O que é gestão de spend? Entenda a importância do processo nas empresas

A gestão de spend (custos) está ligada diretamente com o sucesso de uma empresa. Esse processo faz parte do gerenciamento financeiro que acompanha, calcula e otimiza o dinheiro disponível para que ele seja bem investido e gere retorno, ou seja, lucros.

Recentemente, a Endeavor conduziu uma pesquisa que determinou os maiores desafios das empresas com seus negócios e a gestão financeira foi o segundo no TOP 5 dos desafios.

Esse dado é importante porque a taxa de mortalidade das empresas é alta no Brasil, especialmente entre os microempreendedores individuais (MEI) e microempresas que não conseguem sobreviver mais que cinco anos no mercado.

Porém, até empresas consolidadas podem enfrentar dificuldades ou passar por problemas financeiros se a gestão estratégica de spend for deixada de lado.  

Continue lendo o artigo e entenda o que é, o papel da gestão de custos, sua importância em tomadas de decisão como a escolha dos melhores fornecedores e os principais benefícios.

Boa leitura!

O que é gestão de spend?

A gestão de spend é um processo que acompanha, calcula, direciona e otimiza todas as despesas e os investimentos feitos por uma empresa para manter suas operações essenciais em andamento.

As despesas incluem os gastos diretos com a cadeia de produção ou de prestação de serviço (matéria-prima, mão de obra, máquinas/equipamentos, embalagem, transporte, etc.) e os gastos indiretos (aluguel, água, luz, telefone, segurança, salários, etc.).

Dessa forma, é possível saber o total de dinheiro necessário por mês, o que permite analisar de tempos em tempos os gastos para reduzir e/ou eliminar despesas que oneram a empresa.

Muitas empresas começam seus negócios sem essa análise do que é necessário para manter o negócio e, com o tempo, veem a saúde financeira da empresa piorar.

Por isso, ter um planejamento estratégico com metas estabelecidas para cada área, ajuda a definir um planejamento financeiro realista e decidir como o capital para investimento vai ser levantado e gerenciado ao longo do tempo.

Conheça os conceitos principais que dão base para compreender melhor o trabalho de gestão de custos no vídeo abaixo:

Qual a importância da gestão estratégica de spend?

A gestão estratégica de spend é importante, pois ajuda a ter uma visão geral da situação financeira da empresa.

Se as despesas forem grandes e o faturamento não crescer junto, é um sinal para que seja tomada alguma medida para equilibrar os custos, além de trabalhar para criar ações de marketing e venda mais consistentes.

A gestão de custos também auxilia a fazer o acompanhamento dos resultados financeiros ao longo do ano, o que permite manter um orçamento enxuto, mas que vai para os pontos certos.

Além disso, conhecendo os custos essenciais da empresa, é possível separar parte do orçamento para investir em melhorias como a ampliação da capacidade de produção ou a implementação de um software de e-procurement para agilizar o processo de compra. 

Quais os benefícios da gestão de spend em uma empresa?

Os benefícios de uma gestão de spend bem executada são sentidos no dia a dia das empresas. Cada departamento tem os insumos que precisa disponíveis e a jornada de trabalho segue diariamente e sem interrupções. Confira as outras vantagens de investir nesse processo:

Manter a saúde financeira da empresa

A gestão de spend tem uma grande contribuição para a saúde financeira das empresas porque ajuda a equilibrar as contas, especialmente no início quando os lucros são baixos ou sequer existem.

Para isso, é preciso saber o que e quanto a empresa precisa gastar para se manter por mês. Também deve ser analisado quais despesas são supérfluas e gastos que podem ser reduzidos.

Dessa forma, a empresa mantém um capital de giro de apoio, além de conseguir fazer um controle do fluxo de caixa melhor. Tudo isso, resulta em mais saúde financeira.

Melhorar a lucratividade

O principal objetivo de todo empreendedor é ter um negócio lucrativo. De forma geral, o lucro é o que sobra da receita total obtida em um mês depois de descontados todos os custos do mesmo período.

Com uma boa gestão de spend, a equipe consegue fazer uma análise mais precisa dos gastos e investimentos necessários, dando meios para outras áreas da empresa fazerem melhorias que vão ajudar a vender mais e aumentar os lucros.

Alcançar as metas do planejamento estratégico

As metas estratégicas da empresa também dependem de uma boa gestão de spend. Sabendo o que a empresa tem de despesas fixas e controlando as despesas variáveis, sobra para investir nas ações que vão impulsionar as metas de crescimento e faturamento.

Dessa forma, as chances de uma empresa se consolidar no mercado são maiores, mantendo-se ativa por muito mais do que cinco anos.

Quer acompanhar todas as novidades do mercado de procurement?

Vem ouvir o Procurement Hero, podcast da Linkana, onde líderes do mercado batem papo sobre as últimas tendências, tecnologia e inovação.

Ter um melhor controle financeiro

Uma gestão de spend não se resume ao saving (corte de gastos) por si só. Cada despesa é avaliada em relação ao seu propósito e a contribuição para o processo ao qual ela está relacionada.

Esse tipo de controle financeiro traz mais resultados do que apenas eliminar algo sem um motivo. Afinal, o objetivo é fazer uma gestão inteligente e estratégica com foco no resultado.

>>> Descubra quem são seus fornecedores diversos e de economia inclusiva em poucos minutos, acompanhando a evolução de suas metas de gastos de maneira automática. Clique em ANALISAR MEU SPEND AGORA e faça uma análise gratuita. <<<

Como a gestão de spend impacta a gestão de fornecedores?

A gestão de spend gerais da empresa tem impacto em atividades específicas como na gestão de fornecedores.

As empresas que abastecem um negócio são parceiras vitais e estreitar relacionamentos com fornecedores confiáveis é essencial para o bom andamento de um negócio.

Por isso, durante o processo de qualificação dos fornecedores o preço é um dos fatores essenciais, além da qualidade, do bom atendimento, de processos bem definidos, etc.

Analisando os custos e os benefícios de cada fornecedor, a equipe de compras pode se orientar melhor para definir qual terá melhor o custo-benefício no final.

Em paralelo, é possível criar uma lista de empresas que abastecem cada setor da empresa, destacando os diferenciais de cada uma. 

Dessa forma, a empresa terá uma base de fornecedores homologados e não ficará dependente de um único parceiro, que pode cobrar bem mais caro.

Leia também: Quais as etapas e critérios da qualificação de fornecedores?

Qualifique fornecedores mais agilidade e precisão

Agora que você já sabe a função da gestão de spend nos negócios, esse é o momento certo para melhorar esse processo na sua empresa. Um dos passos é o gerenciamento dos fornecedores que pode ser mais rápido e assertivo.

A Linkana dá suporte para essa operação por meio de um software baseado em tecnologias inteligentes para combater a burocracia e aumentar a eficiência na gestão dos seus fornecedores.

Focada na análise de dados públicos e privados de fornecedores, nossa plataforma simplifica e otimiza seus processos de cadastro, homologação, avaliação e muito mais. 

Preencha o formulário abaixo e revolucione a maneira como você realiza suas compras e se relaciona com os fornecedores:

Leo Cavalcanti

Leo Cavalcanti

Advogado, especialista em Planejamento Tributário e Finanças, soma mais de 05 anos de experiência com rotinas de auditoria empresarial e tributária, além de conhecimento em controladoria e práticas de departamento jurídico corporativo. Atualmente é CEO e um dos co-fundadores da Linkana.
logo linkana

Ferramenta

Consulta de CNPJ

Encontre o CNPJ e mais 10 outros dados de fornecedores em segundos.

logo linkana

Podcast

Procurement Hero

Líderes e referências do mercado de procurement batem um papo sobre tecnologia, dados e tendências.

logo linkana

Ebook

Gestão de Fornecedores

Descubra como fazer um gestão de fornecedores inteligente e guiada por dados na sua empresa!