Compliance

Compliance

Compliance

Head de Compliance: responsabilidades e atribuições + 11 habilidades importantes

Escrito por Leo Cavalcanti

Escrito por Leo Cavalcanti

Escrito por Leo Cavalcanti

19 de janeiro de 2022

19 de janeiro de 2022

19 de janeiro de 2022

Nos últimos 10 anos, percebemos um crescimento exponencial na popularidade e relevância das boas práticas de compliance para empresas dentro e fora do Brasil. Focada no combate à fraudes e corrupção, a área se desenvolveu e está cada vez mais consolidada.

Atingindo seu ápice de crescimento por volta de 2015 no mercado nacional, a tendência notável é a busca por profissionais de compliance capacitados. De modo geral, a figura do Head de Compliance é a que se faz mais importante e também difícil de encontrar um profissional completo.

Também chamado de Gerente de Compliance ou Chief Compliance Officer, o papel desse profissional consiste em desenvolver, implementar, supervisionar e atualizar as estratégias de Compliance adotadas pela organização.

Com uma demanda de tamanha importância e nível de responsabilidade, não é segredo que o executivo nessa função precisa de muito mais do que características de liderança. Suas habilidades e capacidades devem ir além.

Nesse artigo, iremos elencar as responsabilidades do Head de Compliance para uma empresa, listar suas principais atribuições de rotina e por fim destacar as 11 habilidades mais importantes que ele deve desenvolver para ser bem-sucedido. Boa leitura!

O que é compliance?

Primeiramente, é importante recordarmos a definição de Compliance. Em resumo, o termo vem do verbo em inglês “to comply”, que remete a estar em conformidade

No ramo empresarial, compliance significa conhecer as normas que regulamentam o ramo de atividade da organização, tanto no que diz respeito à legislação quanto às práticas estabelecidas de acordo com os valores éticos.

Por fim, entre as boas práticas de compliance temos ainda a responsabilidade de garantir o cumprimento de todas essas normas nas atividades de uma empresa, onde vemos a área se dividir entre diversas aplicações no âmbito fiscal, trabalhista, ambiental, entre outros relativos à gestão de riscos.

A Petrobras é referência nos debates sobre Compliance, o que ocorreu tanto pelos escândalos internos de corrupção que aumentaram a demanda pela conformidade quanto também pelas estratégias de compliance em resposta a esses eventos, que serviram de exemplo para o mercado.

O vídeo abaixo é um exemplo de como abordar o conceito de Compliance em empresas brasileiras. Assista:

https://youtu.be/FLpEEY8v14I

Head de Compliance: responsabilidades e atribuições

Assim como apontado na introdução, a principal função do Head de Compliance é desenvolver as estratégias de uma empresa para garantir o cumprimento das políticas internas e da legislação pertinente ao setor de atuação da mesma.

De modo geral, isso significa que ele será o principal responsável por criar e colocar em prática um programa de compliance, certificando que todas as operações da empresa estejam em conformidade com as suas orientações e exigências.

Suas atribuições incluem conhecer e atualizar a empresa no que for pertinente às questões jurídicas, considerando que o Head de Compliance irá adequar o código de conduta da organização de acordo com as exigências legais cabíveis.

Pautadas por valores de ética e integridade, também está entre as responsabilidades desse profissional garantir que as boas práticas de Compliance sejam comunicadas aos colaboradores mediante treinamentos, capacitações e onboarding de novos funcionários.

Por fim, o Head de Compliance irá supervisionar e garantir que as interações externas da empresa também ocorrem em conformidade com as normas legais e políticas estabelecidas, isso inclui a relação com a rede de fornecedores, conselho administrativo, consumidores e demais stakeholders.

11 habilidades que o Head de Compliance deve apresentar

A extensa lista de responsabilidades e atribuições do Head de Compliance consiste em um grande desafio, que demanda um profissional habilidoso e competente para sua execução. 

Com isso em mente, reunimos aqui 11 habilidades importantes para o gerente de compliance executar o seu papel e cumprir o que é exigido para essa função. Veja:

1. Conhecimento sobre legislação e ética

É muito comum que o Head de Compliance tenha sua formação principal no Direito, muitas vezes tendo atuado como advogado. Isso ocorre pela alta demanda por conhecimento nas questões jurídicas e éticas.

Mais que isso, ele deverá se manter sempre atualizado aos novos dispositivos legais que são estabelecidos pelas autoridades.

Por exemplo, com as novas leis de proteção de dados, o conhecimento sobre as bases legais da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais) se tornou obrigatório para esse profissional.

É claro que não para por aí, considerando que seu papel é desenvolver o programa de compliance, conhecer as regras que precisam ser seguidas é claramente essencial.

2. Conhecimento sobre políticas institucionais

A seguir temos a necessidade de conhecer profundamente as políticas institucionais, valores e o código de conduta de uma empresa, avaliando se os mesmos estão de acordo com o que é considerado como ético e legal.

Além dessa consultoria, o Head de Compliance deverá orientar eventuais necessidades de adequação nos textos de materiais dessa natureza.


Modernize ainda hoje sua gestão de fornecedores

Preencha o formulário abaixo e descubra a plataforma de SRM mais completa e integrada do Brasil.

3. Habilidade interpretativa e analítica

Continuando sobre a questão das constantes atualizações cabíveis ao setor de compliance, o gerente da área em uma empresa necessita de uma elevada habilidade de analisar informações, interpretar dados e traduzir os mesmos para os demais colaboradores.

Dessa forma, ao supervisionar mudanças na legislação, análises de risco e indicadores, por exemplo, o gerente de compliance precisa rapidamente compreender o que tudo isso representa para desenvolver a sua função corretamente.

4. Habilidade de comunicação

Não basta entender o que essas informações representam, é preciso saber comunicá-las para os demais colaboradores. 

Tanto na escrita quanto na oratória, o Head de Compliance deve dispor de uma excelente habilidade de comunicação, facilitando o compartilhamento de conhecimento para as demais áreas de uma empresa.

Essa habilidade ganha relevância em cenários de atuação à distância, por exemplo no treinamento de vendas remotas, onde é importante fazer a equipe entender como deve se portar, mesmo fora do ambiente físico da empresa.

5. Criatividade

A capacidade de interpretar exigências legais e até mesmo os riscos está diretamente ligada à criatividade do gerente de compliance.

Isso significa que desenvolver o seu pensamento criativo auxilia na compreensão, comunicação e reação a eventos de qualquer natureza, essencial para garantir o compliance nas interações de uma empresa.

6. Excelente organização

Dado o enorme volume de dados e áreas impactadas pelo setor de compliance, o seu gestor precisa apresentar um excelente nível de organização, permitindo o desenvolvimento de uma estrutura sólida, fluida e concisa.

Também é relevante a importância da capacidade organizacional para manter as práticas de compliance sempre atualizadas e eficientes.

7. Integridade

Conceitos como honestidade, integridade e moral são exigidos para qualquer atividade profissional, mas é fato que para o Head de Compliance eles tomam uma carga ainda maior.

Atuando diretamente sobre o combate à corrupção, fraudes e riscos, esse profissional precisa se manter confiável e íntegro em situações extremamente desafiadoras e desgastantes.

8. Atenção aos detalhes

O sucesso do programa de Compliance pode ser impactado até mesmo pelos menores fatores, por isso, a atenção aos mínimos detalhes é uma habilidade importante do gerente responsável pela sua supervisão e implementação.

Em geral, essa habilidade se mostra válida tanto na questão analítica quanto reativa, ou seja, influencia a capacidade de analisar e compreender determinados eventos, ao mesmo tempo que é determinante para a qualidade da resposta empregada.

9. Atenção ao panorama geral

Em contrapartida ao ponto anterior, se manter atento ao panorama geral também é muito relevante. Isso envolve entender a legislação, o que ela tem como objetivo principal e como as práticas de compliance impactam a operação de uma empresa como um todo.

10. Capacidade de aplicação prática e solução de problemas

Uma habilidade muito importante para o Head de Compliance é a sua capacidade de desenvolver e aplicar soluções aos problemas identificados, considerando sempre a sua aplicação prática e conformidade, é claro.

Esse traço auxilia a mensurar o impacto das práticas adotadas para garantia do compliance na organização, ao mesmo tempo que estimula a capacidade de reagir aos riscos pertinentes.

11. Pensamento crítico e avaliação de riscos

O compliance é essencial para a gestão de riscos, o que obriga o gerente do setor a apresentar uma ampla capacidade em identificar e avaliar potenciais ameaças, utilizando assim o seu pensamento crítico para reagir aos problemas e garantir soluções eficientes.

De modo geral, a maior dificuldade encontrada pelo Head de Compliance é que não há um manual a ser seguido. Compliance é uma área cinza, repleta de poréns e em constante mudança, apesar de não poder ser considerada como algo muito recente.

Assim, é essencial que o profissional do ramo, sobretudo o seu gestor, consiga se destacar ao enfrentar as incertezas e indefinições, mantendo o valor da organização frente ao que o mercado e a legislação exigem.

Por fim, é relevante apontar que mesmo dispondo de todo conhecimento e habilidades importantes, o sucesso do Head de Compliance também requer uma busca constante por novas aptidões e experiências.

Amplie sua visão sobre riscos de compliance com a Linkana

As responsabilidades do Head de Compliance exigem um acompanhamento cuidadoso sobre as interações com a cadeia de suprimentos que atende a empresa, sendo a base para uma estratégia mais eficiente de gestão de riscos e mitigação de inconformidades.

Nesse contexto, também é importante montar uma equipe competente para servir de apoio, além de fornecer as melhores ferramentas para que seus membros executem o planejamento com maiores chances de sucesso.

Esse é o objetivo da Linkana, permitir uma visão ampla e recursos inteligentes para realizar análises de compliance e monitorar as contratações com praticidade e eficiência. 

Com o nosso software de gestão de fornecedores é possível cadastrar possíveis parceiros comerciais apenas com o CNPJ, realizando uma consulta automatizada de dados públicos para filtrar a lista de candidatos e concentrar seus esforços somente nas melhores opções.

E mais, nossa plataforma permite reunir todos os dados e certificações de um fornecedor homologado, facilitando o acesso da equipe. Também é possível criar notificações para monitorar a validade dos documentos compartilhados, uma funcionalidade essencial para manutenção do compliance ao longo do tempo.

Interessante, não é mesmo? Então não perca tempo, acesse o site para mais informações e agende uma demonstração gratuita da plataforma. Se preferir, preencha o formulário abaixo que entraremos em contato para realizar a experiência:

Otimize radicalmente sua gestão de fornecedores

Cadastre-se abaixo e descubra como diminuir em até 80% o tempo de cadastro e homologação de seus fornecedores.

OUTROS CONTEÚDOS

Descubra mais novidades e tendências do mercado de procurement