Resources

ESG

ESG

ESG

D&B ESG: o que é e por que verificar esse rating de fornecedores?

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

August 28, 2023

August 28, 2023

August 28, 2023

D&B ESG é uma ferramenta voltada especialmente para o gerenciamento de riscos socioambientais e de governança, com foco no aumento da resiliência da cadeia de suprimentos.

Essa é uma das funcionalidades oferecidas pela Dun & Bradstreet, empresa global de informações comerciais e de crédito, que trabalha com soluções que ajudam as companhias a aumentar suas receitas, gerenciar riscos e conformidade, visando melhorar a gestão como um todo.

No que se refere pontualmente à solução D&B ESG, o principal objetivo é ajudar os usuários da ferramenta a ter bons insights, que contribuam para aprimorar a seleção de parceiros comerciais.

Quanto a isso, vale ter em mente que os parceiros afetam diretamente a dinâmica de atuação da empresa contratante, bem como a imagem e o faturamento.

Os fornecedores, por sinal, devem ser vistos e tratados como um dos pilares de crescimento de qualquer companhia. Porém, para isso, é primordial seguirem boas práticas ESG, a fim de não afetar os contratantes.

Quer saber como as soluções como a oferecida pela Dun & Bradstreet favorecem a gestão de riscos ESG do seu negócio? Quais outras ferramentas podem ser usadas para essa finalidade?

Siga a leitura deste artigo e confira essas e outras respostas sobre esse tema tão relevante!

Quem é a D&B, Dun & Bradstreet?

A Dun & Bradstreet é uma empresa que oferece dados comerciais abrangentes e insights analíticos, a fim de atender às necessidades comerciais de variados mercados. Seus recursos são voltados para avaliações de risco de crédito, análises financeiras e levantamento de diversas informações sobre empresas de todo o mundo. 

Fundada em 1841, em Nova York, a Dun & Bradstreet se apresenta como líder global de dados e análises de decisão de negócios, com ferramentas voltadas para:

  • pequenas empresas;

  • finanças;

  • vendas e marketing;

  • riscos e conformidade de terceiros;

  • setor público.

O que é D&B ESG? 

D&B ESG é uma das soluções da Dun & Bradstreet, direcionada especificamente para análise de riscos ambientais, sociais e de governança de potenciais parceiros de negócio.

O principal objetivo dessa ferramenta é gerar análises de sustentabilidade de terceiros que permitam a avaliação e o rastreamento das práticas ESG adotadas, além da mensuração do desempenho dessas condutas.

A ideia da solução D&B ESG é, portanto, gerar insights que orientem as tomadas de decisão de empresas que consideram a adoção de princípios socioambientais e de governança, por parte de terceiros, primordiais para a formação de parcerias comerciais.


Modernize your supplier management today

Fill out the form below and discover the most complete and integrated SRM platform in Brazil.


Como funciona o rating ESG da D&B? 

O rating ESG da D&B funciona a partir da organização de 13 temas, distribuídos em 31 categorias específicas para esse conceito.

Algumas das análises que contemplam essa estrutura são:

  • CDP, Carbon Disclosure Project: organização internacional sem fins lucrativos voltada para mitigação de mudanças climáticas;

  • SASB, Sustainability Accounting Standards Board: organização independente que padroniza informações contábeis de sustentabilidade;

  • TCFD, Task Force on Climate-related Financial Disclosures: força-tarefa de divulgações financeiras relacionadas ao clima;

  • PRI da ONU: princípios definidos pelas Nações Unidas com foco em investimentos responsáveis;

  • ODS da ONU: objetivos de desenvolvimento sustentável determinados pela Organização das Nações Unidas; 

  • GRI, Global Reporting Initiative: organização internacional sem fins lucrativos pioneira na padronização de relatórios de sustentabilidade.

Com a ferramenta D&B ESG, é possível identificar, analisar e compreender riscos ambientais, sociais e de governança apresentados na cadeia de fornecedores de uma empresa.

Para gerar esses insights, a ferramenta conta dados de desempenho de sustentabilidade de mais de 73 milhões de companhias públicas e privadas, distribuídas em mais de 170 países.

Dica de leitura: "Relatórios GRI: o que são, quais as regras e como aplicar"



Por que verificar o rating ESG de fornecedores?

Verificar o rating ESG de fornecedores é uma das maneiras de proteger seu negócio dos riscos gerados pela não adoção de boas práticas (por parte desses terceiros) voltadas para o atendimento desses três pilares.

Em outras palavras, significa mensurar quanto as empresas fornecedoras que compõem, ou irão compor a cadeia de suprimentos da sua companhia, estão comprometidas com questões ambientais, sociais e de governança.

Negligenciar a importância do conceito ESG em uma parceria comercial — como a contratação de fornecedores —, tende a gerar uma série de transtornos para sua empresa. 

Por exemplo, lidar com um fornecedor que promove desmatamento ilegal, fomenta a escravidão moderna, está envolvido em crimes como corrupção e lavagem de dinheiro, entre outras práticas ilícitas, traz os seguintes riscos para seu negócio:

  • financeiros;

  • jurídicos;

  • reputacionais;

  • de imagem;

  • de desabastecimento;

  • e outros.

Esses, por sua vez, afetam negativamente o relacionamento com seus clientes finais, investidores e demais stakeholders, levando, consequentemente, à queda no volume de vendas e perdas financeiras.

Dependendo do caso, do risco ESG gerado e do grau de comprometimento e envolvimento da sua companhia, o resultado pode ser a interrupção das atividades e, em situações mais extremas, até mesmo a falência.

Como consultar os ratings ESG?

Ferramentas como a oferecida pela Dun & Bradstreet acabam tendo uma aderência para empresas internacionais ou de maior porte. Isso acontece pois normalmente são soluções mais caras, de menor aderência às peculiaridades do mercado brasileiro. 

Entretanto, para uma análise mais adequada e automatizada de toda sua cadeia de fornecimento, existem outros produtos no mercado que facilitam a consulta de ratings ESG. Inclusive, há aquelas voltadas especificamente para a gestão de fornecedores brasileiros, como é o caso do Linkana ESG Rating.

O Linkana ESG Rating é uma solução que mensura automaticamente o nível de envolvimento de empresas fornecedoras com princípios ambientais, sociais e de governança.

Por meio de pontuações atribuídas a dados apresentados pelos próprios fornecedores, esse recurso ajuda você a identificar e analisar essas ameaças e, com isso, ponderar se vale a pena assumi-las ou se é mais seguro buscar por outra empresa fornecedora para a supply chain.

Neste vídeo com Leo Cavalcanti, CEO e cofundador da Linkana, você confere mais detalhes sobre o Linkana ESG Rating.

https://www.youtube.com/watch?v=T1DmQi-JmKQ

De quais outras formas a Linkana aprimora sua gestão de fornecedores? 

A Linkana é a primeira fundação de dados de fornecedores compartilhada do Brasil. Nossa base de dados de perfis universais de fornecedores possibilita que compradores analisem e homologuem fornecedores em alguns cliques. 

Com isso, aceleramos radicalmente os processos de onboarding, análise e monitoramento de fornecedores, permitindo o uso de dados e insights compartilhados entre as maiores corporações do nosso país.

Preencha agora o formulário abaixo e descubra como levar todas essas ferramentas para seu negócio!


Radically optimize your supplier management

Sign up below and discover how to reduce supplier registration and approval time by up to 80%.

OTHER CONTENTS

Discover more news and trends in the procurement market