Resources

Gestão de Fornecedores

Gestão de Fornecedores

Gestão de Fornecedores

Como consultar a Inscrição Estadual de fornecedores e para que ela serve

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

February 25, 2022

February 25, 2022

February 25, 2022

A Inscrição Estadual é o registro de uma empresa na Secretaria da Fazenda do Estado, servindo de base para assegurar o compliance tributário, já que por meio desse dado podemos identificar se a organização encontra-se habilitada perante o órgão.

Veja como consultar a Inscrição Estadual de empresas parceiras e entenda porque monitorar esse registro na sua rotina de gestão de fornecedores faz parte das boas práticas de governança corporativa e mitigação de riscos. Continue lendo!

O que é e para que serve a Inscrição Estadual?

Similar ao CNPJ, a Inscrição Estadual é um número designado para a empresa na Secretaria da Fazenda da sua UF. Com ele, a organização está registrada como contribuinte do ICMS, um tributo aplicado sobre a circulação de mercadorias e prestação de serviços de transporte e comunicação.

Basicamente, empresas que comercializam produtos físicos, que realizam serviços de transporte entre estados ou municípios, ou ainda que prestam serviços de comunicação devem recolher o ICMS e emitir nota fiscal. Para isso, ela precisa ter sua Inscrição Estadual devidamente registrada.

Importante destacar que os Microempreendedores Individuais (MEI) podem precisar da Inscrição Estadual quando selecionam as categorias “Comércio ou Indústria” ou “Comércio e Serviços” no momento da abertura da empresa, o que automaticamente ocorre quando o MEI faz o seu cadastro.

Por que consultar a Inscrição Estadual de seus fornecedores?

Antes de mostrar como consultar a Inscrição Estadual dos seus fornecedores, é importante esclarecer o motivo de adotar essa checagem como parte do monitoramento dos parceiros que compõem sua cadeia de suprimentos e serviços terceirizados.

Tudo gira em torno do ICMS, que é um imposto cobrado indiretamente. O seu valor é incluído no custo final de um produto ou serviço, ou seja, quem paga é o cliente, consumidor ou, no caso da rede de fornecedores, a empresa contratante.

O valor do ICMS aparece na nota fiscal e, mensalmente, a prestadora de serviços ou comerciante de mercadorias deve declarar e repassar o montante recolhido para a Secretaria da Fazenda. Deixar de recolher o ICMS declarado é crime e pode trazer consequências graves para a organização.

Há cobrança de multa e juros, inscrição dos valores não pagos como dívida ativa e ainda impedimentos para obtenção de crédito junto ao poder público, entre outras formas de prejuízo, que significam um grande risco também para quem contrata seus serviços ou depende de seus produtos.

Trata-se de uma falha grave de compliance tributário, que pode impedir a operação padrão de um fornecedor e, como consequência, gerar riscos para outras empresas que façam negócio com ele.

Assim, temos um ótimo motivo para consultar a Inscrição Estadual de parceiros comerciais, já que ao fazer essa pesquisa, o resultado da busca informa o número e a situação do registro, que irá apontar se a empresa é habilitada ou não como contribuinte do ICMS.


Modernize your supplier management today

Fill out the form below and discover the most complete and integrated SRM platform in Brazil.

Como consultar Inscrição Estadual no SINTEGRA?

A forma mais prática de saber a Inscrição Estadual de uma empresa e qual a situação desse registro é acessar o Sistema Integrado de Informações sobre Operações Interestaduais com Mercadorias e Serviços, chamado simplesmente de SINTEGRA.

A plataforma do SINTEGRA reúne em uma base de dados federal todos os registros das secretarias estaduais da fazenda, ou seja, permite integrar os cadastros de cada UF em um único lugar, tornando a pesquisa muito mais simples e rápida.

Aprenda como consultar a Inscrição Estadual pelo SINTEGRA:

painel do sintegra
  1. Acesse o site http://www.sintegra.gov.br/;

  2. Utilizando o mapa do Brasil, selecione a UF da empresa;

  3. Preencha o CNPJ da empresa e o captcha para autenticação;

  4. Clique em “Pesquisar”;

  5. Abaixo do quadro aparecerão os resultados.

Com base nos dados preenchidos, os resultados irão mostrar a Razão Social da empresa, o CNPJ, o número da Inscrição Estadual e também a situação cadastral, isto é, se ela se encontra habilitada ou não como contribuinte do ICMS.

Clicando sobre a Razão Social, é possível expandir a visualização para encontrar informações adicionais, como endereço, atividades econômicas, data da Inscrição Estadual e outros. 

É relevante apontar que, quando se tem o número da Inscrição Estadual e precisa conferir apenas a sua situação cadastral, é possível utilizar o mesmo sistema e usar os seus nove dígitos para realizar a conferência.

Conclusão

Agora que já sabe como consultar Inscrição Estadual utilizando o SINTEGRA, é possível afirmar que esse tipo de pesquisa é bem simples. 

Para uma empresa que deseja verificar a própria situação, ela possui todos os dados para tal, além de poder realizar ou solicitar alterações no seu cadastro direto no site da Secretaria da Fazendo do Estado.

No que diz respeito à gestão de risco de fornecedores, a consulta da Inscrição Estadual requer no mínimo o CNPJ da organização em foco, se você deseja saber como descobrir o CNPJ de empresa pelo nome, acesse o conteúdo a seguir: [li260 - em produção]

Nesse caso, essa pesquisa faz parte do processo de qualificação de fornecedores, ou seja, deve ser conferida já na consulta de dados públicos para análise de Compliance. A certificação também precisa ser revista periodicamente, para assegurar o status de homologado à organização parceira.

O monitoramento da cadeia de suprimentos pode parecer burocrático, mas existe uma solução inteligente para isso: o software de gestão de fornecedores da Linkana!

Desde a qualificação até a gestão dos fornecedores homologados, nossa plataforma automatiza e centraliza diversos processos que permeiam a atuação do departamento de compras, reduzindo o tempo gasto e a burocracia de cada etapa, ao mesmo tempo que estimula a visão estratégica da sua equipe.

Acesse o nosso site para obter mais informações e agendar uma demonstração gratuita, se preferir, preencha o formulário abaixo e entraremos em contato para que você experimente nosso software:

Radically optimize your supplier management

Sign up below and discover how to reduce supplier registration and approval time by up to 80%.

OTHER CONTENTS

Discover more news and trends in the procurement market