Resources

Compras

Compras

Compras

Transformação digital na cadeia de suprimentos: conheça as tendências!

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

May 26, 2022

May 26, 2022

May 26, 2022

As mudanças nos meios de consumo estão cada vez mais evidentes e o consumidor cada vez mais exigente. Por causa disso, as empresas buscam recursos novos para suprir as necessidades do comércio e nutrir a rede de abastecimento dos seus negócios. 

Nesse sentido, a transformação digital na cadeia de suprimentos está ligada com inovação e tecnologia a fim de atender a demanda de clientes exigentes. Isso porque, da mesma maneira que as transformações tecnológicas e digitais ocorrem, a rede de abastecimento deve se ajustar e saber usufruir das mudanças de mercado. 

A ideia que rodeia o futuro próximo é que o consumidor ditará o ritmo e o mercado deverá atender. Ou seja, cada vez mais deve se atentar às necessidades dos consumidores e tentar supri-las com reestruturação digital.

Inovação e tecnologia grandes aliadas ao futuro

Não é de hoje que se fala sobre inovação e tecnologia, os dois conceitos são muito usados em todas as áreas do mercado e movimentam a economia tanto para empresas quanto para clientes. E quando se trata de gestão de abastecimento não é diferente, os dois princípios são peça-chave para o futuro da cadeia de suprimentos.

Em breve definição, inovação é a ação ou ato de modernizar/atualizar sistema e processos. Já a tecnologia é um conjunto de técnicas, habilidades, instrumentos e métodos que envolvem a resolução de problemas e produção de bens ou serviços. 

Leia também: 6 tecnologias já utilizadas na cadeia de suprimentos 

Mesmo que a resposta seja um tanto clara, ainda é passível de dúvidas sobre qual o futuro da cadeia de suprimento e como podemos unir a inovação tecnológica e a rede de abastecimento.

E é nesse sentido que a gestão das cadeias de suprimentos deve focar em novas estruturas e modelos de projetos com caráter renovador do mercado

O futuro da cadeia de suprimentos está muito ligado, como já visto, à adoção da tecnologia em todas partes do processo. Atualmente, é quase impossível encontrar empresas que não utilizam ferramentas tecnológicas no seu negócio, entretanto, sempre há novas opções. 

É importante ressaltar que a companhia não precisa se prender na utilização de inovação atrelada à tecnologia. Por exemplo, em um negócio com necessidade de melhoria em logística, é possível a implementação de um modelo novo de gestão capaz de tornar a logística de suprimentos eficaz. Não é necessário se limitar quando focar em inovação. 

Modernize your supplier management today

Fill out the form below and discover the most complete and integrated SRM platform in Brazil.

Transformação digital no futuro da cadeia de suprimentos

A transformação digital tomou conta do cenário corporativo pois visa, por meio da tecnologia, a resolução de problemas tradicionais. Para fornecer uma melhor experiência ao consumidor, a cadeia de suprimentos precisa implementar soluções eficazes de otimização, desde a gestão de fornecedores à entrega do produto final. 

A adoção de processos tecnológicos auxilia a otimização das etapas da cadeia de suprimentos e quando se trata de futuro, esse é o caminho mais poderoso. A reestruturação digital permite ao setor obter ferramentas para automatizar processos, como:

Inteligência Artificial e Machine Learning

A inteligência artificial permite que máquinas possam ser capazes de aprender a imitar a inteligência humana. São capazes de deter conhecimento, perceber, analisar e tomar decisões sozinhas com base em informações que lhe são adicionadas.

O Machine Learning é uma subdivisão da inteligência artificial e permite à máquina aprender uma grande quantidade de informações e dados. São capazes de agregar valor por meio de previsões – de ações e pensamentos – baseadas nos dados previamente observados. A interferência humana é apenas na criação e manutenção do algoritmo. 

Dica: Veja esse artigo para entender mais sobre a inteligência artificial em gestão de suprimentos 

Cloud

A ferramenta de nuvem é uma das inovações seguras e convenientes para as empresas, permitindo explorar o alcance dos dados para além de redes internas e conhecimentos de papel. Serve para guarda de documentos, compartilhamento de informações e todo tipo de armazenamento necessário para empresa. 

Internet das Coisas

Atualmente mantém todos conectados e com informações em tempo real, são equipamentos que possuem rede de internet própria capaz de se conectar com novas pessoas e aparelhos. Como o nome sugere, é uma infinidade de conexões através de qualquer tecnologia. 

Big Data e Data Science 

O conjunto de dados que podem ser extraídos e utilizados dentro das empresas para estratégias nos mais diversos setores, são programados, selecionados, armazenados e decodificados por meio de ferramentas de Big Data e Data Science. 

E isso já é uma realidade, a tomada de decisão baseada em dados é extremamente assertiva dentro da empresa. Além de ser possível a realização de pesquisas voltadas para clientes, negócios, fornecedores e tendências de mercado. 

Leia também: Como o Big Data e Data Science podem auxiliar a gestão de fornecedores!

Como a tecnologia pode ser implementada na cadeia de suprimentos?

Uma questão importante para o futuro da cadeia de suprimentos é como a tecnologia pode e poderá ser utilizada no setor. Além das ferramentas compositoras da transformação digital, a tecnologia promete um papel mais que necessário para melhorar as estratégias de otimização da cadeia. 

Portanto, segue algumas tendências para a implementação de novas tecnologias.

  • Adoção de novas plataformas: surgimento de novos softwares e produtos permitem ampliar e otimizar os processos operacionais;

  • Mão de obra humana e inteligência artificial: aliar conhecimentos técnicos profissionais à tecnologias de IA (inteligência artificial) permite aprimorar os serviços e minimizar os erros;

  • Alteração na logística reversa: fortalecer a logística reversa – devoluções e trocas – reduz a margem de prejuízos pelo processos;

  • Cadeia de suprimentos autônoma: o potencial de criar uma cadeia que é capaz de solucionar ou cumprir as demandas mais operacional de forma mais sistematizada é um caminho para a eficiência de processos;

  • Rapidez nos processos: agilidade, confiabilidade, visibilidade e eficácia de processos é um dos focos mais importantes para o aumento de lucro através de fidelidade de clientes;

  • Assertividade de decisões: sistemas de dados preditivos auxiliam a tomada de decisões de forma rápida e assertiva. As ferramentas de indicadores de desempenho e torres de controle operam como auxiliares para tomada de decisões.

A junção da gestão com as inovações tecnológicas é um importante caminho para o futuro da cadeia de suprimentos. O consumidor indiretamente exige as mudanças nos processos conforme as necessidades surgem e é responsabilidade das empresas optar pelas melhores opções do mercado. 

Portanto, o futuro da cadeia de suprimentos é resumido em transformação digital, inovação e tecnologia. E quanto a isso existem diversas empresas no mercado com a função de auxiliar na implementação de novas estruturas de processo, é o exemplo da Linkana

Visto que, um dos seus diferenciais ofertados faz parte da gestão da cadeia de suprimentos, no que se diz respeito a fornecedores qualificados. Entenda como funciona, preencha o formulário e agende um diagnóstico para sua empresa. Veja como é fácil organizar seus processos de maneira eficaz para o futuro.

Radically optimize your supplier management

Sign up below and discover how to reduce supplier registration and approval time by up to 80%.

OTHER CONTENTS

Discover more news and trends in the procurement market