Resources

Compras

Compras

Compras

VSM em compras: como usar na cadeia de abastecimento?

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

January 8, 2024

January 8, 2024

January 8, 2024

O uso do VSM em compras consiste na implementação de uma ferramenta de Lean Manufacturing que viabiliza o mapeamento de todo o fluxo dessa área. Um dos principais objetivos com essa estratégia é a identificação de pontos de desperdício na cadeia de suprimentos, a fim de eliminá-los.

Para ficar mais fácil de entender essa prática, é importante falarmos, brevemente, o que é Lean Manufacturing. 

Traduzido para o português como Manufatura Enxuta, trata-se de uma metodologia desenvolvida com o intuito de aumentar a eficiência e a qualidade dos processos produtivos de uma empresa. Para isso, ela tem como foco a eliminação, ou ao menos a redução, de falhas e desperdícios.

O VSM é uma das técnicas de Lean Manufacturing que, quando inserida na gestão de compras, ajuda a encontrar processos, fluxos e/ou atividades que estão gerando desperdício e, consequentemente, perdas para a companhia.

Você sabe quais são esses pontos no seu negócio? Será que está extraindo o máximo da sua rede de abastecimento? Continue a leitura e veja, neste artigo, o que é VSM, por quais motivos usar na área de compras e procurement, e como fazer a implementação.

O que é VSM?

VSM é a sigla para o termo em inglês Value Stream Mapping, que pode ser traduzido como Mapeamento do Fluxo de Valor. Ele é usado para identificar e rastrear o fluxo de processos, sejam eles voltados para a fabricação de um produto ou viabilização e entrega de um serviço.

Ele é considerado um mapeamento de valor porque, por meio do VSM, é possível fazer uma análise realmente completa e aprofundada de processos. A partir dessa percepção, o objetivo é encontrar pontos de desperdício para reduzi-los, ou até mesmo eliminá-los, se possível.

Considerando essas características, é possível entender que VSM em compras consiste em usar essa metodologia para identificar os mais variados pontos de desperdício no fluxo operacional desse setor.

Ao utilizá-lo, os compradores têm um domínio maior das etapas de fornecimento da empresa. Isso porque o Value Stream Mapping dá a essas profissionais a chance de:

  • encontrar diferentes oportunidades de negociação;

  • melhorar a comunicação entre os setores;

  • aprimorar o relacionamento com os fornecedores;

  • verificar desperdícios materiais que geram perdas financeiras;

  • contribuir com o aprimoramento da gestão de estoque;

  • aumentar a qualidade dos produtos e/ou serviços contratados.


Aproveite que está aqui e leia também: "Conheça as 6 melhores técnicas de compras para negociar com fornecedores"

Por que usar VSM em compras?

É importante usar VSM em compras porque, quando falamos em eliminar o desperdício com essa técnica, não estamos nos referindo apenas a perdas de materiais — a exemplo dos produtos que vencem por ficarem muito tempo parados no estoque —, nem somente de dinheiro — como o decorrente da compra de itens desnecessários.

Por desperdício entenda também o desaproveitamento de mão de obra interna e externa, e de horas trabalhadas. Isso porque fluxos operacionais ineficientes comprometem a dinâmica de todas as atividades desse setor.

Com gargalos não identificados e, consequentemente, não resolvidos, a tendência é haver falhas que levam ao retrabalho que, por sua vez, resultam em desperdício de tempo e de capital.

O resultado é o comprometimento de todo o fluxo de compras, que pode ir desde a etapa de recebimento da requisição, passando pela seleção e escolha dos fornecedores, chegando ao comprometimento da qualidade dos produtos/serviços adquiridos e, por fim, impactando negativamente no que é entregue ao cliente final. 

Resumidamente, é possível dizer que o VSM em compras não apenas ajuda a diminuir vários tipos de desperdício, como também contribui para melhorar os processos dessa área e extrair as melhores oportunidades no relacionamento com os fornecedores.

Dica de leitura: "Como e por que criar relacionamentos duradouros com fornecedores?"

Modernize your supplier management today

Fill out the form below and discover the most complete and integrated SRM platform in Brazil.

Quais os passos para implementar VSM?

Para implementar o VSM em compras, alguns dos principais passos que devem ser seguidos são:

  1. defina o objetivo do mapeamento de fluxo de valor que será realizado;

  2. levante como esse processo é feito no momento;

  3. colete todos os dados que ajudem a mensurar os resultados que estão sendo obtidos com essa forma de trabalhar;

  4. analise o cenário atual pelo qual a empresa está passando e identifique o que precisa ser ajustado;

  5. defina o fluxo futuro a ser adotado;

  6. teste o novo mapeamento por um período, a fim de confirmar se os desperdícios identificados foram reduzidos ou mesmo eliminados;

  7. faça os ajustes necessários.


O que mais pode ser feito para melhorar sua gestão de compras?

Uma gestão de compras eficiente requer:

  • um bom planejamento de aquisições;

  • alinhamento com o orçamento empresarial;

  • gerenciamento de estoque adequado;

  • comunicação eficiente com as demais áreas;

  • fornecedores qualificados, confiáveis e aptos para atender o volume de abastecimento da sua empresa.


Quanto a esse último tópico, a Linkana pode ajudar você!

Linkana é o SRM do futuro. Economize tempo na homologação de fornecedores de automatizando e integrando aprovações de maneira simples e rápida.

Portais e sistemas legados de fornecedores tornam as suas decisões em compras ineficientes e inseguras. Substitua cadastros e dados obsoletos e conheça a solução moderna de SRM que está definindo o novo padrão de qualidade para softwares de Procurement.

Em comparação a outros sistemas de gestão de fornecedores disponíveis no mercado, nossos diferenciais são:

  • MODERNA → Utilizamos das principais tecnologias para automatizar a coleta e validação de informações coletadas de fornecedores, otimizando o onboarding e a atualização de cadastros.


  • SIMPLES → Padronizamos sua homologação de fornecedores de acordo com as melhores práticas de mercado, te ajudando a economizar tempo na configuração dos seus processos de aprovações de maneira flexível e prática.


  • INTEGRADA →  Conectamos seu sistema legado, ERP ou e-procurement com nosso SRM, tornando nossa solução sua fonte única de dados de fornecedores, dinâmica e 100% integrada em questão de dias.


Entenda melhor como nosso sistema funciona. Preencha agora mesmo o formulário abaixo e agende uma demonstração!

Radically optimize your supplier management

Sign up below and discover how to reduce supplier registration and approval time by up to 80%.

OTHER CONTENTS

Discover more news and trends in the procurement market