Governança

Governança

Governança

O que é a ISO 16001? Qual sua importância e como obter essa certificação?

Escrito por Leo Cavalcanti

Escrito por Leo Cavalcanti

Escrito por Leo Cavalcanti

16 de julho de 2022

16 de julho de 2022

16 de julho de 2022

A ISO 16001 é uma norma relacionada à responsabilidade social de um negócio. Essa padronização dá as diretrizes pertinentes a esse cenário, visando que as ações adotadas por uma empresa possam ser auditadas com base em diferentes critérios verificáveis, atestando, assim, a veracidade das suas práticas.

Uma certificação como essa está diretamente relacionada à implementação de um Sistema de Gestão de Qualidade, também representado pela sigla SGQ. A ideia por trás desse sistema é promover a melhoria dos processos de uma companhia, a fim de aumentar o nível de confiabilidade nos produtos e/ou serviços comercializados por ela.

No que se refere ao aprimoramento da gestão de fornecedores, fechar parcerias com provedores certificados é uma boa maneira de mitigar riscos, já que para obter a certificação a empresa terceira precisou cumprir uma série de rigorosas exigências, o que ajuda a garantir a qualidade dos serviços prestados. 

Vale ainda destacar que a obtenção de uma ISO não é um quesito obrigatório para os negócios. No entanto, é bem importante considerar que, ao atender normas definidas e reconhecidas internacionalmente, o acréscimo de valor à companhia é bem mais significativo. 

Isso, por sua vez, tende a ajudar a chamar a atenção do público-alvo e a gerar mais credibilidade para a marca, e até mesmo despertar o interesse de potenciais investidores.

Por conta disso, seja para o crescimento do seu negócio, seja para uma escolha mais precisa de fornecedores, confira agora, neste artigo, o que é ISO 16001, sua importância e o que é preciso para obter.

O que é a ISO 16001?

A ISO 16001, ou ABNT NBR 16001, é uma norma internacional que define os requisitos mínimos necessários para uma empresa adotar um sistema de gestão de responsabilidade social.

O objetivo dessa diretriz é dar direcionamento e permitir que uma companhia crie e implemente políticas e metas para seu SGQ, no que se refere ao cumprimento de compromissos éticos e atendimento a parâmetros legais que tenham como foco a promoção da cidadania e o cuidado com o meio ambiente.

Para que o entendimento sobre o que contempla essa certificação fique mais claro, é bem importante explicarmos sobre os dois conceitos que a compõem, que são a definição sobre o que é ISO e o que se entende por responsabilidade social nas empresas.

O que é ISO?

ISO é a sigla para o termo em inglês "International Organization for Standardization", que traduzido para o português significa "Organização Internacional de Padronização". Trata-se de uma entidade com sede em Genebra, na Suíça, que se dedica a normatizar e padronizar procedimentos relativos à fabricação de produtos e entrega de serviços.

No Brasil, o órgão responsável pela revisão dessas normas e por sua implementação é a Associação Brasileira de Normas Técnicas, ABNT. Por conta disso, a ISO 16001 também pode ser identificada como ABNT NBR 16001, sendo que a abreviação NBR quer dizer "normas brasileiras".

O que é responsabilidade social nas empresas?

A ISO 16001 é relativa à responsabilidade social nas empresas que, por definição, se refere ao nível de comprometimento de um negócio sobre quanto suas atividades e processos geram impacto tanto na sociedade quanto no meio ambiente.

Isso significa atitudes éticas e transparentes, com esse foco, que resultem em comportamentos empresariais como:

  • contribuição para o desenvolvimento sustentável da comunidade, incluindo questões relacionadas à saúde e bem-estar;

  • atendimento e respeito às necessidades e expectativas das partes interessadas e envolvidas, de alguma forma, com o negócio;

  • conformidade com todas as leis e normas relativas ao segmento do negócio, de modo que se mantenha a coerência com as diretrizes internacionais definidas para o segmento;

  • abrangência de toda a companhia para atendimento a essas definições, bem como aos vínculos relacionados, a exemplo da contratação de fornecedores.


Modernize ainda hoje sua gestão de fornecedores

Preencha o formulário abaixo e descubra a plataforma de SRM mais completa e integrada do Brasil.


Dica de leitura: "O que é a ISO 26000 e qual a importância de aplicar na sua empresa"

Qual a importância da ISO 16001?

Como dissemos, a obtenção de uma ISO não é obrigatória, assim como não tem relação com o porte ou segmento empresarial. Isso quer dizer que buscar ou não essa certificação é opcional, estando mais relacionada à escolha dos seus fundadores e gestores do que com cumprimento de alguma lei para o funcionamento do negócio.

Entretanto, ter a ISO de responsabilidade social, 16001, é uma ótima maneira de comprovar para os stakeholders que a sua empresa realmente está comprometida com questões socioambientais.

Considerando objetivos como crescimento (de volume de vendas e faturamento) e melhora de posicionamento no mercado, certificações desse tipo podem fazer bastante diferença para o sucesso do negócio, visto que elas atestam a responsabilidade da marca com diversas causas sociais e ambientais, conferindo muito mais credibilidade e confiabilidade à companhia.



O que é preciso para obter essa certificação?

Para obter uma certificação ISO, como a 16001, a empresa precisa se adequar às diretrizes da norma.

No que se refere à responsabilidade social, alvo desse certificado, as políticas adotadas pela companhia devem, obrigatoriamente, incluir pontos como:

  • responsabilização pelo reflexo dos processos executados;

  • transparência nas atitudes e decisões tomadas;

  • comportamento ético e moral;

  • respeito pelos interesses dos stakeholders;

  • respeito pelas normas internacionais;

  • atendimento aos direitos humanos;

  • promoção de um desenvolvimento sustentável tanto interno quanto externo.


De modo a ter certeza que critérios como esses que acabamos de citar estão sendo verdadeiramente atendidos, é preciso que os gestores busquem por uma empresa credenciada para fornecimento de certificações ISO.

Esse processo é fundamental, considerando que a própria International Organization for Standardization não faz o processo de certificação, ela somente define as normas. 

Por fim, serão feitas auditorias, as quais constaram se o negócio está apto, ou não, para receber a certificação em questão. Destacando que, uma vez aprovado, esse certificado tem validade de 3 anos, podendo ser renovado após esse prazo, desde que a companhia continue atendendo aos critérios necessários para isso.



Como você pôde ver, a ISO é outra forma de atribuir mais credibilidade à sua empresa

No que se refere à gestão de fornecedores, esse certificado é uma boa maneira de constatar a qualidade dos serviços prestados por terceiros, assim como pode ser visto como uma condição na hora de escolher o melhor terceiro.

Outra maneira de fazer selecionar fornecedores com muito mais precisão é contando com um bom sistema, como o software da Linkana, que otimiza desde o processo de onboarding até análise e gestão do relacionamento com o ofnrecedor

Preencha agora mesmo o formulário abaixo e confira como essa solução funciona:



Otimize radicalmente sua gestão de fornecedores

Cadastre-se abaixo e descubra como diminuir em até 80% o tempo de cadastro e homologação de seus fornecedores.

OUTROS CONTEÚDOS

Descubra mais novidades e tendências do mercado de procurement