Resources

Gestão de Fornecedores

Gestão de Fornecedores

Gestão de Fornecedores

Consulta de CNPJ no Portal do Empreendedor: passo a passo para adquirir o registro

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

October 29, 2022

October 29, 2022

October 29, 2022

A consulta do CNPJ no Portal do Empreendedor é um recurso importante para quem deseja contratar fornecedores de pequeno porte ou profissionais cadastrados como MEI. 

Ter um cadastro ativo como MEI é significativo para duas situações: uma para o empresário que necessita saber informações sobre um novo empregado e, outra, para o trabalhador. Isso porque ele pode emitir nota fiscal e abrir uma conta bancária como PJ (pessoa jurídica).  

Logo, o MEI deve estar em dia para provar sua situação, e assim, poder participar de investimentos, receber benefícios e obter empréstimos bancários.

Agora que você já sabe das possibilidades de um profissional MEI, vamos mostrar a importância e como é feita a consulta de um CNPJ no Portal do Empreendedor.

Mas, antes disso, vamos mostrar uma alternativa bastante interessante: a Consulta CNPJ da Linkana, que traz informações completas para o seu dia a dia. Confira! 

Modernize your supplier management today

Fill out the form below and discover the most complete and integrated SRM platform in Brazil.

Como consultar o CNPJ de forma simples? 

Antes de entendermos como se faz a consulta de CNPJ no Portal do Empreendedor, saiba que você tem acesso a outros recursos iguais ou melhores. 

Este é o caso da Consulta de CNPJ da Linkana. A nossa ferramenta disponibiliza para você informações de forma simples e gratuita de um fornecedor, seus sócios e administradores, além de direcionar para pesquisas de certidões, consultas públicas de sanções, etc.

Além disso, outra vantagem do nosso serviço é que você tem acesso aos dados dos sócios das empresas e descobre quais participações esse sócio possui, um recurso que não encontrará em nenhum outro serviço gratuito.

Então, como fazer isso?

Acesse o portal Consulta CNPJ da Linkana. Basta incluir o nome ou o CNPJ do MEI para ter acesso à situação cadastral de quem você procura, inclusive se é optante pelo Simples ou pelo MEI, capital social, entre outros.

Após inserir os dados de identificação, você será encaminhado para uma página onde consta todas as informações, como cartão CNPJ, inscrição estadual, CNAE, quadro societário, certidões negativas, entre outros, o que irá gerar maior visibilidade sobre o que realmente você deseja saber.

Em relação aos concorrentes, a Linkana oferece campos personalizados para fazer as consultas mais detalhadas (como a do Cartão CNPJ, CEIS, CEPIM e CNEP) e para a emissão de certidões (Negativa de Tributos Federais, Regularidade do FGTS, Negativa de Débitos Trabalhistas).

Afinal de contas, emitir todas essas certidões de forma manual gera um custo alto, além de tempo e dinheiro. A análise feita pela Linkana leva poucos segundos, além de ser seguro para obter dados preciosos. 

No entanto, se isso não é realmente suficiente e você deseja ir ao Portal do Empreendedor, vamos mostrar a partir de agora o passo a passo.

Como fazer a consulta de CNPJ no Portal do Empreendedor? 

Finalmente chegamos ao processo de como realizar a consulta de CNPJ no Portal do Empreendedor, fato que irá ajudá-lo a descobrir a situação cadastral de uma empresa.

Em primeiro lugar, o Portal do Empreendedor, também conhecido como Portal do Microempreendedor Individual ou Portal do MEI, é um site do Governo Federal que serve para as empresas de pequeno porte ou microempresas terem acesso a benefícios, e assim, exercerem suas atividades de forma legalizada.

O portal também disponibiliza conteúdos relevantes sobre legislação e empreendedorismo, além da busca por capacitações, ações para cumprir obrigações fiscais, contratar serviços e emitir certificados.

Logo, existem duas formas de saber o CNPJ. Uma por meio da emissão do CCMEI (Certificado da Condição do Microempreendedor Individual). Esse passo serve para quem não tem o certificado em mãos, por isso, é preciso emiti-lo.

Siga as indicações:

  • 1. Acesse o Portal do Empreendedor e clique no quadrante "Já sou MEI”;

  • 2. Selecione o quadrante "Emissão de Comprovante (CCMEI)'';

  • 3. Informe seu CPF, data de nascimento e os caracteres de verificação em imagem;

  • 4. Aqui será disponibilizado seu certificado. Com ele, é possível encontrar o número do CNPJ e também imprimi-lo.


Outro modelo de consulta de CNPJ no Portal do Empreendedor é por meio da pesquisa do seu CPF. Acesse-o da seguinte maneira:

  • 1. Abra o Portal do Empreendedor;

  • 2. Clique em “Já sou MEI”;

  • 3. Abra uma página que mostre a situação do CNPJ do MEI. Nesse caso, há um campo de “Consulta de CNPJ cancelado”.

  • 4. Acesse e preencha as informações necessárias, como CPF, CNPJ e os caracteres apresentados por imagem.


A partir disso, você poderá ter seu certificado com o número do CNPJ.

Site da Receita Federal 

Você pode descobrir o CNPJ por outras plataformas e obter as mesmas informações.

O site da Receita Federal, por exemplo, possui uma aba de emissão de situação cadastral. Nele, é possível digitar o CNPJ da consulta e descobrir os dados da empresa.

Leia também: Como deve ser feita a emissão de CNPJ: como fazer?

Por que escolher a pesquisa da Consulta CNPJ da Linkana?

Um dos motivos para você não preferir a consulta de CNPJ no Portal do Empreendedor é o fato de que a pesquisa acontece em várias etapas, necessitando de senha para o acesso, uma vez que ele é destinado a MEI. 

Por meio da Linkana, você tem as informações necessárias em apenas um clique, e saber, por exemplo, se o usuário é MEI, optante Simples, pequeno ou grande empreendedor. 

Caso você queria saber mais detalhes sobre um possível fornecedor ou cliente, a Linkana oferece diversas funcionalidades adicionais para você se sentir seguro diante de um possível parceiro. São eles: 


Sobre a Linkana

Tenha a Linkana como a sua parceira. Nós somos o primeiro e maior software de gestão de fornecedores em rede, que otimiza o sourcing, onboarding e análise de spend com uma base de dados unificada de perfis de fornecedores certificados para cadastro, risco, qualidade e diversidade.

Somos o #SRMDoFuturo, feito para o #CompradorDoFuturo.


Radically optimize your supplier management

Sign up below and discover how to reduce supplier registration and approval time by up to 80%.

OTHER CONTENTS

Discover more news and trends in the procurement market