Gestão de Fornecedores

Gestão de Fornecedores

Gestão de Fornecedores

Aprenda as 5 principais diferenças entre a cadeia produtiva e a cadeia de suprimentos

Escrito por Leo Cavalcanti

Escrito por Leo Cavalcanti

Escrito por Leo Cavalcanti

29 de setembro de 2021

29 de setembro de 2021

29 de setembro de 2021

Processos de produção e venda de produtos que são gerenciados de maneira estratégica, podem fornecer uma melhor experiência ao cliente e maiores lucros para a empresa. Mas para colocar isso em prática, é preciso primeiro entender a diferença entre cadeia produtiva e cadeia de suprimentos.

Ambas são responsáveis por fornecer um produto de qualidade em um tempo ágil para o consumidor final, mas possuem distinções que são importantes de serem percebidas e avaliadas, para que os gestores tomem melhores decisões e saibam como atuar diante do mercado.

Apesar das diferenças entre a cadeia produtiva e a cadeia de suprimentos e de seus focos distintos, é essencial ter uma organização que controle o seu funcionamento para garantir a competitividade no mercado.

Saiba o que são e quais as principais diferenças entre a cadeia produtiva e a cadeia de suprimentos.

O que é a cadeia produtiva?

A cadeia produtiva é processo constituído por um conjunto de etapas ao longo das quais insumos são transformados em produtos finais e liberados para circulação no mercado. Em geral, é usada genericamente para denominar um setor da indústria.

Esse processo faz a ligação entre atividades econômicas que fazem circular insumos, máquinas, equipamentos, produtos intermediários, distribuição e comercialização de algum produto.

Para os estudiosos Alencar Bacarji, Rosemar Hall e Hélio Zanon, “a cadeia produtiva é uma rede constituída por diversos segmentos, que geram relações de força coletiva e que influenciam diretamente as estratégias mercadológicas e comerciais, assim como a tomada de decisão de cada um dos segmentos envolvidos".

Ou seja, na cadeia produtiva estão envolvidas todas as etapas de produção e distribuição de um produto, na qual ao final um insumo (matéria-prima) sai transformado em uma mercadoria. 

Esses insumos se transformam por meio de máquinas e equipamentos, e então são distribuídos e comercializados. As etapas que formam a cadeia produtiva são:

  1. extração da matéria-prima, por meio da indústria extrativista

  2. transformação desse insumo em um produto, especialmente por meio das indústrias metalúrgicas e têxteis;

  3. distribuição do produto.

Essa cadeia produtiva pode ser considerada como o processo primário de uma organização, no qual as empresas são responsáveis por desenhar os processos, aperfeiçoá-los e controlar o desempenho.

Por meio dela, um conjunto de atores interagem ao longo de um processo produtivo, desde o planejamento e o design do produto até a entrega final ao consumidor.

Também são estabelecidas relações comerciais e financeiras em um fluxo de troca entre empresas e clientes.

Entenda melhor o que é uma cadeia produtiva por meio dos exemplos demonstrados pela Associação Brasileira do Agronegócio neste vídeo: 

https://www.youtube.com/watch?v=Tdj1cxVaHw4

O que é cadeia de suprimentos?

Por sua vez, a cadeia de suprimentos envolve várias empresas com o intuito de realizar as atividades de um fluxo produtivo, que inclui:

  • desenhar um produto ou serviço;

  • obter a matéria-prima necessária;

  • produzir a mercadoria;

  • distribuí-la;

  • vendê-la; 

  • entregá-la ao consumidor.

Tudo isso é feito para uma companhia específica e que é central na cadeia de suprimentos. No entanto, para ser colocado em prática, esse processo acaba abrangendo organizações de diversos setores, com o foco na transformação e produção de um produto.

Na cadeia de suprimentos, existe a figura da empresa central que exerce a coordenação das atividades e dos setores, colocando em prática um fluxo de informações de feedback bilateral. As informações trocadas ajudam o gestor a tomar decisões e melhorar o desempenho dos negócios.  

Por meio da gestão da cadeia de suprimentos (supply chain management), a empresa central integra os processos necessários, desde o fornecedor original até o cliente, de maneira a agregar valor ao consumidor final.

Ela também é responsável por administrar o conjunto de fornecedores, produtores, distribuidores, transportadores e varejistas para produzir e vender produtos.

Esse gerenciamento é crucial para que o gestor coloque em prática um processo eficiente, de baixo custo, confiável e para que obtenha sucesso.


Modernize ainda hoje sua gestão de fornecedores

Preencha o formulário abaixo e descubra a plataforma de SRM mais completa e integrada do Brasil.

Um gerenciamento adequado também diminui os riscos envolvidos na cadeia de suprimentos, reduz os custos e aumenta os lucros da empresa. Para isso, são utilizados sistemas de controle que garantem a organização dos processos e que tudo está sendo feito da melhor maneira possível.

Para o estudioso Berkowitz e seus colegas a cadeia de suprimentos é: "uma sequência de empresas que desempenham as atividades necessárias para distribuir um bem ou serviço   para os consumidores finais ou usuários industriais”.

Por lidar com a transformação de um produto, ela pode dar a impressão de ser similar à cadeia produtiva, mas ambas têm importantes distinções. 

Quer saber mais sobre o que é a cadeia de suprimentos? Confira o vídeo abaixo: 

https://www.youtube.com/watch?v=Q_uafLixVWY

Quais são as principais diferenças entre a cadeia produtiva e a cadeia de suprimentos?

As principais diferenças entre a cadeia produtiva e a cadeia de suprimentos são as seguintes.

Cadeia produtiva:

  1. é mais ampla e engloba a cadeia de suprimentos;

  2. abarca diversas empresas, etapas e segmentos, sem ter necessariamente uma autoridade central;

  3. tem foco em processos macroeconômicos e mesoeconômicos;

  4. parte de produtos para analisar toda a cadeia;

  5. não se enfoca diretamente na tecnologia para análises.

Cadeia de suprimentos:

  1. é parte da cadeia produtiva;

  2. foca em um negócio específico da empresa central da cadeia; que coordena todo o negócio, desde a procura e relação com fornecedores até clientes;

  3. tem foco em um processo microeconômico;

  4. tem uma relação de poder direta;

  5. tecnologia é um dos pontos-chave de análise por meio da supply chain management para melhorar a cadeia de suprimentos;

Agora que você já sabe qual é a diferença da cadeia produtiva e da cadeia de suprimentos, é hora de utilizar estrategicamente o que aprendeu.

A sua empresa já utiliza a tecnologia para mitigar os riscos na cadeia de suprimentos? Conheça o software da Linkana de qualificação, homologação e cadastro de fornecedores. 

Com ele, a sua empresa reduzirá custos e atenuará  riscos de maneira simplificada e automatizada. Isso tornará o gerenciamento da sua cadeia de suprimentos ainda mais eficiente! Fale com um de nossos especialistas e veja como o seu negócio pode se beneficiar do nosso software. 

Otimize radicalmente sua gestão de fornecedores

Cadastre-se abaixo e descubra como diminuir em até 80% o tempo de cadastro e homologação de seus fornecedores.

OUTROS CONTEÚDOS

Descubra mais novidades e tendências do mercado de procurement