Resources

Gestão

Gestão

Gestão

Resiliência empresarial: por quais motivos é importante?

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

January 15, 2024

January 15, 2024

January 15, 2024

A resiliência empresarial é a capacidade que um negócio tem de superar problemas e adversidades. É também a característica de uma companhia de se adaptar a mudanças, mesmo que inesperadas, e de se recuperar e prosperar diante de desafios e obstáculos sem deixar de crescer, evoluir e se desenvolver.

Em um primeiro momento, esse conceito pode não parecer ter relação alguma com o processo de homologação de fornecedores. Porém, na verdade, tem e pode mudar a forma de atuação e os resultados da sua empresa.

Sobre isso, partimos do seguinte princípio: para uma organização entregar para os clientes finais os produtos que comercializa, é essencial contar com uma base de fornecedores confiáveis que a abasteça com os insumos, matérias-primas e/ou serviços necessários.

Se o mercado no qual ela está inserida passar por uma crise, a empresa precisa se ajustar ao novo cenário, certo? 

Porém, para essa adequação ser realmente completa e favorável, é necessário que todos que se relacionam com a companhia tenham o mesmo comportamento. E é justamente neste ponto que entra a importância de lidar com fornecedores resilientes.

E como comprovar que as empresas fornecedoras que estão na sua base, ou que pretende trazer para ela, têm essa qualidade? Como a resiliência empresarial impacta na sua estratégia de mitigação de riscos na cadeia de suprimentos? 

Siga agora a leitura deste artigo e descubra!

O que é resiliência empresarial?

A resiliência empresarial pode ser definida como a habilidade que uma companhia tem de se recuperar frente a mudanças, crises e obstáculos. Porém, de modo que esse processo vá além da superação de adversidades, garantindo também sua evolução, crescimento e continuidade das operações.  

Uma forma de entender melhor esse contexto é analisando o significado da palavra resiliência. 

Se você procurar no dicionário, verá que ela é definida como a capacidade que uma pessoa tem de se recuperar perante situações adversas e problemáticas, às intempéries, infortúnios e alterações.

No mundo corporativo, a aplicação é a mesma, mas voltada para os ajustes necessários nas atividades e fluxo de trabalho da companhia e seu planejamento estratégico.

Qual a importância da resiliência empresarial?

A resiliência empresarial é importante para um negócio não ser afetado negativamente em decorrência de transformações pelas quais seu mercado de atuação está passando. 

Essa qualidade também é fundamental para proteger e preparar a empresa para alterações no cenário econômico, ajustes em regras, legislações e normas, e outras modificações que refletem na sua forma de trabalho.

É possível dizer ainda que desenvolver essa característica é uma ótima estratégia de mitigação de riscos, tais como os financeiros e os operacionais.

Quanto a isso, pense na gestão de fornecedores como exemplo. Se um parceiro da sua cadeia de suprimentos "fechou as portas" por questões pessoais e dispensou todos os contratantes, você precisa de um plano de ação para suprir essa lacuna que ele deixou, certo?

Se estiver gerenciando um negócio resiliente, por mais que esse problema seja significativo, ficará muito mais fácil resolvê-lo. 

Um ponto de destaque aqui é que, companhias com essa habilidade, não apenas resolvem melhor situações como essas, como também tiram lições desse momento, usando-as para não passar pelo mesmo transtorno no futuro. 

Dica! Não deixe de ler o artigo: "O que é gestão de riscos? Para que serve?"

Modernize your supplier management today

Fill out the form below and discover the most complete and integrated SRM platform in Brazil.

Qual a relação entre homologação de fornecedores e resiliência empresarial?

O principal objetivo da homologação de fornecedores é garantir que a rede de abastecimento da empresa seja formada apenas por parceiros confiáveis, que entregam produtos e serviços de qualidade, e que atuam em conformidade com as leis e normas vigentes.

Inserindo o conceito de resiliência a essa atividade, a busca passa a ser por fornecedores que, além do atendimento da parte legal e burocrática, compartilhem também modos de atuação, princípios e valores éticos, e responsabilidade corporativa semelhantes aos do seu negócio.

Quando esses pontos se alinham, as chances de esses parceiros acompanharem o ritmo de mudanças e ajustes pelos quais sua companhia precisa passar são bem maiores.

Lembre-se sempre que as empresas fornecedoras devem ser vistas e tratadas como pilares estratégicos do seu negócio. Sem elas, é praticamente impossível garantir a fabricação de produtos ou a entrega de serviços para os clientes da sua marca.

Logo, se os fornecedores não são resilientes — ou seja, não têm a habilidade necessária para caminhar ao seu lado durante períodos turbulentos —, a tendência é sua empresa ter sérios problemas operacionais e, consequentemente, financeiros. 

Como garantir resiliência empresarial na gestão de fornecedores?

Para garantir essa habilidade, você pode adotar alguns indicadores de resiliência corporativa no seu processo de homologação de fornecedores, tais como:

  • capacidade financeira: quanto mais sólida estiver a saúde financeira do fornecedor, maior a probabilidade de ele conseguir passar por cenários econômicos de incerteza;

  • flexibilidade operacional: trata-se da capacidade que a empresa fornecedora tem de se adaptar rapidamente a alterações de volume de demanda e condições operacionais; 

  • diversificação geográfica: quando o fornecedor está presente em diferentes regiões, problemas de locomoção, impactos naturais, entre outros relacionados, tendem a ser minimizados mais rapidamente;

  • investimentos em tecnologia e inovação: dificilmente, uma empresa consegue se ajustar a mudanças com soluções tecnológicas obsoletas. Por isso, fornecedores com resiliência corporativa são os que investem nesse tipo de melhoria;

  • relacionamento corporativo: quanto melhor e mais próximo for a relação com os fornecedores, mais chances você tem de fazer negociações satisfatórias, especialmente em momentos de crise.

Este artigo, certamente, ajudará você. Confira! "Relacionamento estratégico com fornecedores: como construir um sólido?"

Como otimizar o processo de homologação de fornecedores?

E por falar em tecnologia, usar as soluções certas ajudam a homologar fornecedores, aumentar a produtividade do time de compras e procurement, reduzir erros, melhorar a relação com esses parceiros e muito mais!

Com o sistema da Linkana, você analisa e homologa fornecedores em segundos, não semanas. 

São vários módulos e funcionalidades que podem ser combinados para atender pontualmente às necessidades de gestão e análise de fornecedores da sua empresa.

Preencha agora mesmo o formulário abaixo e descubra tudo o que o sistema de gestão de fornecedores da Linkana oferece para a sua empresa!

Radically optimize your supplier management

Sign up below and discover how to reduce supplier registration and approval time by up to 80%.

OTHER CONTENTS

Discover more news and trends in the procurement market