O que é desenvolvimento de fornecedores? Como fazer um com eficiência?

Em uma era tão competitiva, a melhoria contínua e a otimização de processos são essenciais para o sucesso de qualquer empresa. Mas, para que o negócio alcance bons resultados operacionais e financeiros, ele precisa contar com a qualidade de seus fornecedores.

Mas, como fazer o desenvolvimento de fornecedores? O que é e quais são as etapas para garantir um relacionamento a longo prazo?

Descubra neste texto tudo sobre esse assunto e veja o passo a passo de como desenvolver fornecedores de forma prática e assertiva. Boa leitura!

O que é desenvolvimento de fornecedores?

O desenvolvimento de fornecedores engloba diversas medidas a fim de dar suporte à formação de base de abastecimento local.

Em um relacionamento planejado, transparente e confiável, essa prática investe na excelência operacional de fornecedores, melhorando os programas de entrega, otimizando processos e reduzindo custos e as não-conformidades.

Com o desenvolvimento de fornecedores, ambos os lados saem ganhando: a empresa compradora e a que fornece. Isso porque ao aperfeiçoar processos e investir em tecnologias que agilizem e aprimorem operações, as entregas são feitas mais rápido e com maior qualidade.

E a organização compradora garante um serviço de excelência ao seu cliente.

A implantação desse desenvolvimento mantém uma decisão de compra precisa, com preços e prazos bem-definidos.

Vantagens do desenvolvimento de fornecedores

Há muitas razões para a sua empresa implantar esse processo com seus fornecedores novos e os mais antigos. Veja as principais vantagens:

  • maior qualidade e agilidade na entrega de matéria prima, insumos e outros itens;
  • aumento de produtividade e competitividade no mercado;
  • implantação da cultura de melhoria contínua;
  • consolidação de uma parceria de longo prazo, diminuindo taxa de rotatividade de fornecedores e custos com contratação;
  • melhora de desempenho e resultados financeiros;
  • maior qualidade dos produtos e dos serviços;
  • eliminação de desperdícios e custos;
  • aumento da satisfação do cliente final.

Como desenvolver fornecedores?

Antes de visualizar o passo a passo para aprender como desenvolver fornecedores, é necessário saber os aspectos fundamentais a serem cumpridos nessa relação. Afinal, o desenvolvimento precisa ter objetivos claros e coerentes com a realidade das duas empresas.

Confira os principais fatores esperados no relacionamento entre compradores e fornecedores:

  • a qualidade da entrega confirmada por auditorias e certificações, além de capacidade dos fornecedores de atenderem à demanda estabelecida em contrato;
  • o prazo de entrega para garantir um processo fluido, sem interrupções de operações por atrasos de materiais e insumos;
  • preços competitivos, condizentes com a realidade corporativa para não afetar o lucro da empresa compradora;
  • agilidade de atendimento para casos de dúvidas, possíveis problemas surgidos e orçamentos urgentes;
  • bom histórico de referências;
  • flexibilidade em relação a alterações, principalmente quando a compradora atua em um mercado instável.

Ou seja, cada negócio deve analisar suas necessidades e entender o que seria um bom fornecedor.

Leia mais: Descubra como mapear riscos operacionais nos fornecedores e conheça os principais perigos

Passo a passo para desenvolver fornecedores

O desenvolvimento de novos fornecedores, assim como os antigos, deve ser feito de maneira alinhada com os objetivos e as estratégias empresariais. 

Por isso, para iniciar o processo de desenvolvimento de fornecedores, a empresa deve definir quais são os objetivos a serem alcançados com cada abastecedor da organização. Os pontos a serem desenvolvidos variam de acordo com a realidade de cada um deles.

Após esse primeiro passo, inicia-se a determinação da forma de avaliação e quais serão as métricas monitoradas.

Os indicadores de desempenho operacional, conhecidos também como KPIs (Key Performance Indicator), englobam muitos fatores, como pontualidade e qualidade da entrega, flexibilidade, tempo de resposta/atendimento, custo de garantia e lead times.

Isto é, esse processo de acompanhamento e mensuração de resultados, devem passar pelas seguintes etapas:

  • alinhamento das metas da empresa compradora com as do fornecedor, levando em conta o objetivo corporativo;
  • determinação de critérios e dos índices de desempenho que serão avaliados;
  • definição do método de coleta de dados e informações;
  • implantação de uma cultura de feedback aos fornecedores em relação à performance;
  • avaliação de resultados e implementação de práticas de melhoria contínua nos processos.

Além desses, outro aspecto relevante para incluir no desenvolvimento é o auxílio à estabilidade financeira do produtor. Afinal, se a empresa que fornece insumos não garantir uma estabilidade nas finanças, a qualidade e o prazo de entrega dos produtos podem ser impactados negativamente.

Veja mais fatores que precisam ser incluídos no planejamento do desenvolvimento de novos fornecedores e de antigos também:

  • boa administração de processos e práticas de gestão para o abastecedor cumprir o prazo de entregas, elaborar melhores produtos e serviços e reduzir custos de produção;
  • garantir uma liderança forte e comprometida com resultados para facilitar a conquista do sucesso do negócio;
  • escolher o método da coleta de dados mais coerente com a realidade de ambas empresas, entendendo quais são as necessidades que precisam ser analisadas;
  • investir em uma comunicação fluida, transparente e colaborativa que fortifique o relacionamento entre ambas corporações;
  • realizar avaliação periódica de resultados para desenvolver planos de ação eficientes e assertivos, baseados em dados.

Continue aprendendo: Índice de avaliação de desempenho de fornecedores (IDF): Para que serve e como estruturar

Compromisso no desenvolvimento de fornecedores

Em resumo, o fornecedor e a empresa compradora precisam se comprometer um com o outro e com os objetivos estabelecidos. Participando, portanto, da estratégia organizacional por completo. 

Essa relação precisa priorizar:

  • o cumprimento de prazos de entrega e envio de orçamentos;
  • oferta de preços mais competitivos;
  • fornecimento de produtos ou serviços dentro dos padrões de qualidade desejados;
  • provimento de apoio técnico.

O objetivo principal do desenvolvimento é justamente garantir um crescimento e uma estabilidade financeira a ambos os lados. Em outras palavras, eles devem se apoiar mutuamente para elevar a sua vantagem competitiva no mercado.

O cumprimento dos requisitos preestabelecidos no início do processo de desenvolvimento é algo sagrado. Dessa forma, cria-se uma relação baseada na confiança e no comprometimento, sincronizando processos e ações estratégias e táticas.

A ideia desse aperfeiçoamento não é eliminar os fornecedores mais fracos financeira e operacionalmente. É ao contrário: o planejamento e a execução devem focar em melhorar a capacidade operacional e estratégica de cada fornecedor, seja ele forte ou fraco competitivamente.

O desenvolvimento de fornecedores solidifica a parceria, atendendo às necessidades de compra e de venda. O sucesso é compartilhado e prolongado.

Se você quiser saber mais de soluções que podem te ajudar na homologação e em todo acompanhamento do ciclo de vida do fornecedor em sua empresa, preencha o formulário abaixo para conhecer como a Linkana pode te ajudar:

Leo Cavalcanti

Leo Cavalcanti

Advogado, especialista em Planejamento Tributário e Finanças, soma mais de 05 anos de experiência com rotinas de auditoria empresarial e tributária, além de conhecimento em controladoria e práticas de departamento jurídico corporativo. Atualmente é CEO e um dos co-fundadores da Linkana.
logo linkana

Ferramenta

Consulta de CNPJ

Encontre o CNPJ e mais 10 outros dados de fornecedores em segundos.

logo linkana

Podcast

Procurement Hero

Líderes e referências do mercado de procurement batem um papo sobre tecnologia, dados e tendências.

logo linkana

Ebook

Gestão de Fornecedores

Descubra como fazer um gestão de fornecedores inteligente e guiada por dados na sua empresa!