Resources

Gestão de Fornecedores

Gestão de Fornecedores

Gestão de Fornecedores

Cursos de gestão de fornecedores: 7 que valem a pena conhecer!

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

September 3, 2022

September 3, 2022

September 3, 2022

Os cursos de gestão de fornecedores têm como objetivo aprimorar o conhecimento dos profissionais dessa área, a fim de que adquiram técnicas e habilidades que ajudem a formar uma rede de provedores mais sólida e confiável para a empresa.

Em formato online ou presencial, de curta, média ou longa duração, é possível expandir o conhecimento sobre posicionamento estratégico, processos e uso de ferramentas, seleção de fornecedores, boas práticas de compras e muito mais!

Para ajudar você e o seu time de procurement a saber mais sobre essa área, criamos uma lista com sete cursos de gestão de fornecedores que podem ser bem interessantes de serem feitos.

Siga a leitura deste artigo e confira agora mesmo quais são.

Quais cursos de gestão de fornecedores são interessantes de serem feitos?

Na nossa lista de sugestões de cursos de gestão de fornecedores que vale a pena conhecer estão:

  • Compras Estratégicas: Planejamento, Seleção e Gestão de Fornecedores — Insper

  • Gestão de fornecedores: seleção e contratação — Alura

  • Gestão de fornecedores: KPIs, SLA e SRM —  Live University

  • Gestão e homologação de fornecedores — Tacta Food School

  • Compras e administração de materiais — Senac

  • Pós-Graduação Compra e Suprimentos em Saúde — Albert Einstein

  • Certificação em Compras Estratégicas (Strategic Sourcing) — INLACCE


Compras Estratégicas: Planejamento, Seleção e Gestão de Fornecedores — Insper

A Insper é uma instituição sem fins lucrativos voltada para pesquisas e ensino. No seu quadro de cursos há os voltados para graduação, pós-graduação lato e stricto sensu, além de cursos customizados e de educação executiva.

O curso "Compras Estratégicas: Planejamento, Seleção e Gestão de Fornecedores" é de curta duração, sendo a carga horária de, aproximadamente, 30 horas.

O conteúdo programático tem como foco abordar as diversas etapas que envolvem um processo de compras, por meio de análise de casos, interação com profissionais da área, entre outras ferramentas de aprendizado.

Esse é um dos cursos de gestão de fornecedores voltado para profissionais envolvidos em supply chain, tanto de empresas privadas quanto públicas.



Gestão de fornecedores: seleção e contratação — Alura

O curso "Gestão de fornecedores: seleção e contratação", da Alura, também é de curta duração, com um total de 6 horas para conclusão, decorrente de 84 minutos de vídeo e 39 atividades.

Totalmente online, o público-alvo são compradores, vendedores, gestores de projetos, consultores, líderes, entre outros profissionais que estão envolvidos em uma cadeia de suprimentos.

Os tópicos e temas abordados no curso envolvem as principais etapas do processo de seleção de fornecedores, incluindo critérios que precisam ser considerados, contratação, formulação de justificativa de contratação emergencial, entre outros.

Vale citar que a Alura é faz parte de um grupo empresarial que fomenta o poder da educação e da tecnologia, como agentes transformadores de pessoas e carreiras.

Gestão de fornecedores: KPIs, SLA e SRM —  Live University

A Live University tem como foco de atuação ensino voltado para as áreas de RH, Inteligência de Mercado, Data Science, TI, e-commerce, tributário, compras e supply chain.

Inclusive, a entidade conta com pós e MBA em Gestão de Compras e MBA em Logística e Supply Chain, tanto com turmas online ao vivo e presencial, em diversas regiões do Brasil.

Ou seja, é um ótimo curso de logística para conhecer! 

Especificamente sobre o curso "Gestão de fornecedores: KPIs, SLA e SRM",  a grade curricular inclui:

  • análise estratégica;

  • gestão de performance;

  • gestão de contratos SLA;

  • desenvolvimento de parcerias estratégicas, e muito mais!


Modernize your supplier management today

Fill out the form below and discover the most complete and integrated SRM platform in Brazil.


Gestão e homologação de fornecedores — Tacta Food School

A escola de educação continuada voltada para o mercado de alimentos, Tacta Food School, oferece serviços de consultoria, auditorias e treinamento in company.

Quanto aos cursos, o de "Gestão e homologação de fornecedores" é no formato EAD, com carga horária de 25 horas. 

O objetivo do curso é capacitar os participantes a otimizarem os processos que envolvem essa prática, bem como aprender a diminuir os custos por meio de uma homologação de fornecedores qualificada e eficiente para a indústria alimentícia.

Compras e administração de materiais — Senac

Atuando desde 1946, o Senac, Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, usa a educação para modificar a vida das pessoas, visando educar para o trabalho em atividades voltadas para o comércio de serviços, bens e turismo.

O curso "Compras e Administração de Materiais" tem como meta expandir o conhecimento do participante sobre o processo de compras e de administração de insumos. 

Também tem como propósito o desenvolver  habilidades de seleção e negociação de terceiros para, assim,  criar parcerias mais sólidas e benéficas para a empresa.

Pós-Graduação Compra e Suprimentos em Saúde — Albert Einstein

Ministrado pelo Albert Einstein - Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa, o curso de Compras e Suprimentos em Saúde é voltado para qualificar profissionais ligados à área de gestão de saúde. A proposta é contribuir para o aprimoramento do gerenciamento da supply chain desse setor.

O curso de Compras e Suprimentos em Saúde permite o acompanhamento das aulas em formato presencial ou online, 100% ao vivo por videoconferência.

Certificação em Compras Estratégicas (Strategic Sourcing) — INLACCE

Da INLACCE – Instituto Latino Americano de Compras Corporativas e Estratégicas, a Certificação em Compras Estratégicas (Strategic Sourcing) tem como objetivo o desenvolvimento estratégico dos profissionais da área de compras e suprimentos.

O público-alvo são profissionais que têm interesse em aprimorar a qualificação por meio  de um reconhecimento prático e desenvolvimento de habilidades interpessoais (hard e soft Skills.

O Programa INLACCE de Certificação de Gestores em Compras Estratégicas – GCEC tem um total de 120 horas de curso, dividido em 6 módulos com 8 temas, e duração de três meses e meio.

Cursos de procurement online ou presencial? Tanto faz! O importante é atualizar!

Existe um termo que é "lifelong learning", que pode ser traduzido como "aprendizado contínuo".

A ideia é que o profissional se mantenha em constante aprendizado, mesmo após a conclusão da sua formação acadêmica e de já estar inserido no mercado de trabalho.

Hoje, o aprendizado contínuo se tornou essencial por inúmeros motivos, sendo um dos mais relevantes o fato que as formas de atuação nos mercados mudam constantemente, e em ritmo acelerado — e em uma gestão de compras, isso não está sendo diferente.

Novas tecnologias, por exemplo, surgem quase que diariamente, gerando a necessidade de modificar processos, alterar a forma de se relacionar com clientes e parceiros de negócios e, também, a maneira de adquirir insumos e serviços para manter o fluxo operacional da empresa.

O gestor de compras do futuro, que é o nome dado ao profissional da área que desenvolveu novas habilidades, mais condizentes com o mercado de supply chain atual, é um dos perfis que mais precisa se manter atualizado.

Isso porque ele precisa ter conhecimento sobre as inovações tecnológicas do setor, quais são as atuais necessidades da empresa e dos seus clientes finais, bem como a relevância que a sua atuação tem para o crescimento e sucesso da companhia.

Obviamente, se manter "estagnado", respaldado em conhecimentos antigos e processos arcaicos dificulta, muito, o encaixe a esse novo cenário do setor de compras e procurement.

E já que estamos falando em adquirir novos conhecimentos, que tal conferir outros artigos do blog da Linkana tão ricos quanto este?

Nossas dicas são:



Radically optimize your supplier management

Sign up below and discover how to reduce supplier registration and approval time by up to 80%.

OTHER CONTENTS

Discover more news and trends in the procurement market