Resources

Gestão de Fornecedores

Gestão de Fornecedores

Gestão de Fornecedores

Empresa terceirizada: 5 passos para escolher o melhor fornecedor para um serviço

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

February 23, 2022

February 23, 2022

February 23, 2022

A terceirização de serviços é uma alternativa válida para corporações que buscam otimizar seus serviços - tanto as atividades-finais, quanto às atividades-meio. Com a delegação de tarefas, é possível ter ganhos financeiros, assim como de tempo.

Entretanto, para que esses benefícios sejam colhidos, a escolha de uma boa empresa terceirizada é crucial. E como nem todas as empresas terceirizadas priorizam suas responsabilidades jurídicas, trabalhistas, reputacionais e financeiras, é trabalho da contratante garantir que o parceiro escolhido tenha a qualidade e segurança necessária.

Portanto, neste texto, iremos discutir alguns pontos importantes que você deve analisar ao buscar uma empresa terceirizada. Tenha uma boa leitura!

Como escolher a empresa terceirizada ideal para minha companhia?

Se você está em dúvidas sobre como escolher a empresa terceirizada que melhor se encaixa com a sua empresa, nós sugerimos 5 passos que facilitarão esse processo. Confira!

1º passo - Olhe para as necessidades da sua corporação

Antes de encontrar a solução, é necessário entender o problema que precisa ser resolvido. Isso significa que para que o investimento traga os resultados esperados, é importante garantir que ele foi feito baseado em dados concretos.

Dentre as perguntas que podem ser feitas para entender a função desse parceiro, estão:

  • Quais são os problemas atuais na empresa?

  • Quais deles podem ser terceirizados com facilidade?

  • Qual ou quais desses problemas precisam ser resolvidos prioritariamente?

  • Qual o orçamento disponível?

  • Que nível de qualidade esse trabalho precisa atingir?

Com esses dados, será mais fácil compreender quais das necessidades corporativas precisam ser atendidas com urgência e quais critérios devem ser seguidos na busca pelos parceiros.

2º passo - Busque fornecedores da área desejada

Imagine que após responder todas as perguntas acima, sua empresa entendeu que a maior necessidade é a contratação de uma empresa terceirizada de segurança. Agora é possível iniciar a busca por parceiros em uma série de espaços, como:

  • Google;

  • redes sociais;

  • concorrentes e parceiros da área de atuação da sua empresa;

  • portais de notícias;

  • pessoas conhecidas e experts de segurança;

  • eventos do setor de segurança;

  • networking.

3º passo - Avalie os fornecedores que melhor se encaixam nos quesitos levantados pela sua empresa

Após buscar profissionais em todos esses espaços, suponha que sua equipe levantou 15 empresas da área. Mas se você está pensando que basta avaliar o custo-benefício para fechar essa parceria, estamos aqui para lhe dizer o contrário.

É claro que um bom custo-benefício é essencial para garantir a saúde financeira da sua empresa. Entretanto, existem outros critérios de mesma importância a serem avaliados na seleção de fornecedores, como:


Modernize your supplier management today

Fill out the form below and discover the most complete and integrated SRM platform in Brazil.

Reputação corporativa

Acredite, a reputação da empresa é importante suficiente para influenciar a contratação de um fornecedor. Isso porque como ele é visto por outras pessoas influenciará diretamente a visão da sua corporação.

Para entender a reputação de uma empresa terceirizada, avalie os perfis online da marca e busque saber se ela é citada em reportagens. Pontos como esses lhe oferecerão um melhor entendimento.

Saúde financeira da empresa

Imagine fechar um contrato com um fornecedor e descobrir na semana seguinte que ele está fechando as portas por problemas financeiros. 

Apesar dessa ser uma possibilidade remota, ela não é impossível. Portanto, busque entender se o fornecedor possui dívidas em aberto e problemas no caixa que podem impactar sua operação e indicar problemas maiores envolvendo a gestão da empresa.

Apetite por inovação

Em um mundo em constante evolução, as empresas que possuem apetite por inovação se destacam no mercado por oferecer mais vantagens aos clientes. Com um olhar para as mudanças e novidades que os possíveis terceiros adotam, é possível identificar quais apresentam um planejamento mais promissor, duradouro e ambicioso.

Flexibilidade

Apesar dos contratos serem essenciais para a segurança de uma parceria, encontrar uma empresa terceirizada que oferece flexibilidade de negociação e de adaptação às suas condições pode ser a chave do seu sucesso.

Essa flexibilidade demonstra a maturidade do parceiro e lhe dará uma visão importante sobre o futuro da parceria.

4º passo - Homologue os fornecedores

Essa é uma das etapas mais importantes de todo o processo, então, atenção! A homologação dos fornecedores é a análise de informações públicas e privadas das empresas a fim de entender quais delas atendem as diretrizes de Compliance e governança corporativa.

Isso levará mais conforto à sua empresa e a protegerá de possíveis riscos da parceria. 

Apesar de sua importância, esse é um passo que pode trazer uma enorme carga extra para a equipe de Procurement. Por isso, é válido analisar o investimento em um software de homologação e qualificação de fornecedores para ajudar a sua equipe, como a Linkana.

Com nosso software, é possível simplificar processos como a homologação de fornecedores e obter um maior controle dos dados de todos os seus fornecedores. Nós também possibilitamos que você: 

  • adicione fornecedores preenchendo o mínimo de informações possíveis;

  • consulte mais de 50 bases públicas automaticamente e conheça nosso algoritmo que te guia ao longo do processo;

  • nós coletamos os demais documentos e questionários de checklists 100% customizados para você;

  • mitigue riscos e acompanhe a performance de seu fornecedor de maneira simplificada e eficaz;

  • tenha informações públicas ou privadas sempre atualizadas, sem complicação.


5º passo - Finalização do contrato

Com a empresa escolhida, é o momento de finalizar o contrato e entrar em acordo sobre os termos da parceria. Nesse documento, que oficializa o envolvimento entre ambas as partes, é necessário definir:

  • preços das mercadorias;

  • quantidade de produtos encomendados mensalmente;

  • prazos de entrega;

  • formas de contato entre as partes;

  • multas em atrasos e penalidades;

  • responsabilidades do contratado e do contratante.

Entendeu como escolher uma empresa terceirizada?

Esperamos que com esse conteúdo você tenha entendido quais são os cuidados necessários para contratar uma empresa terceirizada. E não se esqueça que com a Linkana, esse processo pode se tornar mais simples, seguro e eficaz.

Se você quer entender mais sobre como podemos otimizar o Procurement da sua corporação, preencha o formulário abaixo que entraremos em contato com você!

Radically optimize your supplier management

Sign up below and discover how to reduce supplier registration and approval time by up to 80%.

OTHER CONTENTS

Discover more news and trends in the procurement market