Resources

Gestão de Fornecedores

Gestão de Fornecedores

Gestão de Fornecedores

Como consultar o CNPJ na Receita Federal? Tudo o que você precisa saber sobre o assunto

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

October 27, 2022

October 27, 2022

October 27, 2022


Será que você sabe como consultar o CNPJ na Receita Federal?

O processo é simples e importante para quem deseja conhecer a reputação de um futuro fornecedor ou cliente. 

Nesse sentido, o uso de um software facilita a verificação, uma vez que ela é feita em pouco tempo e mais segura do que o processo manual. 

Em busca de saber a situação dos seus fornecedores? Uma alternativa é contar com o site da Receita Federal, mas, em primeiro lugar, vamos mostrar como a Consulta CNPJ da Linkana pode ser útil e trazer resultados bem mais satisfatórios para você.

Vamos à prática!

Boa leitura!

Por que realizar a pesquisa pela Consulta CNPJ da Linkana?

A ferramenta Consulta de CNPJ da Linkana oferece todas as informações de forma simples e gratuita geradas pela Receita Federal. 

Assim, você terá acesso aos dados de um fornecedor, de seus sócios e administradores, além de direcionar para pesquisas de certidões, consultas públicas de sanções, ou seja, um recurso que você não encontrará em nenhum outro serviço gratuito.

Modernize your supplier management today

Fill out the form below and discover the most complete and integrated SRM platform in Brazil.

Como verificar o CNPJ dos fornecedores pela Linkana? 

Na nossa página aberta, busque o nome ou o CNPJ de uma empresa.

Na página seguinte, você identificará diversas informações relevantes, como o nome fantasia, saber se a empresa é optante pelo MEI ou pelo Simples Nacional, situação cadastral, entre outras.

Durante sua pesquisa na página, é possível recorrer a outras consultas, como, por exemplo:

  • comprovante do Cartão CNPJ;

  • certidão negativa de tributos federais;

  • certificado de regularidade do FGTS;

  • certidão negativa de débitos trabalhistas;

  • comprovantes do Sintegra, do CNEP, do CEIS e do CEPIM.


A emissão dessas certidões de forma manual gera um custo alto, além de necessitar tempo disponível e dinheiro. Sendo assim, a análise feita pela Linkana leva poucos segundos, além de ser seguro para obter dados preciosos.

Percebeu como é relevante contar com o serviço da Linkana, não é? Mesmo assim, se isso não é realmente suficiente e você deseja ir ao site da Receita Federal, vamos mostrar a partir de agora o passo a passo.


Leia também: Como consultar o CNPJ de uma empresa gratuitamente?

Como consultar um CNPJ na Receita Federal? Passo a passo 

Acesse a página da RF: clique na página de Emissão de Comprovante de Inscrição e de Situação Cadastral. Em seguida, coloque o CNPJ da empresa que pretende verificar;

Mostre que você não é um robô: para finalizar a sua consulta, você deve clicar no botão “não sou um robô”. Agora você pode avaliar a ficha da empresa solicitada.

Por último, verifique as informações consultadas, conforme imagem abaixo:

Agora que você já sabe quais são as etapas para realizar a consulta de CNPJ na Receita Federal, conheça um pouco mais sobre as funcionalidades do órgão:

Principais funções da Receita Federal 

Listadas no artigo 63 do Decreto 9.745 de abril de 2019, as atribuições mais relevantes da RF são:

  • organizar e supervisionar as ações de administração tributária federal e aduaneira, inclusive as destinadas ao financiamento da seguridade social;

  • aplicar a legislação tributária, aduaneira e de custeio previdenciário;

  • estipular obrigações tributárias acessórias;

  • aprimorar a legislação tributária federal;

  • julgar processos administrativos de determinação e exigência de créditos tributários, e de reconhecimento de direitos creditórios relativos aos tributos que administra;

  • relacionar-se com órgãos e entidades nacionais, internacionais e estrangeiros que atuem no campo econômico-tributário;

  • orientar serviços de fiscalização, cobrança e arrecadação das demais receitas da União que administra, entre outros.


Quer ter acesso ao quadro societário, certificação de regularidade do FGTS, cartão CNPJ, entre outros dados de fornecedores? Nosso infográfico simplifica o passo a passo. Faça o download agora mesmo!

Linkana ou Receita Federal: qual a melhor consulta?

Basicamente, a Receita Federal é um órgão regulatório sobre as leis que regem o País e se insere como uma porta de entrada para o cidadão adquirir os registros necessários para executar suas atividades.

Mesmo assim, tratando-se do CNPJ, a Consulta CNPJ da Linkana sai em vantagem por contemplar todas as informações da RF em um único ambiente. 

Isto é, você não precisa se deslocar ao site da RF para saber a regularidade de um fornecedor. Basta informar o CNPJ ou o nome no campo de busca da Consulta CNPJ da Linkana e adquirir em apenas um clique o máximo de dados.

Como fazer um levantamento completo das informações dos fornecedores?

Entender como consultar o CNPJ na Receita Federal ou na Consulta CNPJ da Linkana serve como porta de entrada pada adquirir informações de possíveis prestadores de serviço. 

Afinal de contas, um gestor quer investigar a idoneidade de um possível parceiro.

A Linkana, como vimos, traz em sua ferramenta de consulta dados essenciais para a sua análise. Contudo, vamos mais longe do que isso!

Nós também informamos se essas empresas são fornecedores diversos e damos Certificação Di & ESG Rating a partir de seus dados comerciais e modelos proprietários.

Esse é o melhor lugar para fazer isso!

Além do mais, se você deseja fazer um monitoramento de fornecedores, saber quem possui certificados, nós também oferecemos diversas outras funcionalidades, como:


Essas são ferramentas que irão ajudá-lo a identificar os fornecedores realmente ativos e competentes para o seu negócio.

Sobre a Linkana

A Linkana é o primeiro e maior software de gestão de fornecedores em rede. Nossa base de dados de perfis compartilhados permite que compradores analisem fornecedores ativos e novos em alguns cliques. Com isso, criamos e geramos valor com insights de informações comerciais, de risco, qualidade e diversidade, utilizados em processos de cadastro, onboarding, sourcing e análise de spend.

Somos o #SRMDoFuturo, feito para o #CompradorDoFuturo. 


Radically optimize your supplier management

Sign up below and discover how to reduce supplier registration and approval time by up to 80%.

OTHER CONTENTS

Discover more news and trends in the procurement market