Resources

Gestão de Fornecedores

Gestão de Fornecedores

Gestão de Fornecedores

Como consultar o CNPJ na Redesim? Saiba se o seu fornecedor está ativo no mercado

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

November 12, 2022

November 12, 2022

November 12, 2022

Todo cuidado é pouco na hora de contratar uma empresa. Isso porque, infelizmente, nem todo negócio é idôneo. Desse modo, para se proteger de possíveis fraudes e golpes que possam prejudicar a reputação da sua empresa, é fundamental ser estratégico. Neste contexto, saber como consultar o CNPJ na Redesim representa uma ótima medida. 

Mas, o que é a Redesim? A sigla se refere à Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios. 

Basicamente, este sistema gera acesso a serviços essenciais, como coleta de dados, aquisição de novas licenças e consulta prévia do CNPJ, recurso que mostra quando uma empresa não existe mais, ou seja, não está mais cadastrada na Receita Federal ou encontra-se em situação irregular.

Imagine contratar um fornecedor e descobrir que seu CNPJ é inexistente?

Pois bem, para evitar uma futura dor de cabeça, ao longo deste artigo, vamos explicar como consultar o CNPJ na Redesim de um jeito fácil e prático. 

Mas, antes disso, vamos mostrar as funcionalidades da Linkana e entender por que ela pode ser sua plataforma principal para a análise do CNPJ de fornecedores. Vamos lá?

Modernize your supplier management today

Fill out the form below and discover the most complete and integrated SRM platform in Brazil.

Como conhecer o fornecedor ao usar o Consulta CNPJ da Linkana?

A Linkana é o primeiro e maior software de gestão de fornecedores em rede, e possui uma base sólida de dados unificada de perfis de fornecedores certificados para cadastro, risco, qualidade e diversidade.

Com isso, é possível saber, por exemplo, quais são os empregadores em condições análogas à escravidão e a quantidade de ações trabalhistas. 

Para pesquisar as informações de uma empresa, você deve usar o site Consulta CNPJ da Linkana. No campo de pesquisa, você inclui o nome ou o CNPJ.

Na página seguinte, você recebe uma variedade informações importantes que indicam a regularidade de uma empresa, como:

  • situação cadastral;

  • data de abertura;

  • porte;

  • código e descrição da atividade econômica principal;

  • código e descrição das atividades econômicas secundárias;

  • código e descrição da natureza jurídica;

  • endereço completo;

  • endereço eletrônico;

  • telefone, entre outros.


Por fim, você é direcionado a recursos para solicitação de certificações, como a Certidão Negativa de Tributos Federais, de Regularidade do FGTS, CNEP, entre outros. 

Percebeu como é fácil utilizar a nossa ferramenta? Use-a nas suas pesquisas.

No entanto, mesmo que você tenha o serviço completo da Linkana, talvez queira saber, por curiosidade, como consultar o CNPJ na Redesim. Pois bem, a partir de agora vamos explicar o conceito e o passo a passo da pesquisa. Confira!


Leia também: Como consultar o CNPJ de uma empresa?

Qual é o objetivo da Redesim? 

A Redesim é uma plataforma que simplifica o processo de registro e legalização de empresas e de pessoas jurídicas. 

Criado pelo Governo Federal, o sistema busca minimizar os problemas na hora de abrir e legalizar as empresas, uma vez que a burocracia na emissão de certificações atrapalha e fragiliza o objetivo de PJs tornarem-se empreendedores. 

Conforme a legislação, o registro é regido pela Lei 11.598/2007, que diz o seguinte: 

“Art. 2o Fica criada a Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios – REDESIM, com a finalidade de propor ações e normas aos seus integrantes, cuja participação na sua composição será obrigatória para os órgãos federais e voluntária, por adesão mediante consórcio, para os órgãos, autoridades e entidades não federais com competências e atribuições vinculadas aos assuntos de interesse da Redesim.”

Ainda, a Redesim é comandada pelo Comitê de Gestão da Rede Nacional para Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (CGSIM), departamento que atualmente faz parte do Ministério da Economia.


Como consultar o CNPJ na Redesim? 

Para saber como consultar o CNPJ na Redesim, o processo é simples. Veja o passo a passo:

  • 1. Acesse o portal da Redesim;

  • 2. Clique em “Consulta Pessoa Jurídica”;

  • 3. Clique em “Pesquisa por nome empresarial ou título do estabelecimento”;

  • 4. Acesse a sua “conta gov.br”. Aqui, você poderá criar ou verificar a sua conta com o uso do CPF;

  • 5. Escolha o tipo de pesquisa de sua preferência: “Nome Empresarial”, “Título do Estabelecimento (Nome Fantasia)” ou “CNPJ”. Lembre-se de que nesta etapa você escolherá a situação cadastral da empresa (ativa, baixada, suspensa, inapta, nula ou todas) e a Unidade Federativa;

  • 6. Clique em “pesquisar”. No campo abaixo, aparecerá o CNPJ da empresa, a situação cadastral e o estado de origem. 


Caso deseje imprimir o arquivo ou salvá-lo, aperte o botão “Gerar PDF”.

Quer ter acesso ao quadro societário, certificação de regularidade do FGTS, cartão CNPJ entre outros dados de fornecedores? Nosso infográfico simplifica o passo a passo. Faça o download agora mesmo!

Redesim ou Linkana?

Ao descobrir como consultar o CNPJ na Redesim, você pode constatar que a ferramenta somente disponibiliza a consulta mediante o nome da empresa, o que representa um procedimento limitado. Isso porque você só terá acesso ao número do Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica e ao seu status. 

Por isso, é mais vantajoso contar com a estrutura de pesquisa da Linkana, que traz informações completas e seguras em apenas um clique. 

A Linkana automatiza, facilita e aprimora o procedimento de cadastro, qualificação e homologação dos fornecedores por meio da coleta, organização e análise de uma série de documentos e informações públicas e privadas para identificar riscos fiscais, operacionais, trabalhistas, ambientais, regulatórios, entre outros, a partir do CNPJ.

Assim, o seu negócio tem um processo de contratação de fornecedores com riscos reduzidos e diminui a probabilidade de futuros problemas em decorrência de irregularidades com os parceiros comerciais.

Quais são as demais funcionalidades da Linkana?

Além da análise do CNPJ, você pode continuar monitorando o serviço dos seus fornecedores, bem como saber quem possui certificados. Ganhe em agilidade e segurança utilizando os seguintes serviços:

Para ter todas essas e mais análises em apenas alguns segundos e ter confiança extrema de que sua empresa está fazendo a contratação correta, converse com um dos nossos especialistas.

Somos o #SRMDoFuturo, feito para o #CompradorDoFuturo. 

Radically optimize your supplier management

Sign up below and discover how to reduce supplier registration and approval time by up to 80%.

OTHER CONTENTS

Discover more news and trends in the procurement market