Resources

Fornecedores

Fornecedores

Fornecedores

Investigação patrimonial: por que verificar seus fornecedores?

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

December 28, 2023

December 28, 2023

December 28, 2023

A investigação patrimonial é um processo que tem por objetivo levantar todos os bens e ativos pertencentes a uma pessoa física ou jurídica, a fim de encontrar registros que foram ocultados. Essa atividade identifica tudo o que está em nome dessa pessoa, ou que se relaciona a ela.

Comumente, esse tipo de verificação é realizada em situações nas quais é preciso recuperar crédito. Entretanto, ela também é muito bem-vinda no aprimoramento da gestão de fornecedores.

Se você realizar a investigação patrimonial das empresas fornecedoras que pretende contratar, ou entre as que já estão na sua rede, consegue verificar, por exemplo, suspeitas de lavagem de dinheiro.

Imagine que durante a análise dos cadastros dos sócios não foi informado que um deles tem participação em outra empresa. Essa, no entanto, funciona apenas como um "negócio de fachada", ou seja, como estratégia para formalizar o uso de dinheiro obtido de forma ilícita.

Concorda que esse comportamento gera um sério risco para a sua companhia? Esse é um dos motivos pelos quais esse tipo de investigação deve ser incluída no processo de homologação de fornecedores da sua empresa.

Para entender melhor a importância dessa prática, e como fazê-la, continue a leitura deste artigo.

O que é investigação patrimonial?

A investigação patrimonial pode ser descrita como uma prática que tem como principal objetivo realizar um levantamento completo e detalhado de todos os bens e direitos de uma pessoa ou empresa, ainda que esses não tenham sido informados por elas. 

Também chamado de "busca de bens e direitos", ou "pesquisa patrimonial", esse problema contempla a coleta e análise de informações sobre o patrimônio de pessoas jurídicas ou físicas, a fim de identificar:

  • imóveis e demais tipos de propriedades;

  • veículos de variados tipos;

  • investimentos e aplicações;

  • contas bancárias;

  • ativos tangíveis e intangíveis, como marcas, patentes, capital intelectual e outros.

Outras apurações que podem ser feitas é sobre:

  • participação societária em empresas;

  • ocultação deliberada de bens, ou seja, intencional;

  • dívidas e irregularidades fiscais e tributárias;

  • inconsistências contábeis.

Modernize your supplier management today

Fill out the form below and discover the most complete and integrated SRM platform in Brazil.

Qual a importância da investigação patrimonial de fornecedores?

Pensando em um processo aprimorado de gestão de riscos de fornecedores, a investigação patrimonial é importante porque ela protege a empresa de diversas formas.

Um dos motivos é que essa pesquisa pode se estender para além do titular da empresa e, dessa forma, analisar também o patrimônio de sócios, cônjuges, familiares, parentes e, até mesmo, de clientes, dependendo do caso.

Dessa forma, se houver a ocultação de bens em nome de outras pessoas, eles são identificados.

Como comentamos logo na abertura deste artigo, ter essa informação é fundamental para evitar trazer para sua rede de abastecimento parceiros que não atuam de forma transparente e lícita.

Quais os benefícios desse tipo de investigação?

Essa prática deve fazer parte da homologação de fornecedores, especificamente da voltada para a análise da saúde financeira desses parceiros.

Ao realizá-la, você consegue obter benefícios como:

  • aumento do nível de segurança das suas operações;

  • diminuição das chances de fraudes e golpes.

Aumento do nível de segurança das suas operações

Ao trabalhar com fornecedores confiáveis, suas operações ficam muito mais seguras. Um ótimo exemplo disso é a diminuição do risco de desabastecimento.

Esse é um tipo de situação possível de acontecer quando o parceiro comercial sofre penalidades legais que interrompem suas atividades. Logo, todos os contratantes ficam sem o devido abastecimento até que tudo seja devidamente resolvido.

As penas às quais nos referimos podem ser por conta de dívidas e irregularidades fiscais e tributárias, que são possíveis de serem identificadas nesse tipo de processo investigativo.

Diminuição das chances de fraudes e golpes

Golpes e fraudes financeiras também tendem a acontecer quando a gestão de riscos não é realizada corretamente. Imagine, por exemplo, um contratante que paga parte do valor dos insumos comprados, mas o fornecedor, simplesmente, não faz a entrega.

Por outro lado, quando se tem uma identificação clara e precisa da situação da empresa fornecedora, seu status e conduta dos sócios, as chances de problemas desse tipo acontecerem diminuem consideravelmente.

Dica! Não deixe de conferir o artigo: "Análise de estabilidade financeira de fornecedores: como realizar?"

Como fazer uma investigação patrimonial?

Essa investigação do patrimônio de um fornecedor depende da consulta de vários registros públicos, como o de certidões, e análise de documentos financeiros.

Por isso, para realizá-la, é preciso estruturar um processo de due diligence robusto que contemple a consulta a diferentes bancos de dados, a fim de obter o máximo de informações possíveis sobre os bens e direitos da empresa fornecedora e seus sócios.

Como você deve estar imaginando, fazer isso manualmente é, praticamente, impossível. Além de tomar muito tempo do time de compras e procurement, aumenta as chances de algo importante passar despercebido. Assim, o ideal é contar com a ajuda da tecnologia para a realização dessa atividade. 

Um dos módulos da Linkana, por exemplo, é um orquestrador de processos de homologação, qualificação, cadastro e avaliação de fornecedores, com interface para envio de mensagens, coleta de dados, revisões e aprovações.

Conheça um pouco desse sistema de gestão de fornecedores no vídeo abaixo com Leo Cavalcanti, CEO e fundador da Linkana.

O que somente a Linkana oferece para sua empresa?

Linkana é o SRM do futuro. Economize tempo na homologação de fornecedores de automatizando e integrando aprovações de maneira simples e rápida.

Portais e sistemas legados de fornecedores tornam as suas decisões em compras ineficientes e inseguras. Substitua cadastros e dados obsoletos e conheça a solução moderna de SRM que está definindo o novo padrão de qualidade para softwares de Procurement.

Preencha agora mesmo o formulário abaixo, converse com um de nossos especialistas, e descubra como a Linkana pode aprimorar a gestão de fornecedores da sua empresa!

Radically optimize your supplier management

Sign up below and discover how to reduce supplier registration and approval time by up to 80%.

OTHER CONTENTS

Discover more news and trends in the procurement market