Como encontrar fornecedores do setor de turismo? 5 insights infalíveis

Uma agência de viagens que busca entregar boas experiências para seus clientes investe em parceiros de qualidade. Por isso, saber como encontrar fornecedores no setor de turismo não é uma tarefa difícil, mas minuciosa.

Não é à toa que o ramo de viagens é um dos que mais cresce no país, principalmente após o grave período da pandemia. Segundo a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomercio-SP), o segmento teve um faturamento de R$ 94 bilhões no primeiro semestre de 2022, número 33% maior do que o registrado no mesmo período de 2021.

O sucesso se deve a uma análise criteriosa do setor para expandir seus negócios. E, certamente, isso passa pela escolha dos fornecedores.

Mas o que, de fato, é preciso para ter parceiros de qualidade?

Ao longo deste artigo, vamos mostrar como encontrar fornecedores no setor de turismo para sua agência de viagens.

Boa leitura!

Como encontrar fornecedores no setor de turismo?

Veja abaixo uma lista de dicas para você encontrar os melhores profissionais do mercado:

1. Faça pesquisas online

A internet é um ótimo lugar para começar a procurar por fornecedores. Desse modo, você pode pesquisar no Google por termos relacionados ao seu segmento. Se você quer agregar serviços diferenciados para a agência, comece a busca com termos amplos, como: “resort pé na areia”, “hotel com piscina de borda infinita”, “chalé acolhedor”, “pousada de ecoturismo” e mais. 

Não precisa ter pressa e levar em consideração apenas os primeiros resultados da internet, se você usar diferentes combinações de palavras-chave, é possível encontrar opções bastante interessantes. Mas a procura não para por aí.

Para refinar a busca e finalmente descobrir como encontrar fornecedores no setor de turismo, você pode ser ainda mais específico, digitando: “distribuidores de turismo” e “fornecedores de viagens” para intermediar a compra de passagens aéreas, pacotes e afins.

Outra dica é avaliar as reclamações de outros clientes, nas redes sociais e em sites específicos sobre o assunto, o que ajuda a filtrar os parceiros que estejam mais alinhados aos valores do seu negócio.

2. Converse com outros empreendedores

Uma maneira de conseguir bons fornecedores é pedir referências aos outros gestores do mesmo ramo. A partir dessa comunicação, você vai evitar aqueles que não apresentam boa reputação e, assim, focar em parcerias de qualidade.

Uma dica é não questionar sobre preços e condições acordados pelos seus colegas de profissão. Essa estratégia pode ser vista como uma forma de passá-los para trás, o que irá prejudicar seu relacionamento profissional com outros especialistas na área.

3. Participe de eventos de turismo

Palestras, feiras, cursos e workshops são ótimas oportunidades para aperfeiçoar seu networking e fortalecer a relação com outros empreendedores do ramo.

Eventos do gênero acontecem frequentemente, com diversos fornecedores turísticos como expositores. Nesses espaços, você pode conhecer mais sobre os produtos e modelos de negócio.

Seja presencial ou remotamente, é uma boa forma de se manter atualizado sobre o mercado, além de fazer novos contatos e achar potenciais fornecedores para sua empresa.

4. Procure por fornecedores locais

Dê preferência aos fornecedores da sua região, pois a proximidade possibilita que você negocie os melhores preços e prazos, minimizando os custos com a logística, quando for o caso. Dica: siga conosco para conhecer uma ferramenta tecnológica que ajuda a encontrar outros produtos locais. 

5. Pesquise os parceiros da concorrência

Uma boa dica para descobrir os melhores fornecedores para o setor de turismo é identificar os parceiros dos concorrentes.

Crie uma lista desses fornecedores e, no momento em que seus concorrentes reclamarem de atrasos em entregas de produtos e da má qualidade do serviço, você saberá filtrar os melhores e os piores. 

E, se preferir, há uma forma mais fácil de fazer tudo isso. Confira no próximo tópico uma ferramenta tecnológica que facilita toda essa busca.

Como encontrar bons fornecedores com a Linkana?

Além das dicas que listamos acima, uma é crucial para o seu negócio: usar a ferramenta de Consulta CNPJ Linkana

Com essa solução, é possível acessar diversos dados cadastrais do fornecedor em potencial e, com isso, analisar com precisão importantes questões que podem afetar a negociação, e até mesmo o nível de comprometimento com entrega e qualidade.

Isso acontece porque, ao digitar o CNPJ ou o nome da empresa no Consulta CNPJ Linkana, você pode filtrar pela região de atendimento e ainda tem acesso às seguintes informações:

  • dados fiscais:
  • regularidade do FGTS;
  • razão social;
  • nome fantasia;
  • situação cadastral (ativa, baixada, nula, inapta etc.);
  • porte;
  • data de abertura;
  • optante do MEI ou optante Simples;
  • natureza jurídica;
  • capital social.
  • quadro societário;
  • matriz e filiais;
  • endereço completo;
  • CNAE principal e secundárias.

Por essa ferramenta você também consulta:

  • Cartão CNPJ;
  • CEIS, Cadastro de Empresas Inidôneas e Suspensas;
  • CNEP, Cadastro Nacional de Empresas Punidas;
  • CEPIM, Cadastro de Entidades  Privadas Sem Fins  Lucrativos Impedidas;
  • Sintegra, Sistema Integrado de Informações sobre Operações Interestaduais com Mercadorias e Serviços. 

Em paralelo, consegue emitir:

  • Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas;
  • Certidão Negativa de Tributos Federais;
  • Certificado de Regularidade do FGTS.

E o melhor: esta ferramenta, que já tem mais de 500 mil acessos, pode ser utilizada de forma gratuita. 

eBook
Gestão de Fornecedores

Aprenda como fazer uma gestão de fornecedores inteligente e guiada por dados na sua empresa.

Qual outra solução que a Linkana oferece?

Como encontrar fornecedores no setor de turismo nunca ficou tão fácil com a ajuda da Linkana. Mas saiba que você pode aprofundar sua filtragem além da Consulta CNPJ com o Linkana ESG Rating, inclusive avaliando aqueles que já estão na sua base.

Este é um sistema que atribui pontuações aos pilares ESG de uma empresa, identificando automaticamente o risco ambiental, social e de governança para fazer bons negócios.

Tenha mais de um fornecedor em mente

Manter sua agência sem opções de escolha pode limitar o poder de entrega para o cliente. Como imprevistos podem surgir ao longo do tempo, resguarde suas operações considerando ter, pelo menos, um fornecedor como plano B. Isso fará o seu negócio fluir com tranquilidade na hora de tomar decisões urgentes.

Tenha com você nosso ebook de Programa de Diversidade de Fornecedores para que sua empresa busque o melhor caminho para implementar do jeito certo.

Conheça mais sobre a Linkana!

A Linkana é o primeiro e maior software de gestão de fornecedores em rede, que otimiza o sourcing, onboarding e análise de spend com uma base de dados unificada de perfis de fornecedores certificados para cadastro, risco, qualidade e diversidade.

Nossos diferenciais são:

  • PERFIS DE FORNECEDORES CERTIFICADOS → O Supplier Open Profile da Linkana padroniza a definição de dados relevantes de fornecedores de acordo com as melhores práticas de mercado, trazendo efeito de rede para o envio e análise de dados entre vários compradores, com informações ESG e de D&I.
  • BASE DE DADOS VIVA E UNIFICADA → Devolvemos o controle dos dados para os fornecedores de maneira inteligente, onde dados públicos são atualizados automaticamente ou enviados uma única vez, evitando informações incompletas, obsoletas ou duplicadas.
  • FUNDAÇÃO DE DADOS INTEGRADA → Impulsionamos o retorno do investimento (ROI) de ferramentas de e-procurement, centralizando dados de fornecedores em uma fonte única de verdade, dinâmica e 100% integrada com todos os sistemas de gestão.

Para ter a solução completa na sua empresa, basta preencher o formulário abaixo agora mesmo!

Leo Cavalcanti

Leo Cavalcanti

Advogado, especialista em Planejamento Tributário e Finanças, soma mais de 05 anos de experiência com rotinas de auditoria empresarial e tributária, além de conhecimento em controladoria e práticas de departamento jurídico corporativo. Atualmente é CEO e um dos co-fundadores da Linkana.

Ebook

Diversidade de Fornecedores

Tenha acesso a um guia completo de como estruturar o seu programa de diversidade de fornecedores. Veja erros, acertos, cases de sucesso e boas práticas do mercado!

logo linkana

Podcast

Procurement Hero

Líderes e referências do mercado de procurement batem um papo sobre tecnologia, dados e tendências.

Teste
Descubra se você é um comprador do futuro!

Tenha acesso a um guia completo de como estruturar o seu programa de diversidade de fornecedores.Veja erros, acertos, cases de sucesso e boas práticas do mercado!

logo linkana

Ferramenta

Consulta de CNPJ

Encontre o CNPJ e mais 10 outros dados de fornecedores em segundos.

logo linkana

Ebook

Gestão de Fornecedores

Descubra como fazer um gestão de fornecedores inteligente e guiada por dados na sua empresa!