Resources

ESG

ESG

ESG

ESG na Construção Civil: saiba como sua empresa deve se comportar

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

December 19, 2022

December 19, 2022

December 19, 2022


O ESG na Construção Civil é um planejamento que busca atrair novos investidores para uma empresa. Não é por acaso que termos como green buildings (prédios verdes) e edifícios saudáveis já estão na boca do povo que adere a essa prática.

Em uma organização, cuidar de governança, meio ambiente e sociedade é a possibilidade de mudar a postura de um comportamento retrógrado e individualista para um mais social. Isto é, se preocupar com a sustentabilidade, a transparência nas ações e o futuro da sociedade.

Mas, de fato, como incluir as práticas de ESG na Construção Civil? E qual é o impacto deste modelo de negócios nos empreendimentos mais antigos? Continue com a gente, pois vamos explicar todos os detalhes para você.

Boa leitura!

O que significa ESG?

ESG é a sigla em inglês para a expressão environment, social e governance. Basicamente, esse termo se refere aos indicadores que medem o impacto e a influência do meio ambiente, desenvolvimento social e governança.

Na Construção Civil, ESG é um tema importante da atualidade que tem gerado transformações no dia a dia das corporações. Conforme uma pesquisa realizada pelo Chief Executives for Corporate Purpose (CECP), coalizão internacional de líderes ESG, 70% das empresas já estão integrando critérios ESG para avaliação de desempenho e remuneração.

O domínio do assunto nas reuniões empresariais se deve à pandemia do Covid-19. Desde 2020, a paralisação da sociedade fez com que as empresas reforçassem a aplicação de procedimentos e políticas que estimulassem a sustentabilidade e a responsabilidade, além de promover o bem-estar.


Modernize your supplier management today

Fill out the form below and discover the most complete and integrated SRM platform in Brazil.

ESG na Construção Civil: um caminho sem volta?

Não há dúvidas da importância da Construção Civil para o crescimento das cidades. Essa é uma área responsável pela infraestrutura das metrópoles, logo, necessária para o desenvolvimento urbano.

Contudo, durante o processo de alavancagem de prédios enormes, o setor emite 79% de gases do efeito estufa, ação que prejudica o meio ambiente, sem contar o consumo de água, gasto de energia e poluição sonora.

Diante desse cenário, os países estão investindo em ativos em ESG. No Brasil, por exemplo, a Bolsa de Valores mostra o apetite dos investidores diante dessa nova cultura.

O Índice ESG, lançado pela B3 em 2020, reúne dezenas de empresas que cumprem critérios de sustentabilidade. Para entrar na lista, as organizações devem integrar o S&P Brazil (Broad Market Index), benchmark que mede os investimentos de empresas brasileiras.

Ao mesmo tempo, a bolsa brasileira recusa as que não aderem aos princípios do Pacto Global da ONU ou as que fazem parte de setores específicos, como quem produz armas, tabaco e carvão térmico.

Logo, é possível perceber que os investidores estão cada vez mais propensos a incorporar recursos em empresas que sigam as políticas ESG.

Quer saber mais sobre a importância do ESG na Construção Civil? Ouça nosso 1º Linkana Talks, podcast que aborda tudo sobre a diversidade na base de fornecedores. 

https://open.spotify.com/episode/4dnxe5MnYLg61ukvJlX8Ak?si=209d04a6f8cf4581

A importância do ESG na Construção Civil 

Tomar decisões baseadas em critérios que visam promover um ambiente mais sustentável é uma tendência mundial. Por exemplo, o desempenho ambiental estimula as empresas imobiliárias a conquistar um público que procura edifícios com certificações ecológicas

Nesse aspecto, tais registros são somente destinados às companhias de Construção Civil que se propõem a oferecer maior eficiência no sistema hidráulico e elétrico.

Outro aspecto relevante é que o mercado ESG exige que as companhias respeitem o meio ambiente e a sociedade de modo geral. Ou seja, não basta incluir práticas de sustentabilidade para atrair investidores, mas, também, fazer mais pelo próximo.

Por isso, além dos cuidados com a estruturação de prédios, como a inclusão de luz e água encanada, os clientes esperam o conforto e segurança de qualquer investimento a longo prazo. Melhor ainda se houver um diferencial, como nos prédios que têm placas fotovoláticas para captar energia solar.


Quais são os benefícios do ESG na Construção Civil? 

A seguir, listamos cinco benefícios vinculados à adoção do modelo ESG na Construção Civil. Confira!

1. Buscar investimentos

A MSCI, fornecedora global de ações e índices imobiliários, acredita que investimentos em projetos focados em sustentabilidade podem ser mais relevantes em relação aos investimentos tradicionais, geralmente pautados para fortalecer a economia local.

Logo, é possível identificar que as corporações adequadas ao índice ESG são mais valorizadas do que as demais, cuja falta de adaptação estrutural poderão fazê-las perder espaço.

2. Fortalecer a imagem da empresa 

O mercado pede respeito ao meio ambiente, responsabilidade social e transparência. Isso faz com que uma empresa conquiste maior reputação perante seus fornecedores e stakeholders.

3. Influenciar a cadeia produtiva 

Os resultados positivos de um modelo ESG podem fazer com que as empresas evoluam comercialmente e aprimorem a qualidade dos fornecedores, que se sentirão mais motivados a permanecer vinculados ao estabelecimento.

4. Valorizar o meio ambiente e a sociedade 

Projetos pautados na sustentabilidade e em ações sociais valorizam a sociedade como um todo, pois são movimentos feitos para entregar melhores construções de prédios, bairros, cidades potencialmente sustentáveis, gestão de resíduos etc.

5. Minimizar custos

Organizações voltadas às práticas de ESG diminuem os custos operacionais, tornando os imóveis mais baratos comercialmente e, assim, conquistando mais pessoas interessadas em obter uma nova residência.

Como podemos identificar, o ESG na Construção Civil não é modismo, mas um diferencial que exige das empresas o máximo de atenção. 


Leia mais: Como criar um programa de diversidade de fornecedores?

ESG na Construção Civil: como a Linkana pode ajudar seu negócio? 

Um passo importante para incorporar as práticas de ESG na Construção Civil é conhecer os fornecedores que fazem parte do seu empreendimento.

A propósito, sua empresa conta com fornecedores negros ou indígenas? Ela possui um bom número de mulheres em posições-chave? 

Talvez você não tenha pensado nessa hipótese, mas ter um time diverso é enriquecedor, uma vez que ele trará novos insights para a evolução do seu negócio.

Nesse sentido, a Linkana pode ajudá-lo a garantir a assertividade dessa parceria.

Nossa plataforma certifica e classifica fornecedores:

  • de acordo com boas práticas internacionais em temas como diversidade, inclusão, sustentabilidade, social e governança corporativa;

  • controlados por grupo minoritários, como negros, mulheres, indígenas e LGBTQIA+.


Contar com fornecedores diversos e de economia inclusiva melhora a reputação de qualquer empresa, além de apoiar a expansão e o crescimento de negócios economicamente desfavorecidos.

Para você entender mais sobre a importância da Linkana em práticas ESG, ela foi uma das 20 startups brasileiras escolhidas que participaram do programa “Aceleradora 100+” da Ambev, cujo objetivo era impulsionar empreendimentos que impactam positivamente o meio ambiente e a sociedade, Legal, não é?

Outro ponto é que você pode usar o Linkana ESG Rating, uma ferramenta de análise de riscos dos indicadores ambientais ESG. O objetivo é identificar se uma empresa a ser contratada apresenta algum tipo de risco reputacional ou operacional que possa comprometer negativamente essa relação comercial. 

A Linkana foi selecionada para a categoria “ecossistema empreendedor”, que tem como temáticas:

  • valorização de produtos gerados no processo de produção da cerveja;

  • rastreabilidade da cadeia produtiva e fornecimento responsável;

  • incentivo às cadeias produtivas locais e regionais;

  • diversidade e inclusão na cadeia produtiva (foco da Linkana).


Somos o #SRMDoFuturo, feito para o #CompradorDoFuturo.

Quer uma solução que apoia a diversidade e a inclusão em sua cadeia de fornecimento? Entre em contato com um de nossos especialistas.


Radically optimize your supplier management

Sign up below and discover how to reduce supplier registration and approval time by up to 80%.

OTHER CONTENTS

Discover more news and trends in the procurement market