Resources

Gestão de Fornecedores

Gestão de Fornecedores

Gestão de Fornecedores

Como consultar a razão social de uma empresa fornecedora? 

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

July 10, 2023

July 10, 2023

July 10, 2023

Consultar razão social de uma empresa fornecedora é um processo que consiste na busca da nomenclatura criada para identificar esse negócio.

Assim como as pessoas físicas recebem nomes ao nascer, os quais são registrados em certidões de nascimento, as empresas também os recebem no momento da abertura.

Nesse contexto, é válido ressaltar que a razão social é o termo que aparece nos documentos empresariais, funcionando como uma espécie de identidade jurídica da companhia

É esse nome que consta em documentações oficiais como o contrato social, notas fiscais e contratos firmados para prestação de serviços ou oferta de insumos e matérias-primas.

Entre os motivos pelos quais o nome jurídico de uma empresa é tão importante, é que a partir dele o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) é feito. Além disso, esse termo tem relação direta com o formato jurídico escolhido pela companhia.

Em uma gestão de fornecedores realmente completa e eficaz, é fundamental se atentar a esse nome, a fim de garantir parcerias firmadas de acordo com parâmetros legais, condição que ajuda a mitigar diversos riscos para o seu negócio.

Por conta disso, é essencial saber como consultar a razão social de um fornecedor que pretende trazer para sua rede de abastecimento. E é justamente sobre isso que falaremos neste artigo. Então, continue a leitura e confira!

O que é razão social?

Razão social é o nome jurídico de uma empresa. Esse é o termo que identifica legalmente um negócio e, por conta disso, é ele que aparece em documentos oficiais, bem como em impostos, registro em órgãos fiscalizadores como a Receita Federal, entre outros.

Quando um empreendedor precisa descobrir como escolher razão social para a empresa que está abrindo, é importante definir um termo que se relacione às atividades exercidas, ou que carregue o nome do sócio ou uma combinação dos nomes dos sócios, quando há mais de um fundador.

Somado a esse ponto, a razão social de uma empresa deve apontar seu formato jurídico. Por exemplo, uma companhia denominada João e Maria Produtos Médicos LTDA, significa que essa é uma Sociedade de Responsabilidade Limitada.

Observar isso durante a gestão de fornecedores é uma maneira de identificar o porte da empresa que pretende contratar e, com isso, prever se é compatível ou não o volume de fornecimento que seu negócio demanda.

Sugestão de leitura: "Critérios de qualificação de fornecedores: quais são e como analisar?"

Modernize your supplier management today

Fill out the form below and discover the most complete and integrated SRM platform in Brazil.

Razão social e nome fantasia se referem ao mesmo termo?

Outro ponto importante que você precisa saber antes de aprender a como consultar razão social de um fornecedor é que esse termo difere de nome fantasia.

Enquanto a razão social é a nomenclatura que identifica juridicamente uma empresa e que, por conta disso, aparece em todos os documentos oficiais, o nome fantasia é a nomenclatura usada para identificar popularmente a companhia.

O nome fantasia também deve ser escolhido no momento da abertura do CNPJ, considerando que esse será o nomenclatura comercial da marca. Ou seja, aquele será usado para divulgação pública, campanhas de marketing e outras estratégias relacionadas.

Usando novamente o exemplo que demos da razão social "João e Maria Produtos Médicos LTDA", o nome fantasia desse fornecedor poderia ser, por exemplo, "Health and Life", "MedicPro", entre diversos outros. 

Dica! Este artigo também ajudará você a melhorar sua gestão de fornecedores: "Como deve ser feita a emissão de CNPJ de fornecedores? Veja na prática"

Como consultar a razão social de uma empresa?

Para consultar a razão social de uma empresa fornecedora, há algumas ferramentas que podem ser utilizadas. Aqui, trouxemos duas das mais relevantes para essa atividade, que são:

  • Consulta CNPJ da Linkana;

  • Redesim.

Consulta CNPJ da Linkana

O Consulta CNPJ da Linkana é uma ferramenta on-line e totalmente gratuita que pode ser acessada por qualquer pessoa física ou jurídica que queira consultar dados de empresas brasileiras.

Além de conseguir consultar razão social de fornecedores apenas com o nome fantasia ou número do CNPJ, nessa solução você tem acesso fácil, rápido e seguro a diversas consultas públicas essenciais para uma boa gestão de fornecedores. São elas:

  • consulta do cartão CNPJ;

  • Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas;

  • Certidão Negativa de Tributos Federais;

  • Certificado de Regularidade do FGTS;

  • consulta do CEIS, Cadastro Nacional de Empresas Inidôneas e Suspensas;

  • consulta do CNEP, Cadastro Nacional de Empresas Punidas;

  • consulta do CEPIM, Cadastro de Entidades Privadas Sem Fins Lucrativos Impedidas;

  • consulta do Sintegra, Sistema Integrado de Informações sobre Operações Interestaduais com Mercadorias e Serviços.

No que se refere à razão social, especificamente falando, esse termo aparece logo na primeira tela após você digitar o CNPJ do fornecedor que está analisando, assim como várias outras informações relacionadas ao cadastro da empresa.

consulta CNPJ sistema Linkana

Redesim

A segunda alternativa é por meio da Redesim, Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios. 

A Redesim é uma ferramenta do Governo Federal criada para simplificar o processo de registro e legalização de negócios

Uma das vantagens desse recurso é que ele permite a consulta de razão social pelo nome fantasia, caminho que também dá acesso a outras informações e dados da companhia, por exemplo:

  • número do CNPJ;

  • situação cadastral;

  • dados de contato;

  • tipo de estabelecimento.

Porém, o ponto negativo fica por conta da obrigatoriedade de ter senha de acesso cadastrada no portal gov.br, o que pode não ser tão dinâmico para o dia a dia do time de compras e procurement.

Dica! Não tem o número do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica do fornecedor para fazer a consulta de razão social pelo CNPJ? Não se preocupe! Confira o passo a passo de como conseguir esse dado no artigo: "Como saber o CNPJ da empresa? Tutorial para ajudá-lo na pesquisa"

O que mais você precisa saber sobre a Linkana?

A Linkana é a primeira fundação de dados de fornecedores compartilhada do Brasil. Nossa base de dados de perfis universais de fornecedores permite que compradores busquem, analisem e homologuem fornecedores em alguns cliques. 

Com isso, aceleramos radicalmente processos de onboarding, de análise e de monitoramento de fornecedores — graças aos dados dos fornecedores já preenchidos por eles ou por outra empresa —, permitindo o uso de dados e insights compartilhados entre as maiores corporações do nosso país.

Nossos diferenciais são:

  • PERFIL UNIVERSAL DO FORNECEDOR → Com os perfis de fornecedores compartilhados da Linkana, dados e documentos de fornecedores são reaproveitados em rede, compartilhando informações atualizadas entre múltiplos compradores e acelerando processos de forma automatizada e sem burocracia.

  • MELHORES INSIGHTS → Nossos scores, ratings e certificações proprietários são construídos e compartilhados com a inteligência das maiores corporações do Brasil, garantindo aderência às melhores práticas e exigências de mercado.

  • PLUG N' PLAY →  Conecte seu sistema legado, ERP ou e-procurement com nossa fundação de dados de fornecedores, tornando-a sua fonte única de verdade, dinâmica e 100% integrada em questão de minutos.

Extra! Confira este vídeo com Leo Cavalcanti, CEO e cofundador da Linkana, e entenda como funciona o Linkana ESG Rating, ferramenta de análise automática de riscos socioambientais e de governança que podem ser gerados por fornecedores.

https://www.youtube.com/watch?v=T1DmQi-JmKQ

Preencha agora mesmo o formulário abaixo, converse com um dos nossos especialistas e confira como ter todas essas funcionalidades na sua empresa!

Radically optimize your supplier management

Sign up below and discover how to reduce supplier registration and approval time by up to 80%.

OTHER CONTENTS

Discover more news and trends in the procurement market