Resources

Gestão de Fornecedores

Gestão de Fornecedores

Gestão de Fornecedores

4 dicas de como encontrar fornecedores para bens de consumo

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

February 2, 2023

February 2, 2023

February 2, 2023

Ao abrir um negócio, muitos empreendedores perdem o entusiasmo quando se trata de adquirir produtos para vendê-los, uma vez que não sabem a procedência e a qualidade do material. Neste aspecto, é importante saber onde e como encontrar fornecedores para bens de consumo.

Entender sobre alimentos, itens de limpeza, higiene pessoal, eletrodomésticos e eletroeletrônicos não é para qualquer um. É preciso de paciência e equilíbrio para operar com produtos de bens de consumo, pois falhas técnicas podem gerar uma grande dor de cabeça ao consumidor.

Logo, para o processo de comercialização, é necessário contar com parceiros competentes e confiáveis, que entregam bons materiais e dentro do prazo, com preços vantajosos.

Mas, afinal, onde encontrar fornecedores para bens de consumo que atendam a essas expectativas?

Se você está em dúvida, daremos dicas infalíveis para facilitar sua procura. Mas, antes disso, que tal conhecer mais sobre o “boom” do segmento? Continue com a gente e boa leitura!

Crescimento do setor de bens de consumo

Quando falamos em fornecedores de bens de consumo, nos referimos àqueles que disponibilizam produtos e estoques para outras lojas, principalmente. E não é à toa que os bens de consumo são uma área em expansão. 

Segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a Intenção de Consumo das Famílias (ICF) apresentou um crescimento em todos os meses de 2022, alcançando 80,2 pontos em junho, além de acumular um avanço de 10,1% no primeiro semestre do ano.

Seguindo a tendência de sucesso do setor, é importante contar com bons fornecedores para tornar sua empresa uma potência no ramo dos negócios. Neste caso, você precisa ficar atento a uma série de critérios, sobre os quais falaremos adiante. Confira!

Modernize your supplier management today

Fill out the form below and discover the most complete and integrated SRM platform in Brazil.

Fornecedores nacionais ou internacionais: quais escolher?

Para fazer uma escolha assertiva no fornecedor de bens de consumo, planeje se irá optar por parceiros nacionais ou do exterior.

Isso dependerá do segmento em que sua empresa trabalha. Por exemplo, se for eletroeletrônicos, será que é mais rentável e seguro trazer produtos de fora do país?

Nesse sentido, tanto os fornecedores nacionais quanto os internacionais têm suas vantagens e desvantagens. Vamos a elas:

Fornecedores nacionais

Vantagens:

  • tempo de entrega mais ágil;

  • maior qualidade de fabricação;

  • maior segurança de pagamento;

  • comunicação facilitada pela proximidade.

Desvantagens

  • menor opção de escolha de produtos, sendo que muitos não são fabricados no Brasil.

Fornecedores internacionais

Vantagens

  • mais opções de fornecedores;

  • serviços rápidos de entrega.

Desvantagens

  • baixa proteção de propriedade intelectual;

  • dificuldade de administração em razão de barreiras como idioma, comunicação e fuso horário;

  • menor segurança de pagamento.

Bem, agora que você já tem um panorama do que considerar na hora de decidir por um fornecedor ou outro, venha conferir algumas formas de encontrar futuros parceiros.

Como encontrar fornecedores para bens de consumo? 4 dicas

A seguir, elencamos 4 opções para quem busca encontrar fornecedores de bens de consumo. 

1. Pesquise na internet por palavras-chave

Nos últimos anos, ficou muito fácil pesquisar por fornecedores na internet. No Google, por exemplo, você pode achar algumas opções nas páginas de resultados.

Aqui, a indicação é usar termos de pesquisa variados, como: "fornecedores para eletrodomésticos", "fornecedores internacionais de celulares" e afins. Essa filtragem irá aprimorar a qualidade das suas buscas e, consequentemente, dos resultados.

2. Busque referências no mercado

Não tema perguntar para seus contatos se eles têm indicações de fornecedores de bens de consumo. Procure por aqueles que tiveram sucesso com seus parceiros e veja se eles estão dispostos a compartilhar seus contatos.

3. Analise o comentário dos contratantes 

Identificar a opinião de pessoas que já contrataram o serviço é algo que pode ajudá-lo a compreender melhor quais fornecedores valem a pena para o seu negócio.

Geralmente, encontram-se depoimentos de clientes nos sites das empresas. Também é possível obter opiniões imparciais por meio de sites como Reclame Aqui e o Consumidor.gov.br. Essas plataformas geram notas por categorias de desempenho. 

4. Use a ferramenta de consulta da Linkana

A Linkana pode ajudá-lo na hora de buscar formas de como encontrar fornecedores para a bens de consumo. Nós disponibilizamos a ferramenta Consulta CNPJ, que já tem mais de 500 mil acessos e milhares de procuras realizadas todos os dias! 

 Por meio dela, é possível acessar diversos dados cadastrais do fornecedor em potencial e, com isso, analisar com precisão importantes questões que podem afetar a negociação e o nível de comprometimento com entrega e qualidade.

Você deve apenas digitar o nome da empresa ou o CNPJ no campo de pesquisa e, em segundos, terá em mãos as seguintes informações:

  • dados fiscais;

  • razão social;

  • nome fantasia;

  • situação cadastral;

  • porte;

  • cidade e estado;

  • data de abertura;

  • optante do MEI ou optante Simples;

  • natureza jurídica;

  • capital social;

  • quadro societário;

  • matriz e filiais;

  • endereço completo;

  • CNAE principal e secundárias.

Todos esses dados você recebe de forma rápida e gratuita. Em paralelo, o sistema traz outras funções relevantes, como a emissão de certidões, como a de regularidade. 

Bônus: analise os fornecedores com base em critérios ESG

Você pode aperfeiçoar sua análise de fornecedores com o Linkana ESG Rating. Este é um sistema que atribui pontuações aos pilares ESG de uma empresa, identificando o risco ambiental, social e de governança para que você tome decisões assertivas ao fechar parcerias comerciais.

Dessa maneira, você tem uma visão macro do negócio com o qual pretende fechar parceria, abrangendo todas as vertentes que podem impactar a negociação e a prestação de serviço.

O que considerar na hora de solicitar um orçamento?

Depois de encontrar fornecedores para bens de consumo, vale solicitar um orçamento que contemple suas demandas. Para exemplificar, listamos algumas perguntas que você pode fazer ao seu fornecedor. Confira:

Dica de leitura: Gestão de fornecedores para bens de consumo: 5 desafios

Conheça outros recursos da Linkana

Além da Consulta CNPJ da Linkana e do ESG Rating, que servem para a pesquisa detalhada de dados dos fornecedores, nós disponibilizamos outros serviços que englobam tanto o monitoramento quanto a certificação dos possíveis parceiros. São eles:

Essas são ferramentas que ajudarão a identificar fornecedores no setor de bens de consumo com todos os atributos necessários para o seu negócio. 

Gostou da ideia? Entre em contato com um dos nossos especialistas para tirar suas dúvidas. Esperamos por você!

Radically optimize your supplier management

Sign up below and discover how to reduce supplier registration and approval time by up to 80%.

OTHER CONTENTS

Discover more news and trends in the procurement market