Compras

Compras

Compras

Como montar um fluxograma de compras? Passo a passo completo!

Escrito por Leo Cavalcanti

Escrito por Leo Cavalcanti

Escrito por Leo Cavalcanti

23 de março de 2023

23 de março de 2023

23 de março de 2023

Independentemente do ramo de atuação, manter a organização e a padronização dos processos de aquisição de insumos e serviços terceirizados pode ajudar a potencializar os resultados obtidos por uma empresa. E uma das melhores formas de estruturar essa sistematização é aprendendo a como montar um fluxograma de compras.

Isso porque essa ferramenta ajuda em diversos pontos da gestão da cadeia de suprimentos, como: reduzir gastos com compras desnecessárias e a garantir o fluxo produtivo do negócio.

Sobre isso, vale ressaltar que toda organização conta com um departamento responsável pela aquisição de bens e matéria-prima. Esse processo, por sua vez, impacta diretamente no ritmo de fabricação e entrega dos produtos e/ou serviços comercializados pela companhia. 

Apenas com essa breve explicação, já dá para ter uma boa ideia do tamanho da responsabilidade da gestão de compras, pois um simples erro é capaz de gerar diversos prejuízos empresariais, incluindo financeiros e de imagem.

Com todos esses pontos em mente, que tal descobrir o passo a passo completo de como montar um fluxograma de compras realmente eficiente para sua empresa? Continue a leitura e confira!

O que é fluxograma de compras?

O fluxograma de compras pode ser definido como um mapeamento de todas as etapas do processo de aquisição de insumos e contratação de serviços de uma empresa. Por meio dessa ferramenta visual, é possível ter uma visão macro de todas essas fases. 

Com isso, os gestores e profissionais dessa área conseguem identificar gargalos e problemas operacionais, reduzir tempo e custos, engajar os colaboradores em busca de um objetivo comum, entre diversos outros pontos relacionados.

Aqui, vale salientar que o processo de compras é iniciado assim que algum recurso é demandado. Após a solicitação, é necessário estruturar o processo para que não haja erros e perdas de prazos que possam inviabilizar alguma atividade empresarial.

Comumente, quem recebe todos os pedidos da empresa é o departamento de compras, vindos dos mais diversos canais, tais como e-mail, telefone, pessoalmente ou intranet, dependendo do modelo de trabalho do negócio. 

Por isso, aprender como montar um fluxograma de compras é essencial para que o processamento seja feito de modo padronizado, sem confusão, atritos, ruídos ou problemas entre a área que solicitou e a que efetivou a aquisição.

Dica! Não deixe de ler este artigo: "Planejamento de compras: aprenda a montar sua estratégia em 8 passos!"

Modernize ainda hoje sua gestão de fornecedores

Preencha o formulário abaixo e descubra a plataforma de SRM mais completa e integrada do Brasil.

Por que criar um fluxograma de compras? 7 vantagens!

Como já foi ressaltado aqui, é extremamente importante os responsáveis pela área de compras elaborar um fluxo de trabalho objetivo, completo e claro para que a dinâmica e o dia a dia desse departamento siga fluído, assertivo e rentável.

Mas antes de falarmos como montar um fluxograma de compras para chegar a esses resultados, confira alguns dos diversos  benefícios você e seu time podem obter ao usar essa ferramenta:

  • padronização das operações;

  • obtenção de visão macro e otimizada de todo o processo de compras;

  • melhora do entendimento sobre divisão de demandas;

  • aprimoramento do acompanhamento da execução das atividades;

  • maior clareza e transparência para todos os envolvidos;

  • agilidade da rotina de trabalho;

  • identificação mais clara sobre os responsáveis e a ordem das tarefas que precisam ser executadas.

Como montar um fluxograma de compras? 5 passos

O passo a passo sugerido que você siga para montar um fluxograma de compras para o seu negócio é:

  1. Identifique e converse com os responsáveis pelas compras

  1. Estabeleça objetivos e metas

  1. Registre o fluxograma de compras atualmente usado

  1. Crie o fluxograma de compras ideal

  1. Monitore os resultados

1. Identifique e converse com os responsáveis pelas compras

Quem será a pessoa encarregada de gerir o mapeamento do processo de compras? Quem fará parte dessa equipe? Quais são as responsabilidades de cada envolvido? Essas são algumas das primeiras perguntas que você precisa responder antes de começar a montar o fluxograma de compras do seu negócio.

Outro ponto importante é conversar com todos que fazem parte do fluxo de compras, perguntando cada detalhe dos processos de trabalho a fim de entender como as operações são executadas na prática.

O objetivo de entrevistar os profissionais envolvidos não é o julgamento, mas, sim, o entendimento de qual dinâmica está sendo adotada até o momento. 

Por isso, seja gentil e ouça com atenção. Aqui, é indispensável que o colaborador confie em quem está fazendo as anotações, sem se sentir coagido ou constrangido por sua atuação nesse processo.

2. Estabeleça objetivos e metas

Após ouvir os envolvidos nas atividades de compras e saber quais são as dificuldades e os gargalos de todo o processo, é hora de elaborar a estratégia. Essa, por sua vez, só pode ser estruturada com foco em objetivos mensuráveis. 

Por isso, reúna o time e defina metas de curto, médio e longo prazo, com datas possíveis de atendimento para entregas.

Sobre isso, pense em questões como:

  • O que você precisa mudar no processo atual? 

  • O que gera desperdício de tempo ou de custos? 

  • Qual parte precisa ser alinhada à estratégia corporativa?

  • O que e como fazer para otimizar o fluxo de compras?

Os objetivos podem ser relacionados aos aspectos operacionais ou mais estratégicos, por exemplo:

  • redução de gastos desnecessários para ajudar a elevar a competitividade da empresa no mercado de atuação;

  • mudanças no processo de compras para atender a um novo modelo de negócio ou de gestão;

  • resolução de problemas na comunicação entre setores ou dentro do próprio departamento de compras;

  • diminuição da burocracia que resulta em atraso no tempo de reposição de materiais e insumos;

  • má escolha dos recursos comprados, gerando aquisições de baixa qualidade ou com valor acima do esperado;

  • falta de padronização dos processos da área;

  • atrasos constantes no recebimento de insumos e, consequentemente, na entrega dos produtos ao cliente final da empresa.

3. Registre o fluxograma de compras atualmente usado 

O terceiro passo de como montar um fluxograma de compras consiste em olhar para atrás e fazer um levantamento do fluxo atualmente utilizado pelo setor.

Por esse motivo, para entender verdadeiramente o que está acontecendo e a forma que as atividades são realizadas, é bastante interessante desenhar a atual dinâmica adotada.

Para facilitar essa visualização, você pode utilizar um quadro branco, uma folha de papel ou um computador, registrando de uma maneira que facilite a compreensão de todo o processo de compras usado no momento.

A partir dessa base fica mais fácil seguir para os passos seguintes e, com isso, montar um fluxograma de compras realmente alinhado com as novas necessidades da companhia.

4. Crie o fluxograma de compras ideal

Após compreender como o fluxo do setor de compras estava acontecendo, chegou o momento de construir o fluxograma desejado.

Com a análise de pontos críticos e falhas que precisam ser resolvidas, elabore uma versão desejada do mapeamento de compras. 

Não se esqueça de simplificar e automatizar ao máximo cada etapa, principalmente as questões relacionadas à burocracia excessiva.

5. Monitore os resultados

Com o fluxograma estruturado é a hora de implementá-lo no negócio. Mas não pense que o trabalho acaba a partir do momento que ele é compartilhado e colocado em prática. 

É indispensável que os responsáveis acompanhem as tarefas executadas e vejam se estão sendo cumpridas de acordo com as novas diretrizes.

Se for preciso, faça mudanças e adaptações. Afinal, a dinâmica de trabalho é mutável e o fluxograma de compras precisa acompanhar essas transformações, ou seja, a melhoria precisa ser contínua.

E por falar em adequações, tenha em mente que o passo a passo de como montar um fluxograma de compras que acabamos de explicar deve seguir de inspiração para a montagem do ideal para a sua empresa. 

A gestão de compras precisa ser flexível para aceitar modificações e transformações, para que se adequem com precisão à rotina de trabalho e ao planejamento estratégico empresarial.

Somente dessa forma consegue-se realmente alcançar os resultados esperados para o crescimento da companhia.

Qual modelo de fluxograma usar?

Calma, que ainda não acabou! Afinal, o aprendizado sobre como montar um fluxograma de compras precisa abordar a teoria e a prática, não é mesmo? Por isso, mostraremos agora alguns modelos de ferramentas de fluxo mais usadas pelas empresas.

Saiba ainda que a palavra fluxograma é generalizada e usada para caracterizar uma forma de mapeamento operacional. Mas, na prática, ela representa uma das notações que podem desenhar os processos. O que muda de uma notação para outra são seus ícones.

Conheça as principais notações:

  • Fluxograma: disponível no Microsoft Office (Word, Excel e Powerpoint);

  • EPC (Event-driven Process Chain);

  • UML (Unified Modeling Language);

  • IDEF (Integrated Definition Language);

  • Value Stream Mapping;

  • BPMN (Business Process Model and Notation);

Agora que você aprendeu como montar um fluxograma de compras para o seu negócio, coloque a mão na massa! 

O ideal é monitorar constantemente o processo e envolver a todos do time, pois o sistema de melhoria contínua deve ser feito por toda a equipe.

Como melhorar a gestão de compras do seu negócio?

O fluxograma de compras é apenas uma das diversas ferramentas que podem ser usadas para aprimorar o gerenciamento desse setor. No dia a dia, os profissionais precisam de muito mais do que apenas diretrizes para realizarem suas atividades. 

O uso de sistemas próprios de gestão de fornecedores, por exemplo, ajuda a aprimorar todas as etapas de contratação de empresas fornecedoras, indo da identificação das mais aptas à efetivação do contrato.

Como reflexo, o fluxo de compras também é melhorado, visto que o seu negócio contará com fornecedores qualificados, comprometidos e empenhados para atender sua empresa.

Como a Linkana pode ajudar nesse processo?

A Linkana é a primeira fundação de dados de fornecedores compartilhada do Brasil. Nossa base de dados de perfis universais de fornecedores permite que compradores busquem, analisem e homologuem fornecedores em alguns cliques. 

Com isso, aceleramos radicalmente processos de onboarding, análise e monitoramento de fornecedores, utilizando dados e insights compartilhados entre as maiores corporações do Brasil.

As funcionalidades que você encontrará no nosso sistema são:

Somado a isso, a Linkana é a única solução que resolve a maior falha de procurement do momento: a ausência de uma base de dados de fornecedores compartilhada.

Ao usar uma fundação de dados compartilhados, toda a dinâmica de busca e identificação de empresas fornecedoras qualificadas muda, pois você e seu time de compras e procurement terão acesso fácil e rápido a diversos cadastrados devidamente preenchidos e analisados.

Com isso, terão vantagens como:

  • redução da carga de trabalho dos compradores;

  • aumento da produtividade;

  • diminuição da burocracia e do ruído para solicitar documentos e informações aos fornecedores;

  • otimização do processo de onboarding, que é feito em menos tempo;

  • estruturação mais rápida de um relacionamento com os fornecedores, e muito mais!

Tudo isso acontece graças ao Linkana Network, primeira solução de fundação de dados de fornecedores compartilhada do Brasil. 

Preencha, agora, o formulário abaixo e leve todas essas funcionalidades para sua empresa!

Otimize radicalmente sua gestão de fornecedores

Cadastre-se abaixo e descubra como diminuir em até 80% o tempo de cadastro e homologação de seus fornecedores.

OUTROS CONTEÚDOS

Descubra mais novidades e tendências do mercado de procurement