Resources

Sem categoria

Sem categoria

Sem categoria

Crimes ambientais de fornecedores: por que e como identificar?

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

April 22, 2023

April 22, 2023

April 22, 2023

Os crimes ambientais de fornecedores podem ser definidos como o descumprimento de normas e legislações ambientais, decorrente de atividades empresariais que resultam no comprometimento do meio ambiente.

Em outras palavras, é possível dizer que o trabalho das companhias fornecedoras é realizado sem qualquer tipo de preocupação ou cuidado com o impacto que ele pode causar na natureza e todas as suas consequências.

Porém, se são infrações ambientais de fornecedores, por que você deve se atentar? O principal motivo é por conta dos riscos que podem surgir a partir da parceria com negócios que cometem essas transgressões.

No caso, estamos falando de riscos reputacionais — por vincular sua marca a uma que comete crimes desse porte —, os financeiros, pela perda de clientes e investidores, e os operacionais, visto que seu fluxo de abastecimento é afetado quando um fornecedor sofre penalidades legais.

Ou seja, identificar possíveis crimes ambientais na cadeia de suprimentos é uma das maneiras de proteger o seu negócio e fomentar o sucesso e o crescimento em curto, médio e longo prazo.

Então, surgem as perguntas: de qual maneira fazer isso? Como saber se um potencial fornecedor, ou um já presente na sua rede, está cometendo infrações ambientais? Siga a leitura deste artigo e confira as respostas!  

O que se entende por crimes ambientais de fornecedores?

Crimes ambientais de fornecedores consistem no descumprimento das leis ambientais vigentes por parte das empresas fornecedoras. 

No Brasil, isso é definido pela Lei nº 9.605/98, denominada Lei dos Crimes Ambientais, que dispõe sobre as sanções penais e administrativas resultado de posturas, condutas e atividades que causam danos ao meio ambiente.

Essa legislação foi criada a partir do artigo 225 da Constituição Federal, o qual define que:

Art. 225. Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações.

Em resumo, cabe às empresas garantir que suas atividades não afetem a natureza, ou afetem o mínimo que for possível.

Aqui, vale destacar que esse cuidado está diretamente relacionado às boas práticas ESG, conceito cada vez mais exigido pelos consumidores, investidores e companhias que buscam firmar parcerias com outros negócios.



Quais são os tipos de crimes ambientais existentes?

Segundo a Lei nº 9.605/98, existem cinco tipos de crimes ambientais. São eles:


  • crimes contra a fauna: tais como caçar e matar espécimes da fauna silvestre sem permissão, licença ou autorização das entidades competentes;


  • crimes contra a flora: decorrente de atividades que danificam ou destroem florestas de preservação permanente;


  • poluição e outros crimes ambientais: contempla a emissão de poluição que gera danos à natureza e/ou à saúde humana, bem como a destruição da flora, entre outros impactos;


  • ordenamento urbano e ao patrimônio cultural: a exemplo de construir em solo não edificável, ou próximo dele;


  • administração ambiental: declarar e/ou apresentar a funcionário público dados técnicos, autorizações, licenças ambientais ou permissões falsas, entre outras condutas similares.


Somado a todos esses, não podemos deixar de citar também o atendimento à Política Nacional de Resíduos Sólidos, Lei n° 12.305, de 2 de agosto de 2010, que determina que o gerador do resíduo é o responsável por todo o seu trajeto até a destinação.

Com isso, fica claro que as empresas precisam estabelecer e cumprir um Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, a fim de garantir o atendimento dessa legislação.


Modernize your supplier management today

Fill out the form below and discover the most complete and integrated SRM platform in Brazil.

Quais as vantagens de se relacionar com fornecedores sustentáveis?

Como dissemos logo na abertura deste artigo, identificar crimes ambientais de fornecedores é uma das maneiras de proteger seu negócio de riscos reputacionais, financeiros e operacionais.

Ao não se relacionar com empresas fornecedoras que descumprem as legislações ambientais vigentes, você consegue proteger sua marca, comportamento que garante um bom relacionamento com clientes, investidores, funcionários e até mesmo outros fornecedores e parceiros de negócio.

Desse modo, ao trazer para sua rede de abastecimento fornecedores sustentáveis — que são companhias comprometidas em relacionar as atividades executadas a bons métodos e comportamentos com responsabilidade socioambiental — você obtém vantagens como:


  • aumento do poder competitivo da sua companhia;


  • fortalecimento da imagem da sua marca;


  • capacidade de atender às atuais expectativas dos consumidores e investidores;


  • proteção a significativos danos reputacionais;


  • demonstração de compromisso e responsabilidade com ações voltadas para a sustentabilidade ambiental.


Dica! Aproveite e leia este artigo: "O que é sustentabilidade ambiental? 3 exemplos de boas práticas"

Como identificar crimes ambientais de fornecedores?

Para alcançar todas essas vantagens, é fundamental saber como identificar crimes ambientais de fornecedores.

Uma forma de fazer isso é solicitando às empresas fornecedoras da sua rede, ou as que pretende contratar, certificações ambientais, que são documentos que comprovam o compromisso que essas organizações têm com esse princípio.

Por exemplo, os selos de sustentabilidade — que também são conhecidos como selos verdes, eco-selos ou certificações de sustentabilidade — atestam que uma companhia tem uma gestão ambiental adequada e em conformidade com as legislações vigentes.

Existem diversos selos desse tipo que podem ser apresentados pelos fornecedores, alguns bons exemplos são:


  • ISO 14001: norma de padrões internacionais para implementação e gerenciamento de Sistema de Gestão Ambiental (SGA);


  • Procel: Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica, voltado para eficiência energética;


  • Selo FSC: certificado de manejo florestal, cadeia de custódia e madeira controlada, voltado para produtos madeireiros e não madeireiros;


  • Green Dot: certificação relacionada ao reaproveitamento de materiais, cadeia de reciclagem, compensação ambiental de embalagens, entre outras validações relacionadas.


Certamente, solicitar, analisar e gerenciar todos esses documentos manualmente é um trabalho demorado e passível de diversas falhas, concorda? 

Assim, o melhor caminho para verificar certificações desse tipo e analisar potenciais infrações ambientais de fornecedores é por meio de um sistema de gestão completo, que faça automaticamente essa tarefa.

Neste ponto, a Linkana pode ajudar você!

Como verificar certificações ambientais com a ajuda da Linkana?

A Linkana é a primeira fundação de dados de fornecedores compartilhada do Brasil. Nossa base de dados de perfis universais de fornecedores permite que compradores busquem, analisem e homologuem fornecedores em alguns cliques. 

Uma das funcionalidades que você encontra no nosso sistema é o Linkana ESG Rating, ferramenta de análise de riscos dos indicadores socioambientais e de governança.

Por meio desse recurso é possível verificar, automaticamente, quais são as ameaças socioambientais e de governança que um fornecedor pode trazer para o seu negócio.

Confira o que Leo Cavalcanti, CEO e um dos cofundadores da Linkana, disse sobre o ESG Rating:

https://www.youtube.com/watch?v=T1DmQi-JmKQ&t=12s

Além disso, somente com a solução da Linkana você e seu time de compras e procurement realizam um homologação de fornecedores automatizada, graças aos nossos robôs RPA e à tecnologia Machine Learning presente no nosso sistema.

Analise as certidões apresentadas, faça consultas a diversos documentos e certificações e usufrua de uma base de dados de fornecedores compartilhada que otimiza o tempo necessário para encontrar empresas fornecedoras idôneas e confiáveis.

Preencha o formulário abaixo e confira como ter esses e outros recursos da Linkana no seu negócio agora mesmo!

Radically optimize your supplier management

Sign up below and discover how to reduce supplier registration and approval time by up to 80%.

OTHER CONTENTS

Discover more news and trends in the procurement market