Resources

Gestão de Dados

Gestão de Dados

Gestão de Dados

Dados mestre de fornecedores: o que são e como fazer a gestão?

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

April 18, 2023

April 18, 2023

April 18, 2023

Os dados mestre de fornecedores são identificadores de uma empresa fornecedora que não sofrem, ou sofrem pouquíssimas alterações, ao longo do tempo. Também chamadas de Master Data, essas informações descrevem uma companhia e representam seu núcleo operacional.

Como exemplo de dados mestre podemos citar as informações relacionadas às pessoas do negócio, tais como o perfil do público-alvo e quantidade de funcionários. 

Fazer a gestão adequada desse tipo de dados é fundamental por uma série de fatores. Por exemplo, eles ajudam a verificar a conformidade regulatória dos fornecedores, condição que protege sua empresa de diversos riscos.

Por outro lado, negligenciar esse gerenciamento pode levar a problemas como realizações de processos ineficientes, tomadas de decisão equivocadas, comprometimento da comunicação entre a empresa contratante e a fornecedora, e diversos outros.

Por motivos como esses é que se torna tão importante você saber o que são dados mestre de fornecedores, como eles impactam sua empresa e qual a maneira certa de gerenciá-los.

É justamente sobre isso que falaremos neste artigo. Então, siga a leitura e confira!

O que são dados mestre? E dados mestre de fornecedores?

Dados mestres são todos os identificadores de um negócio, tais como as informações relacionadas à localização da empresa, sua matriz e filiais, produtos e/ou serviços comercializados, tipos de clientes, entre outros.

Esses dados têm como principal característica o fato de não mudarem, ou mudarem pouco, ao longo dos anos.

Seguindo essa linha de raciocínio, entende-se que dados mestre de fornecedores são todas as informações que caracterizam uma empresa fornecedora. Eles têm natureza não transacional e se posicionam como norteadores de informações sobre as atividades do negócio.

Como são divididos os dados mestre?

Comumente, os dados mestres são divididos em categorias, sendo as mais utilizadas:


  • dados humanos: todas as informações relacionadas às interações humanas da companhia, por exemplo:


  • quantidade de clientes;


  • número de funcionários;


  • total de parcerias firmadas em determinado período.


  • dados organizacionais: são aqueles que revelam a estrutura do negócio, tais como:


  • controle de contas;


  • gestão de documentos;


  • administração de ativos.


  • dados de essência (core): todos os relacionados à natureza da empresa fornecedora, ou seja:


  • lista de produtos comercializados;


  • tipos de matéria-prima fornecidas;


  • modelos de serviços prestados.


  • dados geográficos: são os que dizem respeito à localização da organização, por exemplo:


  • local onde está a matriz e as filiais, caso tenha;


  • disposição geográfica de escritórios e armazéns;


  • território de vendas atendido.


Dica! Aproveite e leia também: "Coleta de dados bancários de fornecedores: Um guia completo"





Qual a importância da gestão de dados mestre de fornecedores?

Gerir corretamente os dados mestres das empresas fornecedoras que atendem o seu negócio é fundamental, pois:


  • protege sua empresa de diversos riscos inerentes a essa parceira.


  • evita redundância e inconsistência de dados;


  • torna os processos administrativos mais precisos;



  • gera bons insights para estruturação de abordagens estratégicas;


  • contribui para identificar boas oportunidades de negócio junto aos fornecedores, favorecendo contratos com custo-benefício mais interessantes;


  • aprimora o relacionamento com os fornecedores ao evitar ruídos na comunicação;


  • favorece a segmentação de fornecedores, ajudando a identificar os melhores e mais qualificados em menos tempo;


  • otimiza a gestão logística da cadeia de abastecimento;


  • favorece a adequação da supply chain a mudanças repentinas do mercado.


Este artigo também pode ser interessante para você: "Supplier Data: a importância do gerenciamento de dados dos fornecedores"

Como fazer a gestão de dados mestre de fornecedores?

Para fazer uma gestão de dados mestre de fornecedores realmente eficaz, o segredo é contar com recursos tecnológicos que ajudam a explorar três frentes, que são:


  • centralização de dados;


  • higienização de dados;


  • enriquecimento de dados.


Centralização de dados

O processo de centralizar os dados dos fornecedores consiste em usar uma ferramenta que reúna, em um único ambiente, todas as informações pertencentes a essas empresas.

A ideia por trás desse recurso é evitar, por exemplo, duplicidade de dados, situação que pode atrapalhar diversos processos e, até mesmo, o relacionamento com os fornecedores.

A centralização de dados mestre também ajuda a ter uma visão clara de toda a rede de fornecedores do seu negócio e, com isso, realizar negociações melhores.

Higienização de dados

A higienização de dados também ajuda a evitar duplicidades, mas também deve ser usada para identificar informações incompletas, desatualizadas, conflitantes, entre outras.

Esse é um recurso que gera mais segurança para os gestores e seus times, pois garante o acesso a dados realmente atualizados e confiáveis.

Enriquecimento de dados

O enriquecimento de dados, por sua vez, fecha essa tríade e é fundamental para a captação de outros dados mestres dos fornecedores, em complemento àquelas que sua empresa já tem.

Com isso, você terá cadastros de fornecedores muito mais completos, com todas as informações necessárias para melhorar a sua cadeia de abastecimento e fluxo produtivo e operacional.


Modernize your supplier management today

Fill out the form below and discover the most complete and integrated SRM platform in Brazil.



Como a Linkana ajuda sua empresa na gestão desses dados?

A Linkana ajuda sua empresa na gestão desses dados porque nosso sistema conta com tecnologias como Machine Learning, Inteligência Artificial e Big Data. Com isso, todos os processos que envolvem o gerenciamento de dados são feitos de forma automática, com muito mais rapidez e precisão.

O software de gestão de fornecedores da Linkana é uma solução completa que vai de ponta a ponta. Nossa ferramenta vai desde a consulta do CNPJ da empresa fornecedora à homologação completa.

Além disso, somos o único sistema que resolve a maior falha de procurement do momento, que é a ausência de uma base de dados de fornecedores compartilhada.

Somente a Linkana oferece o chamado Perfil Universal do Fornecedor, que consiste em dados e documentos de fornecedores reaproveitados em rede, por meio do compartilhamento de informações atualizadas entre múltiplos compradores, recurso que acelera processos de forma automatizada e sem burocracia.

Outros diferenciais do nosso software são:


  • MELHORES INSIGHTS → Nossos scores, ratings e certificações proprietários são construídos e compartilhados com a inteligência das maiores corporações do Brasil, garantindo aderência às melhores práticas e exigências de mercado.


  • PLUG N' PLAY →  Conecte seu sistema legado, ERP ou e-procurement com nossa fundação de dados de fornecedores, tornando-a sua fonte única de verdade, dinâmica e 100% integrada em questão de minutos.


Achou interessante e quer saber o que mais a Linkana tem a oferecer para aprimorar a gestão de dados de fornecedores da sua empresa? Então preencha agora mesmo o formulários abaixo!

Radically optimize your supplier management

Sign up below and discover how to reduce supplier registration and approval time by up to 80%.

OTHER CONTENTS

Discover more news and trends in the procurement market