Resources

Gestão de Fornecedores

Gestão de Fornecedores

Gestão de Fornecedores

Consultar o CNPJ pelo CPF: qual o jeito mais simples para pesquisar?

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

January 11, 2023

January 11, 2023

January 11, 2023

Na hora de fazer negócios com os parceiros comerciais, as empresas buscam examinar uma série de dados para garantir a idoneidade, confiança e honestidade dos fornecedores. Uma das maneiras de fazer isso é consultar o CNPJ pelo CPF.

Esse tipo de pesquisa é relevante quando uma empresa deseja conhecer melhor seus potenciais compradores. Então, identificar o CNPJ (Cadastro de Pessoas Jurídicas) é a melhor solução. 

No entanto, nem sempre é fácil obter informações detalhadas do CNPJ devido às restrições do CPF, cujo número é sigiloso e as bases públicas não costumam mostrá-lo vinculado a um CNPJ. 

Então, como resolver esse problema?

Para compreender, de modo amplo, como consultar o CNPJ pelo CPF e como descobrir se uma pessoa tem empresa em seu nome, basta ler este artigo até o fim que iremos mostrar de forma simplificada como chegar ao número. Confira!

Qual é a importância de consultar o CNPJ de um fornecedor?

O CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas) trata-se de um requisito básico para o desenvolvimento de qualquer atividade empresarial. Especificamente o registro está em conformidade com a lei quando a empresa encontra-se com posição ativa nos órgãos fiscalizadores. 

Todo empreendimento que deseja ser reconhecido legalmente deve criar um CNPJ. Este número único de identificação do negócio confirma a sua credibilidade perante o Estado e as instituições privadas.

Além do mais, o CNPJ permite que uma organização verifique se um futuro parceiro comercial tem pendências, irregularidades e processos trabalhistas, entre outros problemas.

Com o CNPJ regularizado, um estabelecimento pode:

  • pagar tributos;

  • registrar funcionários;

  • emitir notas fiscais;

  • abrir contas bancárias;

  • pegar empréstimos em bancos;

  • participar de licitações públicas.

Esse levantamento é uma das principais formas de examinar a reputação de um provável fornecedor antes de fechar um negócio e, assim, evitar fraudes e golpes ao lidar com terceirizados.

Leia também: 

Modernize your supplier management today

Fill out the form below and discover the most complete and integrated SRM platform in Brazil.

Afinal, como consultar o CNPJ pelo CPF? 

Existem duas formas de descobrir o CNPJ pelo CPF: via Portal do Empreendedor ou Redesim. Vamos conhecer um a um:

Portal do Empreendedor

Quer saber o número do CNPJ do MEI pelo CPF? Aqui está a solução! O Portal do Empreendedor é um ambiente digital destinado às pessoas cadastradas como MEI (Microempreendedor Individual). No entanto, para verificar a idoneidade de um parceiro você não precisa ter somente o CPF dele, como também sua data de nascimento.  

Esses dados em mãos possibilitam a você acessar o Portal do Empreendedor e clicar no link Emissão de Comprovante. Ao preencher os campos solicitados, serão exibidos os CNPJs vinculados ao CPF consultado. 

Mas, atenção! Esse recurso só é habilitado para o próprio MEI que busca seu registro em caso de esquecimento. Isso significa que esse recurso não é indicado para pessoas alheias que desejam saber como consultar o CNPJ pelo CPF. 

No caso de microempresas e empresas de pequeno e médio porte, não consideradas MEI, não é possível descobrir o CNPJ pelo CPF. Isso porque, como já falamos, o cadastro de pessoas físicas é sigiloso e há outras informações sensíveis atreladas a ele. 

Por isso, se você quer consultar um CNPJ pelo CPF, é interessante rastreá-lo via outras referências, como o nome da instituição.

Redesim 

Outra solução viável é investigar o CNPJ por meio de uma pesquisa utilizando a razão social ou nome fantasia. 

Para isso, você deve acessar a Redesim (Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios) disponível pelo Governo Federal e seguir os cinco passos listados abaixo:

  1. selecione “Consulta Pessoa Jurídica”;

  2. escolha a opção “Pesquisa por Nome Empresarial ou Título do Estabelecimento”;

  3. crie ou faça um login no portal gov.br, com CPF e senha;

  4. selecione a opção “Tipo de pesquisa” e altere o filtro de busca optando por “nome empresarial” ou “nome fantasia”;

  5. digite o título, preencha a situação cadastral e a UF e, então, clique em pesquisar.

Depois de finalizado o processo, a Redesim irá exibir os dados da instituição verificada, como o CNPJ, a situação cadastral, as atividades, o quadro societário e o capital.

Como descobrir o número do CNPJ pelo nome?

Dúvidas sobre como saber se a pessoa tem CNPJ no nome? Pois bem, você deve obter o CNPJ pelo CPF para descobrir os dados de uma empresa pelo nome.

Para isso, você pode acessar o site “Consulta CNPJ da Linkana”. Na nossa plataforma, você faz uma consulta gratuita em poucos segundos.

Além de recorrer às pesquisas essenciais do CNPJ, a Linkana direciona a pesquisa para averiguação de comprovantes oficiais de regularidade fiscal, como:

Outro ponto positivo para ter o site da Linkana como seu parceiro é que indicamos quem são os sócios que compõem um estabelecimento. Assim, é possível compreender quantas pessoas jurídicas têm empresa em seu próprio nome. 

Quando consultar o CNPJ de uma empresa?

Quais momentos farão você consultar o CNPJ de uma empresa? 

Confira alguns:

  • para saber se ela é ativa ou legalizada na Receita Federal;

  • antes de fechar um negócio. Nesse caso, avalie se a parceria é confiável;

  • para saber se o empreendedor honra seus compromissos diários;

  • para obter relatórios detalhados sobre uma instituição. Por isso, recomenda-se a Linkana, que, além dos dados tradicionais, traz o quadro societário e a consulta do Sintegra.

Quer ter acesso ao quadro societário, certificação de regularidade do FGTS e cartão CNPJ entre outros dados de fornecedores? Nosso infográfico simplifica o passo a passo. Faça o download agora mesmo!

Como fazer um levantamento completo sobre os fornecedores? 

Ao longo deste artigo, percebemos que, mais do que consultar o CNPJ pelo CPF, você também pode adquirir informações completas pelo nome de um fornecedor, um serviço realizado pela Linkana.

E, além de estar por dentro do registro dos fornecedores, é importante conhecer seus desempenhos profissionais. 

Portanto, é vital certificar-se de que os fornecedores estão com as documentações em dia e não têm autuações ambientais, embargos ou trabalhadores em condições análogas à escravidão, além de averiguar a quantidade de ações trabalhistas, por exemplo. 

Sendo assim, indicamos a Avaliação de Performance de Fornecedores da Linkana. Nosso serviço mostra todos os indicadores do seu fornecedor, tais como: prazo de entrega e qualidade dos serviços ou preços.

Com essas informações reunidas e centralizadas, é possível criar um histórico do serviço do seu fornecedor, tendo conhecimento dos melhores fornecedores e daqueles que não estão entregando de acordo com o esperado.

Somos o #SRMDoFuturo, feito para o #CompradorDoFuturo.

Entre em contato com um dos nossos especialistas agora mesmo.

Radically optimize your supplier management

Sign up below and discover how to reduce supplier registration and approval time by up to 80%.

OTHER CONTENTS

Discover more news and trends in the procurement market