Resources

ESG

ESG

ESG

ESG e compliance: em quais pontos esses conceitos se relacionam?

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

March 25, 2023

March 25, 2023

March 25, 2023

Pode ser que você ainda não tenha percebido, mas ESG e compliance são conceitos diretamente relacionados, sendo um dos pontos de interação entre eles a gestão de risco.

O compliance direciona a empresa para o cumprimento de leis e normas, como as voltadas para proteção ambiental, combate a crimes de corrupção e lavagem de dinheiro, entre outros. 

Isso significa que a adoção e o atendimento aos pilares ESG se tornaram práticas mais fáceis e precisas de serem realizadas quando a companhia conta com diretrizes claras de conformidade às legislações.

Como um dos resultados, é possível mitigar inúmeros riscos aos quais os negócios estão expostos, tais como de reputação e financeiro.

Resumidamente, é até mesmo possível dizer que ESG e compliance não apenas se conectam, como também se complementam, já que um fomenta a implementação e o desenvolvimento do outro.

Neste artigo, falaremos em detalhes sobre a relação entre esses conceitos, o que se entende por ESG em compliance, qual o papel do compliance na agenda ESG e muito mais sobre o assunto.

Siga a leitura e fique por dentro de tudo sobre esse tema!

O que é ESG em compliance?

ESG em compliance consiste na implementação dos três pilares desse contexto em uma empresa, tendo como base leis e normas relacionadas a eles.

Para essa explicação ficar mais clara, vale explicarmos o que é ESG e o que é compliance.

O que é ESG?

ESG é a sigla para o termo em inglês environmental, social and governance, que, em português,  quer dizer ambiental, social e governança. Seu conceito tem por objetivo alinhar os processos de produção, distribuição e comercialização dos produtos e/ou serviços de uma empresa a práticas que diminuam o impacto dessas ações na natureza, na sociedade e na dinâmica  do negócio.

Em outras palavras, a ideia do ESG é fomentar as organizações a atuarem de maneira mais sustentável nesses três cenários, minimizando, ou mesmo eliminando, qualquer reflexo negativo que suas atividades possam causar neles.

Aqui estamos falando em, por exemplo, usar recursos naturais como a água de forma consciente, garantir direitos humanos a funcionários e clientes, adotar medidas contra crimes financeiros, entre outras.

Na imagem abaixo você confere, um pouco mais, quais são os pilares ESG e o que eles contemplam.

O que é compliance?

Compliance é o ato de garantir que uma empresa atenda todas as normas, leis e diretrizes relacionadas ao seu ramo de atuação. Esse conceito também contempla a adesão a bons padrões e códigos de conduta, transparência e garantia de direitos a todos que se relacionam com a companhia.

Com isso, a compliance empresarial, como também pode ser chamado, está intimamente relacionado ao pilar de governança do ESG, visto que é uma forma de garantir que a companhia atue em conformidade com as leis vigentes, além de práticas honestas, lícitas e transparentes de gestão.

Dica! Não deixe de ler este artigo: "Como implementar um programa de compliance? Aprenda em 8 passos!

Modernize your supplier management today

Fill out the form below and discover the most complete and integrated SRM platform in Brazil.

Qual a relação entre ESG e compliance?

A relação entre ESG e compliance pode ser definida como a integração de dois conceitos que têm como objetivo melhorar o modo de atuação de uma empresa.

Essa junção confere à companhia muito mais credibilidade, confiabilidade, transparência e posicionamento de acordo com o esperado por seus stakeholders. 

Tomando como base a explicação anterior sobre o que são esses contextos, é possível entender, por exemplo, que o compliance guia o negócio na implementação de iniciativas mais sustentáveis e com menos impacto ambiental e social.

Aqui, vale destacar que isso vai muito além de apenas cumprir leis e normas na tentativa de evitar problemas como multas e autuações.

Na prática, a correlação entre ESG e compliance é uma forma de potencializar as boas práticas ambientais, sociais, de governança, e o cumprimento de leis, levando a companhia a obter mais e melhores resultados em todos esses cenários. 

Qual o papel do compliance na agenda ESG? 

O papel do compliance na agenda ESG é garantir o atendimento de legislações pertinentes aos seus pilares. Com isso, a implementação desse conceito na empresa se torna muito mais preciso.

Entre os benefícios que podem ser obtidos quanto a essa atuação, estão:

  • mitigação de riscos reputacionais, operacionais, ambientais, financeiros, entre outros similares;

  • garantia da execução de um programa ESG em conformidade com as normas vigentes;

  • fomento à participação ativa de stakeholders internos (gestores, diretores, conselheiros e outros) e externos (cliente, fornecedores, parceiros de negócio);

  • adequação da marca às práticas e expectativas dos consumidores quanto a ações voltadas ao cuidado com as pessoas e o meio ambiente.

Aproveite e confira este episódio do Procurement Hero, o podcast da Linkana!

https://open.spotify.com/episode/43z2EW0RuRUtGutiqhrzSB?si=jsY5JSZ3SxOxz2a5VRaIkQ

Como os departamentos de compliance podem assegurar que os princípios de ESG sejam cumpridos?

Os departamentos de compliance podem assegurar que os princípios de ESG sejam cumpridos por meio do acompanhamento pontual e direcionamento dos processos internos da empresa.

Um bom exemplo é o monitoramento da área de compras e procurement, especialmente no que se refere à busca por fornecedores compatíveis com esses princípios.

Ao contratar fornecedores que também trabalham sobre os pilares ESG, e que se mantêm em conformidade com leis e normas pertinentes aos seus ramos de atuação, seu negócio se protege de uma série de ameaças que podem afetar negativamente esse relacionamento e a imagem da sua marca.

Soluções como o Linkana ESG Rating ajudam nesse processo. Essa, no caso, atribui pontos aos dados e informações fornecidos pelos fornecedores, revelando quanto firmar essa parceria pode representar um risco para o seu negócio.

Outra forma de assegurar que os princípios de ESG serão cumpridos é por meio do Linkana Network, a primeira solução de fundação de dados de fornecedores do Brasil.

Consiste em uma plataforma que disponibiliza dados compartilhados de fornecedores em um só lugar, facilitando a identificação de empresas fornecedoras compatíveis com os critérios e modo de atuação do seu negócio.

Quer saber como levar isso para a sua companhia e o que mais a Linkana tem a oferecer para você? Então preencha agora mesmo o formulário abaixo!

Radically optimize your supplier management

Sign up below and discover how to reduce supplier registration and approval time by up to 80%.

OTHER CONTENTS

Discover more news and trends in the procurement market