Resources

Gestão de Fornecedores

Gestão de Fornecedores

Gestão de Fornecedores

Gestão de fornecedores para mineradoras: 3 desafios e como enfrentá-los

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

October 21, 2022

October 21, 2022

October 21, 2022

Devido à característica desse setor, certamente um dos maiores desafios da gestão de fornecedores para mineradoras é mitigar os riscos ambientais decorrentes de seus processos

Ainda que benéfica para a economia e para o crescimento do país, a prática de extrair minérios da natureza para fins comerciais impacta o meio ambiente e a rotina da população ao redor.

Comumente, essa exploração acontece em regiões brasileiras pouco desenvolvidas economicamente. Por conta disso, as empresas que se instalam nesses locais com essa finalidade precisam pensar em como melhorar a vida das pessoas que ali vivem, evitando, o máximo possível, impactá-las negativamente.

Também é fundamental promover a segurança, com a adoção de medidas eficientes para evitar riscos de rompimento de barragens. E no que se refere às questões ambientais, é imprescindível  identificar   formas sustentáveis de destinar os rejeitos.

Mas, para tudo isso, além de um bom planejamento, é essencial contar com fornecedores experientes e qualificados, especializados em atuar nesse setor. Por essa razão, a gestão de fornecedores para mineradoras precisa ser extremamente minuciosa e eficiente.

Entretanto, há alguns desafios nessa jornada, e é sobre eles que falaremos agora, neste artigo. Siga a leitura e confira quais são e como resolvê-los.

Os 3 principais desafios da gestão de fornecedores para mineradoras

Entre os desafios para realizar uma boa gestão de fornecedores para mineradoras, os três principais são:

  • riscos de ESG;


  • preço das commodities;


  • atendimento às legislações vigentes.


Riscos de ESG

O relatório da KPMG, organização global de firmas independentes, sobre riscos e oportunidades no setor de mineração no mundo (referente ao ano de 2021), destacou que 91% dos entrevistados concordam que as companhias de mineração precisam definir estratégias de ESG mensuráveis e claras. 

Além disso, 32% consideraram que os principais riscos ESG desse setor são a licença social para operarem e a relação com a comunidade no entorno. Desses, 29% apontaram os impactos no meio ambiente, 15% citaram os rejeitos e 12% as mudanças climáticas, incluindo desastres naturais, como sendo os maiores problemas.

No que se refere à realização de uma gestão de fornecedores para mineradoras realmente eficiente, um importante ponto de atenção é confirmar a sustentabilidade na cadeia de fornecedores.

A ideia aqui é encontrar provedores com os mesmos valores, ou seja, que atuem de forma alinhada com métodos de responsabilidade socioambiental.

Firmar parceria com fornecedores sustentáveis traz para a empresa vantagens como:

  • impacto reputacional positivo;


  • aumento do poder competitivo;


  • melhora da imagem da companhia perante clientes finais, investidores e outros parceiros de negócio;


  • menos chances de sofrerem sanções e/ou penalidades legais. 



Modernize your supplier management today

Fill out the form below and discover the most complete and integrated SRM platform in Brazil.


Preço das commodities

Em linhas gerais, as commodities minerais estão entre as mais rentáveis. No entanto, fatores como lei da oferta e demanda, métodos operacionais adotados e transporte tendem a afetar diretamente seus valores.

No que se refere à gestão de fornecedores para mineradoras, um dos pontos que podemser trabalhados para diminuir o impacto negativo do preço das commodities é a logística empresarial.

Não rara é a terceirização desse serviço, que tem como objetivo reduzir custos, aumentar a eficiência operacional e melhorar o relacionamento com os clientes, visando a garantia de entrega dentro dos prazos firmados.

Aqui, mais uma vez, é fundamental encontrar fornecedores  capacitados, que tenham veículos próprios para o transporte das cargas e que estejam em compliance com as legislações pertinentes a esse setor.

Dica! Não deixe de ler este artigo: "Risco econômico operacional: definição, tipos e como evitar"

Atendimento às legislações vigentes

O setor de mineração no Brasil é repleto de legislações bastante específicas. Ao entrar na página da Agência Nacional de Mineração, ANM, por exemplo, é possível encontrar diversos regimentos. Alguns exemplos são os voltados para:

  • cavidades naturais subterrâneas;


  • extração de fósseis;


  • licenciamento ambiental;


  • minerais e minérios de lítio;


  • processos minerários;


  • regime de lavra garimpeira;


  • rejeitos e estéreis.



Dois que podemos destacar aqui são o Decreto-Lei nº 227, de 28 de fevereiro de 1967, conhecido como o Código de Mineração, ou Código de Minas, que é uma lei federal brasileira que disciplina a administração dos recursos minerais pela União, a indústria de produção mineral e a distribuição, o comércio e o consumo de produtos minerais no nosso país.

Outra importante legislação é a Lei nº 12.334 de 20 de setembro de 2010, denominada Política Nacional de Segurança de Barragens, que dá diretrizes sobre a segurança das barragens destinadas ao acúmulo de água, para qualquer uso, bem como sobre a disposição temporária ou final de rejeitos e acúmulo de resíduos industriais.

Mas independentemente de qual seja a legislação, tanto a mineradora quanto seus fornecedores precisam estar em compliance. Além de esse comportamento evitar penalidades legais, é uma forma de proteger o meio ambiente e a população que está ao redor da área que está sendo minerada.


Como um software de gestão de fornecedores ajuda a aprimorar esse setor?

Se o software de gestão de fornecedores utilizado for o da Linkana, ele pode ajudar a aprimorar o setor de mineração por contar com diferenciais como:

  • Perfis de fornecedores certificados O Supplier Open Profile da Linkana padroniza a definição de dados relevantes de fornecedores de acordo com as melhores práticas de mercado, trazendo efeito de rede para o envio e análise de dados entre vários compradores, com informações ESG e de D&I.


  • Base de dados viva e unificada → Devolvemos o controle dos dados para os fornecedores de maneira inteligente, onde dados públicos são atualizados automaticamente ou enviados uma única vez, evitando informações incompletas, obsoletas ou duplicadas.


  • Fundação de dados integrada → Impulsionamos o retorno do investimento (ROI) de ferramentas de e-procurement, centralizando dados de fornecedores em uma fonte única de verdade, dinâmica e 100% integrada com todos os sistemas de gestão.


A Linkana é o primeiro e maior software de gestão de fornecedores em rede. Nossa base de dados de perfis compartilhados permite que compradores analisem fornecedores ativos e novos em alguns cliques. 

Com isso, criamos e geramos valor com insights de informações comerciais, de risco, qualidade e diversidade, utilizados em processos de cadastro, onboarding, sourcing e análise de spend.

Somos o #SRMDoFuturo, feito para o #CompradorDoFuturo

Radically optimize your supplier management

Sign up below and discover how to reduce supplier registration and approval time by up to 80%.

OTHER CONTENTS

Discover more news and trends in the procurement market