima: a chance de o evento acontecer é altíssima e ele, certamente, será sentido na empresa toda.


Veja um exemplo de matriz de risco para a construção civil:

O que compõe a matriz de risco de fornecedores?

A matriz de risco de fornecedores classifica, nos parâmetros citados anteriormente, os eventos que podem acontecer ao longo do processo de qualificação de fornecedores e, posteriormente, no seu relacionamento comercial com esses parceiros.

Durante a qualificação de fornecedores, por exemplo, as informações gerais da empresa, como sua capacidade de produção, número de unidades, modelo de negócio e possíveis pendências, passam por uma avaliação de risco, e devem ser consideradas para certificar se é realmente indicado homologar o fornecedor.

Normalmente, boa parte desse processo é lenta e burocrática. Para a qualificação e homologação de informações e documentos do fornecedor do ponto de vista de gestão de risco, por exemplo, ferramentas que permitem automatizar e simplificar o processo de coleta e processamento de informações, tornam a rotina até 80% mais rápida! 

Além disso, a matriz de risco do fornecedor serve para mapear o desempenho contínuo do fornecedor, ao surgirem novas pendências com o passar do tempo e até mesmo para realizar o desligamento de fornecedores, já que esse evento também pode gerar impactos na sua operação.

Como aprimorar a qualificação de fornecedores da sua empresa?

A matriz de risco de fornecedores é uma ferramenta extremamente útil para definir as prioridades e facilitar a tomada de decisões estratégicas, com risco controlado e mais oportunidades de lucro. 

Juntamente a ela, utilizar um sistema automatizado e inteligente para a qualificação de fornecedores torna todo esse processo muito mais otimizado, prático, eficiente, e com resultados mais expressivos para o negócio.

A Linkana é a primeira fundação de dados de fornecedores compartilhada do Brasil. Nossa base de dados de perfis universais de fornecedores permite que compradores busquem, analisem e homologuem fornecedores em alguns cliques. 

Com isso, aceleramos radicalmente processos de onboarding, análise e monitoramento de fornecedores, utilizando dados e insights compartilhados entre as maiores corporações do Brasil.

Um dos nossos grandes diferenciais resolve a maior falha de procurement do momento, que é a ausência de uma base de dados de fornecedores compartilhada.

O Linkana Network é a primeira solução de fundação de dados de fornecedores do Brasil. Consiste no compartilhamento de cadastros de fornecedores entre os usuários da nossa plataforma.

Com mais de 6 mil cadastrados de fornecedores padronizados, devidamente preenchidos e atualizados, a base de dados compartilhadas da Linkana facilita o dia a dia dos profissionais de compras e procurement, e traz uma série de vantagens, tais como:


  • diminuição do tempo necessário para encontrar fornecedores compatíveis com as necessidades da sua empresa;


  • redução da burocracia pela busca de informações públicas para qualificar os fornecedores;


  • aumento da produtividade dos profissionais da área, visto que terão acesso rápida a diversas informações que precisam para escolher as empresas fornecedoras;


  • realização do processo de onboarding, otimizando o início do relacionamento com o fornecedor e muito mais.


O que mais a Linkana oferece para sua empresa?

Com a nossa ferramenta de consulta pública automatizada e plataforma de gestão de fornecedores, fica muito mais fácil montar uma cadeia de suprimentos eficiente.

Além da fundação de dados compartilhados de fornecedores, as funcionalidades que você encontra no software da Linkana são:












Quanto aos nossos diferenciais, em comparação a outros sistema disponíveis no mercado, nos destacamos por oferecer:



  • PERFIL UNIVERSAL DO FORNECEDOR → Com os perfis de fornecedores compartilhados da Linkana, dados e documentos de fornecedores são reaproveitados em rede, compartilhando informações atualizadas entre múltiplos compradores e acelerando processos de forma automatizada e sem burocracia.


  • MELHORES INSIGHTS → Nossos scores, ratings e certificações proprietários são construídos e compartilhados com a inteligência das maiores corporações do Brasil, garantindo aderência às melhores práticas e exigências de mercado.


  • PLUG N' PLAY →  Conecte seu sistema legado, ERP ou e-procurement com nossa fundação de dados de fornecedores, tornando-a sua fonte única de verdade, dinâmica e 100% integrada em questão de minutos.


Preencha agora mesmo o formulário abaixo, converse com um dos nossos especialistas e tenha todos os recursos oferecidos pela Linkana na sua empresa!

Otimize radicalmente sua gestão de fornecedores

Cadastre-se abaixo e descubra como diminuir em até 80% o tempo de cadastro e homologação de seus fornecedores.

OUTROS CONTEÚDOS

Descubra mais novidades e tendências do mercado de procurement