ESG

ESG

ESG

Saiba como implementar um roteiro com as principais práticas de governança corporativa

Escrito por Leo Cavalcanti

Escrito por Leo Cavalcanti

Escrito por Leo Cavalcanti

27 de outubro de 2021

27 de outubro de 2021

27 de outubro de 2021

A sua empresa segue ativamente um roteiro com as principais práticas de governança corporativa? Esse conjunto de processos tem como objetivo trazer mais transparência e eficácia para as organizações, além de melhorar a sua imagem pública.

Com isso, o seu negócio será capaz de melhorar a relação entre acionistas e administração, planejar de maneira estratégica todos os passos da empresa e trazer melhores resultados que serão visíveis tanto para investidores quanto consumidores.

Entenda qual é a importância e como implementar o roteiro com as principais práticas de governança corporativa.

O que é a governança corporativa?

A governança corporativa é um conjunto de práticas que visam melhorar e profissionalizar ainda mais a administração de um negócio, implementando uma gestão eficiente, transparente e com uma boa reputação perante os stakeholders (clientes, fornecedores, acionistas, entre outros).

Segundo o Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), ela pode ser definida como “o sistema pelo qual as empresas e demais organizações são dirigidas, monitoradas e incentivadas, envolvendo os relacionamentos entre sócios, conselho de administração, diretoria, órgãos de fiscalização e controle e demais partes interessadas”.

Além disso, “as boas práticas de governança corporativa convertem princípios básicos em recomendações objetivas, alinhando interesses com a finalidade de preservar e otimizar o valor econômico de longo prazo da organização, facilitando seu acesso a recursos e contribuindo para a qualidade da gestão da organização, sua longevidade e o bem comum”.

Uma empresa que investe em um roteiro com as principais práticas de governança corporativa estará assegurando um melhor controle e administração do negócio, um crescimento saudável, uma melhoria na imagem institucional e uma descentralização na tomada de decisões.

As suas principais funções são:

  • alinhar interesses entre acionistas e direção, diminuindo a possibilidade de conflitos;

  • instituir as melhores práticas para a gestão corporativa;

  • trazer eficiência e transparência aos negócios;

  • melhor a aplicação de recursos;

  • construir uma boa reputação para a organização. 

Ou seja, a governança corporativa tem um papel estratégico dentro da administração de uma empresa, sendo responsável por determinar normas, regras, práticas e processos, além de avaliar, direcionar e monitorar o planejamento interno.

Por outro lado, a gestão corporativa é responsável por planejar, executar e acompanhar os fluxos de trabalho, respondendo à governança.

Por ter esse papel central, um dos principais papéis da governança corporativa é ajudar a avaliar riscos envolvendo um negócio e o seu potencial de retorno sobre investimento. 

Ao estabelecer regras e trabalhar em conjunto com a compliance, a governança corporativa

auxilia a aplicar melhor o dinheiro e reduzir eventuais prejuízos decorrentes de ameaças e falhas, além de ter mais controle sobre esses processos. 

Para ajudar nessa prática, a governança corporativa conta com ferramentas tecnológicas como o software da Linkana, que auxilia a mitigar o riscos na cadeia de suprimentos, por meio de um processo de cadastro, homologação e contratação de fornecedores seguro, ágil e eficaz.  

Um ótimo exemplo é o case de sucesso com a Nivea, que ao usar a Linkana aumentou em 70% a volumetria de informações coletadas sobre fornecedores e zerou as inconsistências nos dados levantados. 

Isso traz mais segurança sobre o background das empresas terceirizadas contratadas e mitiga os riscos envolvendo a imagem e confiabilidade da sua empresa. 


Modernize ainda hoje sua gestão de fornecedores

Preencha o formulário abaixo e descubra a plataforma de SRM mais completa e integrada do Brasil.

Roteiro com as principais práticas de governança corporativa: 5 pontos

Antes de implementar o roteiro com as principais práticas de governança corporativa, é interessante adotar os quatro princípios desse método de gestão: 

  1. transparência;

  2. prestação de contas;

  3. equidade;

  4. responsabilidade corporativa.

Após incorporar esses princípios, é hora de partir para os cinco pontos do roteiro. 

1 - Criar os conselhos consultivo e administrativo 

Parte essencial da estrutura de governança corporativa são os conselhos consultivo e administrativo.

O primeiro é responsável por auxiliar e orientar a tomada de decisões estratégicas dentro da organização. Para isso, é formado por profissionais internos e externos, com perfis distintos e muita experiência na área. O papel desse conselho consultivo, que costuma ter de 3 a 5 pessoas de confiança, é aumentar a eficiência e inovação nos processos.

Já o conselho administrativo reúne membros internos com conhecimentos, experiências e cargos diversos. Ele deve ser descentralizado, definir as políticas e diretrizes da empresa e fiscalizar e monitorar as ações do CEO e outros diretores, com o objetivo de assegurar a transparência das ações cotidianas.

2 - Realizar reuniões e produzir relatórios

Depois de implementados os conselhos, é hora de partir para o próximo ponto do roteiro com as principais práticas de governança corporativa, que é a realização de reuniões periódicas com atas que registrem tudo que foi discutido e decidido. 

Isso é importante porque é nesses encontros que os conselhos e sócios poderão avaliar os projetos, diretrizes e planos de ação para atingir as metas estabelecidas.

As atas ou relatórios das reuniões são importantes para alinhar a empresa e manter a transparência em dia, além de servir como uma ferramenta de prestação de contas para antigos e futuros acionistas e outros stakeholders.

3 - Definir hierarquias

Além de implementar conselhos que têm como papéis auxiliar a tomada de decisões e fiscalizar o andamento dos negócios, o roteiro com as principais práticas de governança corporativa estabelece que é preciso definir muito bem quais são as hierarquias internas. 

O objetivo é deixar claro a quem as pessoas devem se reportar em cada situação cotidiana ou até mesmo recorrer em caso de dúvidas. Isso servirá para que a empresa esteja alinhada, que todos saibam seus papéis nas operações e para que não ocorram falhas na comunicação ou mal-entendidos.

4 - Estabelecer normas e condutas

Outro papel do roteiro com as principais práticas de governança corporativa é estabelecer normas e regras, por meio de um código de conduta, por exemplo, que auxilie a guiar o comportamento de funcionários e da organização.

Assim, todos saberão quais são os princípios éticos, deveres e penalidades, baseados na missão, visão e valores da empresa, e estarão atuando sob um comando transparente.

5 - Investir em mecanismos de controle  

Por último, um roteiro com as principais práticas de governança corporativa deve se preocupar em investir em mecanismos de controle interno e externo.

Isso ajuda no bom funcionamento das práticas, na fiscalização e na transparência do negócio. Para isso, é importante submeter as decisões estratégicas para parceiros externos, como o conselho consultivo (que não necessariamente precisa ser formado por membros internos) e também realizar auditorias constantes.

Essa prática tem como objetivo garantir que todas as normas estão sendo cumpridas e que não há evidências de fraude ou má gestão. 

Tudo isso auxilia a melhorar a imagem da sua corporação perante stakeholders e também seu público interno, além de servir como exemplo para outras organizações. 

Um dos principais mecanismos de controle que a sua empresa deve estar atenta é a auditoria da cadeia de suprimentos. Com o software da Linkana, é possível automatizar e minimizar os riscos envolvidos no cadastro, contratação, homologação de fornecedores e também na continuidade dos trabalhos, garantindo que eles estão com as documentações em dia. 

Isso auxilia a concretizar boas práticas de governança, gestão de riscos e compliance, além de integrar processos e aumentar a transparência interna da sua empresa.

Fale com um de nossos especialistas e confira na prática como a Linkana pode auxiliar a governança corporativa da sua empresa. 

Otimize radicalmente sua gestão de fornecedores

Cadastre-se abaixo e descubra como diminuir em até 80% o tempo de cadastro e homologação de seus fornecedores.

OUTROS CONTEÚDOS

Descubra mais novidades e tendências do mercado de procurement