Resources

Gestão de Fornecedores

Gestão de Fornecedores

Gestão de Fornecedores

Benefícios da gestão de fornecedores: 7 que mais se destacam!

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

March 21, 2023

March 21, 2023

March 21, 2023

São vários os benefícios da gestão de fornecedores. Alguns que estão nessa lista são: a conquista de um bom custo-benefício, a garantia de qualidade nos insumos e serviços contratados e a redução do risco de desabastecimento, entre outros.

Os motivos que levam ao alcance de vantagens como essas é que, ao fazer um bom gerenciamento de fornecedores, consegue-se estruturar uma cadeia de abastecimento muito mais sólida para a empresa.

Ao qualificar adequadamente os fornecedores, e acompanhar seus desempenhos desde os primeiros passos, é possível mitigar os riscos características desse tipo de parceira. Isso evita que o seu negócio enfrente problemas de supply chain que refletem no relacionamento com clientes e demais stakeholders.

Em resumo, os benefícios da gestão de fornecedores já deixam claro por quais motivos você deve fazer esse gerenciamento na sua empresa.

Mas quais podem ser as vantagens obtidas com esse modelo de administração? O que é preciso fazer, na prática, para alcançá-las? Continue a leitura deste artigo para conferir essas respostas.

Quais são os maiores benefícios da gestão de fornecedores?

Os maiores benefícios da gestão de fornecedores, quanto realizada da maneira certa e com eficiência, são:

  • garantia de qualidade;

  • obtenção do melhor custo-benefício;

  • redução de perdas financeiras;

  • diminuição dos riscos operacionais;

  • melhora progressiva dos processos da empresa;

  • cumprimento de normas e legislações;

  • potencial para elevar o volume de vendas.

Garantia de qualidade

Para garantir a qualidade dos produtos e/ou serviços que você entrega aos seus clientes, todo o fluxo de produção e desenvolvimento precisa manter o mesmo patamar. 

Por conta disso, os fornecedores responsáveis pelo abastecimento de matérias-primas e soluções necessárias para prosseguimento das atividades da sua empresa precisam ser compatíveis com critério.

Entretanto, você só saberá se um fornecedor atinge o padrão necessário após avaliá-lo minuciosamente. Como isso só é possível por meio de um bom processo de homologação e análise documental, a gestão desses parceiros se torna primordial nesse processo.

Sobre isso, este artigo pode ajudar: "5 técnicas de qualificação de fornecedores para não errar"

Obtenção do melhor custo-benefício

No que se refere ao abastecimento da cadeia de suprimentos, também é por meio de uma boa análise que você e seu time de compras e procurement conseguem encontrar o melhor custo-benefício para o negócio.

Assim, atingir o melhor preço está na lista de vantagens da gestão de fornecedores. Porém, é bem importante ter em mente que focar apenas em saving pode comprometer a qualidade do que está sendo adquirido, bem como o relacionamento com os fornecedores.

Redução de perdas financeiras

Entre os benefícios da gestão de fornecedores está a redução de perdas financeiras, e as razões para isso são muitas! 

Por exemplo, ao contar com fornecedores qualificados na sua base, as chances de ter problemas com a entrega de insumos diminuem — quando não são totalmente eliminadas. Com isso, o fluxo de produção da empresa não é comprometido e não há insatisfação por parte dos clientes, que seguem comprando e/ou contratando os serviços da marca.

Consequentemente, também não há perda de vendas, nem comprometimento da imagem da companhia no mercado, visto que essa consegue cumprir com os prazos, além de elevar seu potencial competitivo e de atração e fidelização de consumidores.

Diminuição dos riscos operacionais

O mesmo princípio anterior pode ser atribuído a esta vantagem da gestão de fornecedores. Afinal, com a contratação de fornecedores competentes e compatíveis com as necessidades da empresa, os riscos de desabastecimento diminuem. 

Como resultado, a cadeia produtiva da companhia não é impactada negativamente, permitindo que siga com o atendimento de seus prazos e pedidos da maneira esperada.

Melhora progressiva dos processos da empresa

A gestão de fornecedores promove a melhora progressiva dos processos da empresa, pois permite acompanhar de perto tudo o que se relaciona ao seu fluxo produtivo e de entrega de produtos/serviços aos clientes finais.

Dessa forma, tão logo seja identificado algum ponto insatisfatório, como gargalos logísticos, entre outros, é possível resolvê-los rapidamente, tornando a dinâmica da empresa muito mais eficaz.

Cumprimento de normas e legislações

Cumprir normas e legislações, ou seja, manter o negócio em compliance empresarial, é fundamental para a boa reputação de uma marca, e até mesmo para sua saúde financeira. 

Entre as razões para isso, o primeiro é que a empresa garante sua atuação de acordo com leis e diretrizes relacionadas ao mercado que participa. 

O segundo motivo é que isso evita o pagamento de multas por parte dos órgãos fiscalizadores, bem como indisposição no relacionamento com os clientes, situação que pode levar a consideráveis perdas financeiras.

Porém, é essencial que os fornecedores sigam essa mesma linha e se mantenham também em compliance. Mais uma vez, essa confirmação só é possível mediante um bom processo de gerenciamento. Por tudo isso, é que esse critério é tido como uma das vantagens da gestão de fornecedores.

Modernize your supplier management today

Fill out the form below and discover the most complete and integrated SRM platform in Brazil.

Potencial para elevar o volume de vendas

Todos os benefícios da gestão de fornecedores que citamos até agora levam a uma vantagem extremamente importante para o crescimento de qualquer negócio: o potencial para elevar o volume de vendas.

Ora, se a empresa está cumprindo seus prazos e entregando para os clientes produtos e/ou serviços de qualidade, por conta de uma rede de abastecimento fluida, precisa e eficaz, isso se torna um excelente motivo para vender cada vez mais!

Com isso, a companhia conquista mais espaço de mercado, se destaca perante os concorrentes e eleva o faturamento.

Como conquistar todas as vantagens da gestão de fornecedores?

Todos os benefícios que citamos devem ter deixando claro por que fazer gestão de fornecedores na sua empresa, não é mesmo? Somente com um bom gerenciamento nessa área é possível conquistar todas as vantagens que citamos ao longo deste artigo.

Mas para ficar mais fácil e rápido alcançá-las, o uso de sistemas apropriados para essa finalidade é bem importante.

Um ótimo exemplo de solução voltada para essa área é a fornecida pela Linkana, que é a primeira fundação de dados de fornecedores compartilhada do Brasil. Nossa base de dados de perfis universais de fornecedores permite que compradores busquem, analisem e homologuem fornecedores em alguns cliques. 

Com isso aceleramos radicalmente processos de onboarding, análise e monitoramento de fornecedores, utilizando dados e insights compartilhados entre as maiores corporações do Brasil.

Leve para a sua empresa uma ferramenta com diferenciais como:

Nossos diferenciais são:

  • PERFIL UNIVERSAL DO FORNECEDOR → Com os perfis de fornecedores compartilhados da Linkana, dados e documentos de fornecedores são reaproveitados em rede, compartilhando informações atualizadas entre múltiplos compradores e acelerando processos de forma automatizada e sem burocracia.

  • MELHORES INSIGHTS → Nossos scores, ratings e certificações proprietários são construídos e compartilhados com a inteligência das maiores corporações do Brasil, garantindo aderência às melhores práticas e exigências de mercado.

  • PLUG N' PLAY →  Conecte seu sistema legado, ERP ou e-procurement com nossa fundação de dados de fornecedores, tornando ela sua fonte única de verdade, dinâmica e 100% integrada em questão de minutos

Preencha agora mesmo o formulário abaixo e confira como!

Radically optimize your supplier management

Sign up below and discover how to reduce supplier registration and approval time by up to 80%.

OTHER CONTENTS

Discover more news and trends in the procurement market