Resources

Gestão de Dados

Gestão de Dados

Gestão de Dados

ISO 27001: como funciona a norma de gestão de segurança da informação?

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

June 14, 2023

June 14, 2023

June 14, 2023

A ISO 27001 é a norma internacional de Gestão de Segurança da Informação. Seu principal objetivo é fornecer para as empresas diretrizes que as ajudem a identificar, analisar e gerenciar riscos inerentes à gestão e segurança das informações tramitadas em seus processos.

Por meio dessa normativa, companhias de diferentes portes e segmentos têm a base necessária para elaborar e implementar procedimentos e políticas que ajudam na gestão de risco dessa área. Com isso, se tornam mais confiáveis para seus stakeholders.

Ao lidar com fornecedores certificados por essa ISO, por exemplo, você também protege sua empresa dessas ameaças, pois tem a certeza de que está se relacionando com negócios que adotaram práticas internacionais para garantir a segurança das informações trocadas, compartilhadas e armazenadas.

Quanto a isso, a pergunta que precisa ser respondida é: como verificar se uma empresa tem a ISO 27001? 

Neste artigo, responderemos essa questão e também qual a importância dessa norma para as empresas, como é o processo de implementação e muito mais sobre o tema. Siga a leitura e confira!

O que é ISO 27001? 

A ISO 27001 é uma norma internacional voltada para a padronização de sistemas de segurança da informação.

Definida e publicada pela International Standardization Organization (ISO) e pelo International Electrotechnical Commission (IEC), a primeira versão dessa ISO foi liberada em 2005, a mais recente, em 2022, dando-lhe a nomenclatura de ISO/IEC 27001:2022.

O papel dessa norma é fornecer às empresas, independentemente do porte ou segmento, todas as orientações necessárias para definir, implementar, manter e aprimorar continuamente um sistema de gestão de segurança da informação realmente eficaz, moderno e atualizado.

Companhias que conquistaram essa certificação comprovam o compromisso assumido com o gerenciamento de riscos relacionados à segurança dos dados que transaciona, gera, recebe, trata e/ou armazena.

Por ser reconhecida internacionalmente, essa ISO eleva a credibilidade e a confiabilidade da organização, melhorando seu relacionamento com clientes, investidores, funcionários, fornecedores e demais agentes relacionados às suas atividades.

Dica! Aproveite e leia também: "ISO 9001: o que é esse certificado, para que serve e como obtê-lo?"

Qual a importância da ISO 27001?

A ISO 27001 é importante para ajudar as empresas a mitigar riscos inerentes à gestão de eletrônica de dados e informações. Um bom exemplo é se adequar para combater crimes cibernéticos como fraudes, roubo de dados financeiros, corporativos, de clientes, entre outros.

Seguindo as diretrizes dessa norma, fica mais fácil identificar os riscos dessa natureza que a empresa pode ter que enfrentar e quais são suas fraquezas perante eles.

Por conta disso, a ISO/IEC 27001 aborda pontos como processos, políticas, gestão de pessoas e tecnologias utilizadas para promover a construção de um sistema de segurança da informação forte e com excelência operacional.

Modernize your supplier management today

Fill out the form below and discover the most complete and integrated SRM platform in Brazil.

Como implementar a ISO 27001?

Para implementar a ISO/IEC 27001:2022, é preciso contatar uma entidade habilitada para o fornecimento dessa certificação, visto que a própria ISO e a IEC não realizam essa atividade.

Entretanto, para ser aprovada, a empresa precisa se adequar para atender aos requisitos da norma. No caso, os critérios que devem ser cumpridos para obtenção desse certificado são:

  • apoio da alta direção;

  • tratar a ISO como um projeto e fazer seu planejamento;

  • definir o escopo para o sistema;

  • elaborar a política SGSI (Sistema de Gestão de Segurança da Informação);

  • estabelecer qual será a metodologia adotada para análise de riscos;

  • realizar a avaliação e o tratamento dos riscos;

  • preparar a Declaração de Aplicabilidade, documento que lista controles aplicáveis ao sistema;

  • estruturar o planejamento de tratamento de riscos;

  • definir os parâmetros para mensuração da eficiência dos controles;

  • implementar os procedimentos e controles obrigatórios da norma;

  • elaborar e promover treinamentos e programas de conscientização;

  • executar o Sistema de Gestão de Segurança da Informação;

  • monitorar o SGSI;

  • realizar auditoria interna;

  • definir e adotar medidas preventivas e corretivas.

Não deixe de ler este artigo: "O que é ISO 37001: para que serve, vantagens e como implementar"

Como verificar se uma empresa tem ISO 27001?

Uma das melhores maneiras de verificar se uma empresa tem a ISO/IEC 27001 é utilizando sistemas que realizem esse levantamento automaticamente. Desse modo, ainda que o negócio com o qual pretende firmar parceria apresente a certificação, você tem a chance de confirmar sua veracidade e validade.

Trazendo isso para o processo de homologação e gestão de fornecedores, é fundamental destacarmos que o uso da tecnologia é essencial para promover a otimização dessa tarefa e para acompanhar de perto todas as mudanças que podem acontecer no cadastro dessas empresas.

Com isso, você mitiga os riscos característicos de uma contratação desse tipo. E ao lidar com um fornecedor certificado pela ISO/IEC 27001, seu negócio fica mais seguro, devido a vantagens, como:

  • mais proteção contra ataques cibernéticos;

  • garantia de integridade e confiabilidade dos dados e informações tramitados, compartilhados e armazenados;

  • certeza do comprometimento do fornecedor com a segurança das informações e dados.

De que maneira a Linkana ajuda no processo de verificação?

A Linkana ajuda no processo de verificação dessa e de outras ISOs e documentos, por oferecer recursos que realizam esse processo automaticamente.

Por exemplo, a funcionalidade "verificação automáticas", presente no nosso sistema, automatiza a coleta e a análise de dados e informações de fornecedores, reduzindo o tempo de análise, apontando pendências e, com isso, contribuindo para aumentar a produtividade dos times.

Em complemento a essa, outras funcionalidades que você encontra no nosso software de gestão de fornecedores são:

Confira este vídeo e veja o Leo Cavalcanti, CEO e cofundador da Linkana disse sobre perfis certificados de fornecedores!

https://www.youtube.com/watch?v=JzgyPBzCH6E

Por que a Linkana se destaca entre os sistemas de gestão de fornecedores?

A Linkana é a primeira fundação de dados de fornecedores compartilhada do Brasil. Nossa base de dados de perfis universais de fornecedores permite que compradores busquem, analisem e homologuem fornecedores em alguns cliques. 

Com isso, aceleramos radicalmente processos de onboarding, de análise e de monitoramento de fornecedores — graças aos dados dos fornecedores já preenchidos por eles ou por outra empresa —, permitindo o uso de dados e insights compartilhados entre as maiores corporações do nosso país.

Nossos diferenciais são:

  • PERFIL UNIVERSAL DO FORNECEDOR → Com os perfis de fornecedores compartilhados da Linkana, dados e documentos de fornecedores são reaproveitados em rede, compartilhando informações atualizadas entre múltiplos compradores e acelerando processos de forma automatizada e sem burocracia.

  • MELHORES INSIGHTS → Nossos scores, ratings e certificações proprietários são construídos e compartilhados com a inteligência das maiores corporações do Brasil, garantindo aderência às melhores práticas e exigências de mercado.

  • PLUG N' PLAY →  Conecte seu sistema legado, ERP ou e-procurement com nossa fundação de dados de fornecedores, tornando-a sua fonte única de verdade, dinâmica e 100% integrada em questão de minutos.

Preencha agora mesmo o formulário abaixo, agende uma demonstração, e confira com a solução da Linkana pode ajudar sua empresa!

Radically optimize your supplier management

Sign up below and discover how to reduce supplier registration and approval time by up to 80%.

OTHER CONTENTS

Discover more news and trends in the procurement market