Resources

Gestão de Fornecedores

Gestão de Fornecedores

Gestão de Fornecedores

ISO 9001: o que é esse certificado, para que serve e como obtê-lo?

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

July 28, 2022

July 28, 2022

July 28, 2022

O certificado ISO 9001 é um selo de qualidade conferido a empresas que atendem normas e diretrizes que visam à melhoria dos seus processos, os quais resultam em mais eficiência na fabricação dos seus produtos e/ou entrega de serviços aos clientes.

Explicando de outra maneira, essa certificação diz respeito à adoção de um Sistema de Gestão de Qualidade (SGA), mecanismo que dá às companhias parâmetros que contribuem para atingirem padrões internacionais de qualidade.

Criada pela International Organization for Standardization, que tem sede em Genebra, na Suíça, as normas da família ISO têm por objetivo estabelecer padrões que podem ser seguidos por empresas de todo o mundo.

No Brasil, a ISO é representada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que revisa essas normas, que podem ser adotadas por negócios dos mais variados portes e segmentos.

A ISO 9001 é uma das mais conhecidas e, ainda que opcional, traz uma série de benefícios para a organização que a implementa, tais como o aumento da confiabilidade da marca e do nível de satisfação dos consumidores.

Quer saber, em detalhes, como funciona essa certificação e suas demais vantagens? Então basta seguir a leitura deste artigo! 

O que é o certificado ISO 9001?

A ISO 9001 é uma norma voltada para o Sistema de Gestão de Qualidade. Como o próprio termo sugere, um dos seus maiores objetivos é contribuir para que as empresas atinjam altos padrões de qualidade. 

A fim de atingir esse objetivo, as diretrizes da ISO têm como foco o aprimoramento dos processos para fabricação de produtos e/ou a entrega de serviços aos consumidores finais, independentemente de ser em um cenário B2B ou B2C.

Para isso, essa norma orienta quanto à documentação de processos, estabelecimento de responsabilidades e diretrizes necessárias para o cumprimento de políticas de qualidade.

Além de fomentar o atendimento de padrões internacionais de qualidade para produtos e serviços, essa ISO também contribuiu para facilitar processos de exportação, visto que ajudará para que as soluções da empresa estejam compatíveis com o esperado por outros países.

Aproveite e leia também: "ISO 31000: o que é e para que serve a Norma Internacional da Gestão de Risco?"

Quais são as vantagens de ter a certificação ISO 9001?

Como dissemos brevemente logo na abertura deste artigo, há uma série de vantagens de contar com uma certificação voltada para o Sistema de Gestão de Qualidade. Entre as que mais se destacam podemos citar:

  • aprimoramento das soluções oferecidas;

  • potencial para elevar o faturamento;

  • melhora da imagem da marca;

  • conquista de reconhecimento internacional.


Aprimoramento das soluções oferecidas

É importante ter em mente que essa norma não tem por objetivo o aumento direto da qualidade dos produtos e/ou serviços de uma empresa. Seu propósito é melhorar a qualidade dos processos que os originam, o que, consequentemente, resulta no aprimoramento das soluções oferecidas pelo negócio.

Isso acontece porque um Sistema de Gestão de Qualidade que segue essa diretriz se torna mais eficiente, otimizado e preciso. Com processos realmente alinhados, a probabilidade de falhas e interrupções diminuem consideravelmente, o que tende a refletir de forma positiva em tudo o que é entregue para os consumidores.

Potencial para elevar o faturamento

E com produtos e serviços melhores, as chances de elevar o faturamento aumentam, visto que o nível de satisfação do público também cresce.

Um dos motivos pelos quais isso acontece é que os clientes passam a ter mais confiança na marca, pois têm a certeza de que não terão problemas com suas aquisições. Com isso, acabam comprando mais e, por vezes, até indicando para outros consumidores.

Para se ter uma ideia de quanto confiança é um fator importante e que influencia diretamente a decisão de compra, um relatório da Edelman, empresa americana de consultoria de relações públicas e marketing, citado em uma reportagem do UOL, revelou que 75% dos consumidores preferem comprar de marcas que confiam, ainda que o preço não seja o mais barato.

Melhora da imagem da marca

Um resultado que pode ser obtido com as duas vantagens anteriores é a melhora da imagem da marca. Afinal, com clientes mais satisfeitos, o nome da empresa se destaca positivamente dos concorrentes e ganha mais espaço no mercado.

Além disso, ter esse selo de qualidade é uma forma de mostrar ao mercado o compromisso da empresa com o aperfeiçoamento dos seus processos e com o atendimento das expectativas dos seus stakeholders.

Conquista de reconhecimento internacional

Ainda no que se refere ao reconhecimento, é fundamental lembrar que a ISO é uma certificação internacional. Ou seja, a partir do momento que uma empresa tem esse selo válido, isso significa que ela está no mesmo patamar de qualidade de processos que outras companhias espalhadas pelo mundo.

Se considerarmos a busca por crescimento e expansão, essa certificação pode contribuir para levar o negócio para atuar em outros países, além do Brasil. 

Sugestão! Este artigo pode interessar a você: "Certificação de fornecedores: tudo o que você precisa saber para garantir a qualidade do seu negócio!"

Como obter a certificação ISO 9001?

Para obter a certificação ISO 9001 é preciso entrar em contato com uma entidade habilitada para fornecer esse certificado, já que a própria International Organization for Standardization não realiza esse trâmite.

Mas, antes disso, é preciso que a empresa implemente o seu Sistema de Gestão de Qualidade, analisando e ajustando questões como:

  • definição de uma equipe voltada para SGA;

  • levantamento dos processos e identificação de pontos de melhoria;

  • extensão da implementação de um sistema de qualidade para toda a empresa;

  • realização de auditoria interna.



Modernize your supplier management today

Fill out the form below and discover the most complete and integrated SRM platform in Brazil.


Quem pode certificar ISO 9001?

Todas as empresas podem se certificar com essa ISO, independentemente de porte ou área de atuação. E embora não seja uma certificação obrigatória, como você pôde ver, ela é cercada de várias vantagens.

Sobre isso, é interessante que você saiba que, mesmo não sendo um critério exigido para as organizações que atuam no mercado B2B, para as que trabalham com exportação é quase que se fosse. O motivo é que pode haver países que só firmam parcerias com negócios que possuem esse certificado.

Ou seja, se você tem foco no mercado internacional, essa ISO se torna bastante importante para a expansão da sua marca.




O que é ISO 9001:2015 e para que serve?

A ISO 9001:2015 é a atualização dessa norma, cuja versão inicial data de 1987 e passou por revisões em 2000, 2008 e a mais recente em 2015.

Para entender tudo sobre essa atualização, leia o artigo: "O que é a ISO 9001:2015, para que ela serve e como implementar essa norma na sua empresa"



Radically optimize your supplier management

Sign up below and discover how to reduce supplier registration and approval time by up to 80%.

OTHER CONTENTS

Discover more news and trends in the procurement market