Gestão de riscos

Gestão de riscos

Gestão de riscos

O que caracteriza concorrência desleal? Entenda os perigos desse conflito

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

June 6, 2022

June 6, 2022

June 6, 2022

Entre as análises para criação de um planejamento estratégico de negócio está o estudo da concorrência que envolve saber quem são os concorrentes, o que eles oferecem no mercado, como se posicionam, estratégias de marketing, etc. Isso orienta a definição de diferenciais para a empresa que está sendo criada e também evita fazer uma concorrência desleal

Esse terreno é bastante conflituoso e exige que os negócios valorizem a ética em suas ações acima de tudo para que a concorrência seja saudável.

Por isso, é importante entender o que caracteriza concorrência desleal, os riscos que esse posicionamento pode ter, quais os tipos de conflitos que existem e como criar regras para evitá-los.

Continue lendo e entenda cada um desses tópicos para competir de forma ética dentro do seu mercado e trabalhar com fornecedores que valorizem esse princípio.

Boa leitura!

O que caracteriza concorrência desleal?

A concorrência desleal é caracterizada quando uma empresa executa uma ação ou toma uma atitude de negócio que prejudica outra, usando de técnicas ilegais ou abusivas para atrair clientes com o objetivo de prejudicar o concorrente.

No Brasil, não existe uma lei específica para este assunto, mas a Lei nº 9.279 de 1996, chamada de Lei de Propriedade Industrial, estabelece em seu capítulo quatro o que é considerado crime de concorrência desleal.

Ao todo, são 14 itens que descrevem as ações que são consideradas desleais e, a partir delas, as empresas que se sentirem lesadas podem acionar a justiça para exigir as devidas correções.

O responsável pela marca pode ser condenado por concorrência desleal podendo cumprir pena de detenção de três meses a um ano ou pagamento de multa, com valor determinado em juízo, após a avaliação dos danos causados.

Concorrência saudável

A concorrência saudável, por sua vez, é aquela que segue os princípios da livre concorrência de mercado, o que permite que as marcas ocupem seu espaço e usem estratégias lícitas para atrair clientes de acordo com seus diferenciais.

Para permitir que marcas grandes e pequenas coexistem sem que uma se sobreponha de forma desleal a outra, o Estado é o responsável por criar políticas econômicas e ações reguladoras que favoreçam os diferentes tipos de negócio de forma justa.

Modernize your supplier management today

Fill out the form below and discover the most complete and integrated SRM platform in Brazil.

Quais os riscos de não identificar conflitos de interesse?

Entender o que caracteriza concorrência desleal é importante para que uma empresa esteja atenta às suas próprias estratégias e seja ética no trato com os concorrentes.

Essa postura vai evitar possíveis processos ou mesmo prejuízos a marca que fica manchada quando um episódio de deslealdade vem a público.

Em paralelo, os cuidados em relação à concorrência desleal também se estendem para a seleção de fornecedores. Fazer um background check é uma etapa fundamental para homologar parceiros idôneos e com uma “ficha limpa” em relação às suas informações comerciais e financeiras.

Não ter esse cuidado pode resultar em ser implicado em condutas antiéticas do fornecedor como acesso a informações sigilosas de outra empresa concorrente e acusações de tirar proveito por meio dos serviços do fornecedor. 

Por isso, a equipe de compras deve ser rigorosa no momento da procura de fornecedores e pesquisar a fundo sobre um parceiro em potencial, conhecendo melhor seu serviço, seu posicionamento e suas práticas de mercado.

Dificilmente, quando surge uma necessidade na empresa, apenas um fornecedor é considerado. Vários são buscados nesse processo, então, é importante observar o que eles têm em comum e se existe alguma postura que caracteriza a concorrência desleal.

Quais são os tipos de concorrência desleal?

De acordo com a Lei de Propriedade Industrial, existem dois tipos de concorrência desleal:

  • Concorrência desleal específica: são 14 ações no total, descritas no artigo 195 da Lei, o que contribui para sua comprovação. Então, ao identificar uma ação desleal em uma relação comercial, a empresa lesada pode entrar com uma ação penal ou civil.

  • Concorrência desleal genérica (artigo 209): quando uma empresa identifica nas ações de outra atos que acarretam prejuízos, pode entrar com ação contra os danos e perdas causados, mesmo que a conduta não esteja entre as descritas na Lei. Esses casos, geralmente, são mais complexos em relação à coleta de provas necessárias para comprovar que a concorrência desleal aconteceu.


Alguns dos principais exemplos de concorrência desleal específica que são mais fáceis de identificar e comprovar são:

Falar mal do concorrente (difamação)

Ao difamar, ou seja, falar mal de uma empresa concorrente fazendo afirmações falsas publicamente ou divulgando essas informações para obter vantagens é considerado concorrência desleal.

Isso porque a exposição dessa fala vai prejudicar a imagem do concorrente, induzindo o público a pensar mal dele e favorecer o outro negócio que presta o mesmo serviço (no caso, o difamador).

Desvio de clientela

Quando uma marca se apropria de características de outra, seja por meio de elementos visuais, nome, slogan, entre outros, e cria uma versão similar propositalmente para gerar confusão e desviar a cliente é considerado um ato de concorrência desleal.

Outros ativos de propriedade industrial que forem apropriados indevidamente como patentes, desenhos e marcas registradas também são classificados como atos desleais.

Para que não aconteça a apropriação de elementos ou o roubo de uma marca, a principal recomendação é que as empresas façam o registro de marca no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI)

Dessa forma, o uso legítimo da composição que caracteriza a identidade visual do negócio é exclusivo da empresa que o registrou.

Concorrência parasitária

Provavelmente, você já identificou no mercado marcas pequenas vendendo itens muito similares ou até iguais aos modelos de marcas de luxo. 

Nesse caso, mesmo que a intenção não seja roubar clientela, uma vez que cada empresa atinge públicos diferentes pela natureza dos seus produtos, o caso é classificado como concorrência parasitária e desleal. 

O problema é que ao criar um item falsificado, a empresa se apropria indevidamente da propriedade intelectual de outra e ainda ganha uma vantagem competitiva ilícita em cima do trabalho de outra marca.

Para evitar qualquer um dos tipos de concorrência desleal, estabeleça regras de compliance claras para o seu negócio e também para a seleção de fornecedores. 

Quer aprender mais sobre esse assunto? Leia também o artigo: Compliance empresarial: o que é + como aplicar + vantagens.

Melhore a gestão de fornecedores da sua empresa

Além de evitar a contratação de fornecedores que praticam concorrência desleal, uma consulta de dados empresariais detalhada ajuda a criar uma rede de parceiros mais forte e confiável.

Com a ajuda de um software de gestão de fornecedores, você faz a homologação e avaliação das empresas de forma rápida e sem burocracia com monitoramento automatizado. 

O software da Linkana dá suporte para essa operação por meio de tecnologias inteligentes focadas na automatização de consultas públicas de CNPJ e uma série de outras funcionalidades. 

Revolucione a gestão de dados de fornecedores da sua empresa preenchendo o formulário abaixo agora:

Radically optimize your supplier management

Sign up below and discover how to reduce supplier registration and approval time by up to 80%.

OTHER CONTENTS

Discover more news and trends in the procurement market