Resources

Gestão de Fornecedores

Gestão de Fornecedores

Gestão de Fornecedores

Consulta do Sintegra: por que e como fazer na gestão de fornecedores?

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

June 29, 2023

June 29, 2023

June 29, 2023

A consulta do Sintegra consiste em verificar junto ao Sistema Integrado de Informações sobre Operações Interestaduais com Mercadorias e Serviços se uma determinada empresa está em dia com a entrada e saída do ICMS.

O ICMS é o Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação. Trata-se de um tributo federal incidente sobre produtos e/ou serviços que circulam entre diferentes localizações (cidades e estados).

O Sintegra foi criado com o objetivo de ajudar o governo a controlar de maneira mais ativa e pontual o repasse desse tributo, a fim de evitar fraudes e sonegações que podem onerar os cofres públicos.

Trazendo esse contexto para a gestão de fornecedores, ao fazer a consulta do Sintegra você tem a chance de verificar se uma empresa fornecedora que pretende contratar, ou que já está na sua base, está em dia com esse compromisso fiscal.

Ao fazer essa constatação, você protege seu negócio de diversos riscos, especialmente se considerarmos o fato de que o não pagamento do ICMS é caracterizado como um crime contra a ordem tributária, passível de multa e pena de detenção.

Como você deve estar imaginando, se relacionar com um fornecedor nessa condição pode afetar seriamente a reputação da sua marca, gerar perdas financeiras, entre outros prejuízos relacionados.

Para evitar esses transtornos, confira agora o que é Sintegra do CNPJ e como realizar essa consulta.

O que é consulta do Sintegra?

A consulta do Sintegra é o processo de verificação da compliance de uma empresa em relação à entrada e saída do ICMS.

O Sistema Integrado de Informações Sobre Operações Interestaduais com Mercadorias e Serviços (Sintegra), tem como principal objetivo centralizar, em um único ambiente virtual, todas as informações relacionadas a esse imposto e enviá-las corretamente para os fiscos de cada estado.

De participação obrigatória a todos os negócios que emitem nota fiscal ou que realizam a escrituração por meio de livros fiscais (exceto MEI, Microempreendedor Individual), o Sintegra usa essas emissões como base para unificar informações sobre o recolhimento do ICMS por seus contribuintes.

Como dissemos logo na abertura deste artigo, deixar de recolher esse imposto pode gerar para a empresa o pagamento de multas, e para seus responsáveis pena de detenção que pode variar entre seis meses e dois anos, conforme descrito em matéria do site Agência Brasil.

Confira também: "Como emitir a Certidão de Regularidade Fiscal em apenas 3 passos?"

Por que a consulta do Sintegra é importante para a gestão de fornecedores?

Por conta dessas penalidades e do fato que sonegar ICMS é considerado um crime tributário, ao realizar a gestão de fornecedores do seu negócio é fundamental fazer a consulta do Sintegra. 

Com essa atividade, você protege sua empresa, pois consegue identificar riscos que podem surgir ao relacioná-la a uma companhia que pratica esse tipo de violação.

Quanto a isso, é bem importante destacarmos que trazer, ou manter, na sua rede de abastecimento fornecedores que não estão em compliance, pode afetar seriamente a imagem da sua marca perante os stakeholders.

Por consequência do comprometimento reputacional, a tendência é haver perda de clientes e de investidores, condição que leva à queda de faturamento, impactando diretamente no posicionamento de mercado e no crescimento do negócio.

Isso sem falar do risco de desabastecimento que pode acontecer quando a empresa fornecedora é autuada pelo fisco estadual. Em situações desse tipo, o pagamento de multas ou a detenção dos responsáveis pode, até mesmo, levar o fornecedor à falência, deixando seus contratantes sem fornecimento de insumos e/ou serviços.

Dica! Aproveite e leia também: "Due diligence de fornecedores: o que é e por que adotar essa prática?"

Modernize your supplier management today

Fill out the form below and discover the most complete and integrated SRM platform in Brazil.

Como fazer a consulta do Sintegra?

Uma das melhores maneiras de verificar o Sintegra de uma empresa é utilizando o Consulta CNPJ da Linkana.

O Consulta CNPJ da Linkana é uma ferramenta online e totalmente gratuita que, além de facilitar a consulta a esse sistema, também contribui para a verificação e emissão de:

  • consulta do cartão CNPJ;

  • Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas;

  • Certidão Negativa de Tributos Federais;

  • Certificado de Regularidade do FGTS;

  • consulta do CEIS, Cadastro Nacional de Empresas Inidôneas e Suspensas;

  • consulta do CNEP, Cadastro Nacional de Empresas Punidas;

  • consulta do CEPIM, Cadastro de Entidades Privadas Sem Fins Lucrativos Impedidas.

Como funciona o Consulta CNPJ Linkana?

O funcionamento do Consulta CNPJ Linkana é bem simples, bastando inserir o nome ou o número do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica da empresa que deseja consultar na ferramenta e, na tela seguinte, clicar em "Consulta do Sintegra — fazer consulta".

Dica! Caso não tenha o CNPJ do fornecedor que será consultado, confira o passo a passo de como descobrir esse dado no artigo "Como saber o CNPJ da empresa? Tutorial para ajudá-lo na pesquisa"

tela do sistema da Linkana para consulta de CNPJopções de certidões que pode ser consultadas pelo sistema da Linkana

O que mais a Linkana oferece para sua empresa?

A Linkana é a primeira fundação de dados de fornecedores compartilhada do Brasil. Nossa base de dados de perfis universais de fornecedores permite que compradores busquem, analisem e homologuem fornecedores em alguns cliques. 

Com isso, aceleramos radicalmente processos de onboarding, de análise e de monitoramento de fornecedores — graças aos dados dos fornecedores já preenchidos por eles ou por outra empresa —, permitindo o uso de dados e insights compartilhados entre as maiores corporações do nosso país.

Em comparação a outros softwares de gestão de fornecedores disponíveis no mercado, nossos diferenciais são:

  • MELHORES INSIGHTS → Nossos scores, ratings e certificações proprietários são construídos e compartilhados com a inteligência das maiores corporações do Brasil, garantindo aderência às melhores práticas e exigências de mercado.

  • PLUG N' PLAY →  Conecte seu sistema legado, ERP ou e-procurement com nossa fundação de dados de fornecedores, tornando-a sua fonte única de verdade, dinâmica e 100% integrada em questão de minutos.

  • PERFIL UNIVERSAL DO FORNECEDOR → Com os perfis de fornecedores compartilhados da Linkana, dados e documentos de fornecedores são reaproveitados em rede, compartilhando informações atualizadas entre múltiplos compradores e acelerando processos de forma automatizada e sem burocracia.

Extra! Confira com Leo Cavalcanti, CEO e cofundador da Linkana, como funciona o Perfil de Fornecedores Certificados!

https://www.youtube.com/watch?v=JzgyPBzCH6E&t=51s

Não perca mais tempo! Preencha agora mesmo o formulário abaixo, converse com um dos nossos especialistas e leve todas as soluções da Linkana para sua empresa!

Radically optimize your supplier management

Sign up below and discover how to reduce supplier registration and approval time by up to 80%.

OTHER CONTENTS

Discover more news and trends in the procurement market