Gestão de Fornecedores

Gestão de Fornecedores

Gestão de Fornecedores

Clean sheet em supply chain: porque usar essa ferramenta para reduzir os custos da empresa

Escrito por Leo Cavalcanti

Escrito por Leo Cavalcanti

Escrito por Leo Cavalcanti

10 de maio de 2022

10 de maio de 2022

10 de maio de 2022

Dentro de uma empresa a tomada de decisões deve ser assertiva e ser baseada nas informações de produtos e serviços que emprega. Nesse sentido, existem algumas ferramentas que podem auxiliar o conhecimento aprofundado e necessário dos itens, o clean sheet em supply chain é um dos instrumentos que está sendo indispensável. 

O termo clean sheet ou ‘’folha limpa’’ está sendo implementado dentro do setor de suprimentos a fim de reduzir os custos da empresa, isso porque, por meio dessa ferramenta é detalhado o valor exato para produzir um produto. Da mesma forma, especifica o custo real para a execução de um serviço. 

Com essas informações, as negociações com fornecedores tendem a ficar mais vantajosas abrindo possibilidades novos contratos, além de, fornecer instrumentos para reduzir o gasto na confecção de produtos próprios. Portanto, o clean sheet em supply chain pode ser uma ferramenta importante no controle das despesas da empresa de uma forma geral. 

Acompanhe! 

O que é clean sheet?

O termo ‘’cleansheet’’ ou ‘’clean sheet’’ do inglês é traduzido como ‘’folha limpa’’ e tem algumas aplicações em outros ambientes, como no futebol, – usado para referir a um time que não tomou gols em uma partida. Porém, o clean sheet em supply chain e dentro de uma empresa de forma geral, refere-se a um processo de examinar um produto do estágio zero e ver como é produzido. 

É usado para entender como um produto ou serviço está constituído a fim de encontrar oportunidades de melhoria. O clean sheet é realmente como se fosse uma folha limpa para o produto que está em análise, onde a forma de preencher essa folha é explorando todos os itens que compõem o produto, para posteriormente encontrar maneiras de reduzir custos.

De uma maneira geral, a metodologia de clean sheet consegue ser implementada em qualquer setor de uma empresa, apesar de ser usada principalmente na gestão da cadeia de suprimentos. Os resultados detalhados de uma atividade ou mercadoria na empresa permite a retirada de recursos para solucionar desafios e consequentemente potencializar os resultados lucrativos.


Modernize ainda hoje sua gestão de fornecedores

Preencha o formulário abaixo e descubra a plataforma de SRM mais completa e integrada do Brasil.

Clean sheet em supply chain

O clean sheet em supply chain é empregado a fim de reorganizar os produtos e serviços da empresa com a intenção de diminuir as despesas mas mantendo a qualidade. Em linhas gerais acontece o processo de engenharia reversa, os produtos são desmontados e analisados peça por peça, itens que o compõem, como é montado, a matéria-prima usada e de onde vem cada detalhe. 

Os serviços são esmiuçados todas as etapas que o antecedem, o que é necessário para executar, nível de qualidade da atividade e até mesmo o que sucede os trabalhos. Todos esses processos são importantes para verificar a necessidade da realização e se não há oportunidades de aprimorar a execução. 

O clean sheet em supply chain tem como objetivo principal, ao detalhar cada item e etapa dos serviços e produtos, verificar se todos os constituintes fazem sentido para a entrega final, se há a possibilidade de economizar ou otimizar os processos. E até mesmo, se as negociações dentro do setor ocorre da melhor forma, a fim de complementar o monitoramento de fornecedores.

Assim, a ferramenta de clean sheet permite ao setor de compras saber o custo necessário para produzir um produto e a partir disso, construir melhores contratos com preços competitivos, reduzindo custos externos. Além de fornecer ao setor de suprimentos insumos necessários para deixar o preço de venda mais lucrativo e otimizar o planejamento de compras.

A importância do clean sheet para a gestão de fornecedores

Como visto, o clean sheet em supply chain é um instrumento poderoso para reduzir os custos de um produto ou serviço. Além de permitir à empresa conhecer exatamente o gasto para construir uma mercadoria e fornecer um serviço, ainda auxilia na gestão de fornecedores. 

E como isso acontece? A gestão de fornecedores é uma parte da cadeia de suprimentos (procurement) que é responsável pela procura, homologação, qualificação, fiscalização e relacionamento com fornecedores da empresa. Portanto, é de responsabilidade da área a negociação com fornecedores do mercado, e é aí que o clean sheet se faz preciso.

Os resultados do uso da ferramenta de clean sheet na gestão de fornecedores está ligado principalmente aos ‘’insights’’ ou ideias que surgem ao decorrer do processo de conhecer o custo necessário de um produto. Por exemplo, ao descobrir o gasto mínimo para construir uma mercadoria, é possível validar algumas hipóteses de como reduzir os gastos extras e, normalmente, acontece por meio de uma nova negociação. 

Dessa forma, a área de procurement, em parceria com os fornecedores, podem aprimorar a construção e fornecimento dos itens utilizados nos produtos. É vantajoso para os fornecedores que podem verificar a possibilidade de também reduzir os gastos de matéria prima, por exemplo, e também, para a empresa que consegue com informações de clean sheet, minimizar as despesas. 

Além disso, os elementos fornecidos pelo detalhamento dos produtos podem otimizar os cenários de produção e funcionamento dos setores de maneira geral. Desde o processo de compras, vendas, separação de produtos e envio podem ser beneficiadas com novas soluções para potencialização de resultados. 

E para auxiliar no processo de gerenciamento de compras e fornecedores, conheça a Linkana, que por meio de um software de monitoramento automatizado promove uma consulta de fornecedores sem burocracia. Agende uma avaliação e conheça as vantagens de uma gestão inteligente e orientada a dados.

Otimize radicalmente sua gestão de fornecedores

Cadastre-se abaixo e descubra como diminuir em até 80% o tempo de cadastro e homologação de seus fornecedores.

OUTROS CONTEÚDOS

Descubra mais novidades e tendências do mercado de procurement