Resources

ESG

ESG

ESG

O que é sustentabilidade ambiental? 3 exemplos de boas práticas

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

March 2, 2022

March 2, 2022

March 2, 2022

Um dos pilares da sustentabilidade é a sustentabilidade ambiental. Os recursos naturais disponíveis possibilitam que a sociedade e os negócios se desenvolvam, porém é importante ter atenção aos impactos que as atividades empresariais causam no meio ambiente.

Isso porque muitos desses recursos são finitos e várias indústrias geram resíduos que, de alguma forma, afetam as pessoas e o espaço onde elas estão localizadas.

Um estudo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) analisou 117 mil empresas e mostrou que 59,4% delas investem em sustentabilidade ambiental tendo como objetivo melhorar a imagem institucional no mercado

Entre os setores analisados, a Indústria tem a maior porcentagem (43,1%) de empresas ecoinovadoras, ou seja, que fizeram mudanças em seus produtos ou serviços para adequá-los às práticas ambientais recomendadas.

A infraestrutura da empresa e a capacidade de investimento disponível são fatores essenciais, segundo o estudo, para que a sustentabilidade nas corporações se transforme em iniciativas práticas.

Porém, em algum nível, todo negócio pode implementar iniciativas para diminuir o impacto que o seu tipo de atividade causa. Daí a importância de entender melhor a sustentabilidade ambiental.

Continue a leitura do artigo e conheça mais sobre o tema e veja alguns exemplos de sustentabilidade ambiental que podem ser implementados nas empresas.

Quais os três princípios da sustentabilidade?

O conceito de sustentabilidade possui três pilares principais: ambiental, social e econômico. Para que uma empresa tenha uma operação sustentável, ela precisa se dedicar na implementação de práticas que integram esses três pontos.

Então, um negócio deve pensar na sua relação com funcionários, clientes, fornecedores, a comunidade em geral e como contribuir para o seu desenvolvimento.

Assim como também precisa criar uma operação economicamente sustentável, com boas práticas de produção e um gerenciamento de custos eficiente.

E, por fim, analisar a adoção de medidas que mitiguem os impactos ambientais, planejando ações em curto, médio e longo prazo.

Neste artigo, vamos focar na sustentabilidade ambiental.

O que é a sustentabilidade ambiental?

A sustentabilidade ambiental é um conjunto de práticas que norteiam o uso dos recursos naturais disponíveis, de forma que eles sejam preservados, garantindo a proteção do meio ambiente e, consequentemente, da qualidade de vida das pessoas.

O objetivo é garantir um desenvolvimento sustentável, ou seja, sem prejudicar o espaço em que a empresa existe, seja tratando os resíduos, reciclando, preservando áreas verdes do terreno, evitando desperdício de água, energia, etc.

Atualmente, mesmo ainda bastante preocupadas com a reputação no mercado, as empresas estão se adequando às propostas de ESG.

A sigla vem das palavras em inglês Environmental, Social and Governance que corresponde às práticas ambientais, sociais e de governança que uma organização segue para garantir que sua atuação tenha resultados positivos nesses três aspectos.

Saiba mais sobre as propostas do ESG no vídeo abaixo:

https://youtu.be/pXdHmR6YmZw

Leia também >>> Índice ESG: entenda o conceito e o impacto na gestão empresarial.


Modernize your supplier management today

Fill out the form below and discover the most complete and integrated SRM platform in Brazil.

Qual a importância da sustentabilidade ambiental?

As empresas que se dedicam para encontrar soluções relacionadas à sustentabilidade ambiental demonstram sua responsabilidade diante da sociedade.

Principalmente, porque hoje existem formas de diminuir os impactos causados pelas atividades industriais e também na prestação de serviços.

O tratamento de resíduos e sua reciclagem, por exemplo, são realizados em várias empresas do setor industrial. Na prestação de serviço, os negócios estão investindo em formas de amenizar a emissão de carbono.

Dessa forma, as empresas investem na longevidade do seu negócio, fazendo um monitoramento dos seus impactos e planejando a melhor forma de contorná-los.

Outro aspecto que reforça a importância da sustentabilidade ambiental é que a atividade de uma empresa não inviabiliza a existência de outras e nem prejudica quem vive em seu entorno.

Assim, o mercado se mantém competitivo e em crescimento, permitindo cada vez mais inovações.

3 exemplos de sustentabilidade ambiental

Alguns exemplos de sustentabilidade que podem ser implementadas no dia a dia das empresas são:

1. Controle do uso de água

O uso consciente da água é um dos primeiros exemplos de sustentabilidade ambiental, pois é um dos recursos que mais vem sofrendo com a escassez atualmente.

A crise hídrica brasileira vem soando o alerta para os órgãos governamentais e, consequentemente, coloca toda a sociedade em alerta. Principalmente, porque a água também é utilizada para geração de energia que, por sua vez, abastece as empresas.

Então, implementar medidas para conter os gastos e reaproveitar a água utilizada podem ajudar a equilibrar o uso.

2. Implementação de fontes alternativas de energia

Criar uma empresa autossustentável energeticamente também é um exemplo de sustentabilidade ambiental.

A energia elétrica gerada pelas hidrelétricas depende do ciclo das chuvas que vem passando por períodos de estiagem preocupantes. Isso faz com que o governo acione as termelétricas que além de caras, geram muitos resíduos poluentes no ar.

Por isso, investir em fontes de energia renovável como a energia solar, por exemplo, é uma alternativa sustentável e que várias empresas já estão investindo.

3. Investir em reciclagem

A reciclagem pode parecer um exemplo de sustentabilidade ambiental óbvio, mas hoje as empresas são cobradas para ir além de separar o lixo em suas próprias sedes.

O quesito reciclagem hoje se estende às embalagens de produtos, formas de envio das mercadorias utilizando menos plástico, preenchimento com isopor biodegradável, entre outros.

O objetivo é que a empresa facilite a postura sustentável dos clientes, ensinando como destacar os resíduos, gerando o mínimo possível de lixo não reaproveitável.

É importante destacar que, dependendo do tipo de negócio, existem necessidades específicas relacionadas à sustentabilidade ambiental. 

Então, é importante tanto pensar em medidas gerais como as que mencionamos acima quanto em outras ações pertinentes ao seu ramo de atuação.

Encontre parceiros sustentáveis para sua empresa

Se a sua empresa investe em práticas de sustentabilidade ambiental, buscar parceiros que também priorizam esse aspecto nos negócios dá mais sustentabilidade para a cadeia de fornecedores.

A Linkana pode ajudar a garantir a segurança dessa parceria. O nosso software de homologação de fornecedores e Compliance realiza um monitoramento constante dos fornecedores com certidões, consultas e documentos renovados automaticamente por robôs RPA e Machine Learning.

Quando o sistema encontra inconsistências e irregularidades, a equipe de Procurement da sua empresa recebe uma notificação para garantir uma mitigação ágil dos riscos.

Quer saber como funciona? Preencha os dados do formulário abaixo e receba uma análise de risco gratuita de um fornecedor feita pela nossa equipe:

Radically optimize your supplier management

Sign up below and discover how to reduce supplier registration and approval time by up to 80%.

OTHER CONTENTS

Discover more news and trends in the procurement market