Inteligência analítica em procurement: como ajuda essa área?

Inteligência analítica em procurement é uma habilidade que ajuda a resolver problemas dessa área, usando, para isso, a capacidade que uma pessoa tem de pensar criticamente

Neste contexto, é válido destacar que ainda que muitos profissionais tenham naturalmente um olhar analítico, essa competência pode ser desenvolvida ao longo da carreira por meio de ações e boas práticas.

Trazendo esse cenário para o seu negócio, por quais motivos esse tipo de inteligência tem se tornado tão importante em procurement? Existem diversas razões para isso, uma delas é o fato que essa aptidão aprimora a análise de riscos, condição bastante inerente desse setor.

Quando o profissional dessa área consegue ter um olhar e um pensamento crítico perante um risco apresentado na rede de abastecimento da empresa, isso eleva seu potencial para encontrar soluções estratégicas para a questão.

Com isso, se tem a chance de resolver obstáculos e contratempos mais rapidamente e com uma tratativa benéfica para todos os envolvidos.

Achou interessante e quer saber mais sobre isso? Então siga a leitura deste artigo e confira, em detalhes, o que é inteligência analítica em procurement e quais vantagens pode trazer para o seu negócio.

O que é inteligência analítica?

A inteligência analítica é a capacidade que um indivíduo tem de utilizar a lógica, a razão e a intuição para pensar criticamente e, com isso, encontrar boas soluções para variados problemas.

Esse termo se tornou conhecido após o psicólogo cognitivo Robert Sternberg citá-lo na “Teoria Triárquica da Inteligência”, conceito que defende que a inteligência é composta por três aspectos: 

  • a inteligência prática: usa como base para resolução de problemas os contextos cotidianos já conhecidos;

  • a inteligência criativa: busca resolver problemas novos (nunca vistos ou tratados) por meio da ponderação sobre ele e uso dos seus elementos de maneira diferente;

  • a inteligência analítica: baseia-se no uso de estratégias que ajudam a manipular diferentes pontos de um mesmo problema e a relação entre eles.

Ainda segundo Sternberg, a inteligência é uma atividade mental que permite a um indivíduo se adaptar intencionalmente a diferentes ambientes do mundo real.

Sugestão de leitura: “Inteligência Artificial em procurement: por que esse é o futuro?

O que é inteligência analítica em procurement?

A inteligência analítica em procurement pode ser definida como a capacidade que um profissional dessa área tem para resolver problemas por meio de uma percepção mais crítica.

É possível dizer ainda que se trata de uma habilidade que se orienta em dados e informações para tomar decisões táticas e estratégicas perante um obstáculo ou contratempo ocorrido na área de compras e procurement.

Como dissemos logo na abertura deste artigo, há quem tenha essa aptidão naturalmente desenvolvida. Para as pessoas que não a têm, é possível alcançá-la a partir da implementação de boas práticas, como:

  • leituras que ajudem a aprimorar a capacidade de interpretação de informações e dados;

  • desenvolvimento do perfil de liderança, conexão, negociação e comunicação.

Dica! Este artigo pode ajudar você: “Melhores livros de procurement: 11 títulos indispensáveis para compradores

eBook
Strategic Sourcing

Aprenda o que é, como implementar, conheça os erros mais comuns e mais.

Qual a importância da inteligência analítica em procurement?

A inteligência analítica em compras e procurement é um recurso importante que pode ser utilizado em diversas frentes, mas, principalmente, para ajudar a mitigar riscos e a resolver problemas operacionais.

Como já deve ser do seu conhecimento, em um relacionamento com fornecedores há diferentes ameaças que podem afetar seu negócio, tais como posturas éticas inadequadas e descumprimento de leis e normas. 

Outro exemplo é lidar com empresas fornecedoras que não adotam o conceito ESG em seus processos pode elevar o risco ambiental para sua companhia. Esse, sua vez, tende a levar a riscos reputacionais, financeiros, jurídicos, de desabastecimento, entre outros.

Encontrar meios de resolver problemas como esses da forma analítica, crítica e estratégia, impacta menos e traz mais resultados para seu negócio, principalmente quando tudo isso é atrelado à inteligência de dados.

Quais as vantagens da inteligência analítica para procurement?

A inteligência analítica em compras e procurement pode trazer para sua empresa vantagens como:

  • identificação de demandas em menos tempo: a exemplo das necessidades dos clientes, a fim de adequar essa questão ao que precisa ser adquirido para fabricar produtos ou entregar serviços que as atenda pontualmente;

  • melhora operacional: que pode ser decorrente da verificação de gargalos no fluxo operacional de maneira mais precisa, ou do aprimoramento da comunicação com os demais setores da empresa;

  • fomento ao uso da criatividade e inovação: para resolver uma nova maneira problemas antigos;

  • aumento do embasamento para tomadas de decisão: principalmente quando, além da habilidade do profissional, dados e recursos tecnológicos são usados para as deliberações.

Todos esses pontos acabam resultando em outras duas vantagens maiores para a companhia. A primeira delas é o aumento do nível de satisfação dos clientes finais e investidores, devido à conquista de processos internos mais fluidos, precisos, sem erros ou atrasos.

Por consequência, o segundo benefício mais expressivo é o potencial de elevação de faturamento, também por conta do crescimento da satisfação dos stakeholders. 

Como a tecnologia pode agregar à inteligência analítica em procurement?

A tecnologia pode agregar à inteligência analítica em compras e procurement quando ela é vinculada à inteligência de dados.

No caso, estamos nos referindo ao uso de softwares que ajudem o profissional a extrair o máximo de dados e informações que forem possíveis para, em conjunto com sua habilidade analítica, embasar suas tomadas de decisão.

Dessa forma, as chances de erros nas deliberações diminuem, assim como o tempo necessário para resolver um problema.

A Linkana, por exemplo, é um sistema de gestão de fornecedores que vai de ponta a ponta desse processo.

Nosso maior diferencial é que somente nossa solução resolve a maior falha que procurement tem no momento: a ausência de uma base de dados de fornecedores compartilhada.

Conseguimos solucionar essa questão porque somos a primeira fundação de dados de fornecedores compartilhada do Brasil

Nossa base de dados de perfis universais de fornecedores permite que compradores busquem, analisem e homologuem fornecedores em alguns cliques. 

Com isso, aceleramos radicalmente processos de onboarding, de análise e de monitoramento de fornecedores — graças aos dados dos fornecedores já preenchidos por eles ou por outra empresa —, permitindo o uso de dados e insights compartilhados entre as maiores corporações do nosso país.

Quais são os diferenciais da Linkana?

A Linkana se difere dos outros softwares de gestão de fornecedores disponíveis no mercado por oferecer soluções como:

  • PERFIL UNIVERSAL DO FORNECEDOR → Com os perfis de fornecedores compartilhados da Linkana, dados e documentos de fornecedores são reaproveitados em rede, compartilhando informações atualizadas entre múltiplos compradores e acelerando processos de forma automatizada e sem burocracia.

  • MELHORES INSIGHTS → Nossos scores, ratings e certificações proprietários são construídos e compartilhados com a inteligência das maiores corporações do Brasil, garantindo aderência às melhores práticas e exigências de mercado.

  • PLUG N’ PLAY →  Conecte seu sistema legado, ERP ou e-procurement com nossa fundação de dados de fornecedores, tornando-a sua fonte única de verdade, dinâmica e 100% integrada em questão de minutos.

Quer entender melhor como tudo isso funciona? Então preencha agora mesmo o formulário abaixo e agende uma demonstração do nosso sistema!


 

Leo Cavalcanti

Leo Cavalcanti

Advogado, especialista em Planejamento Tributário e Finanças, soma mais de 05 anos de experiência com rotinas de auditoria empresarial e tributária, além de conhecimento em controladoria e práticas de departamento jurídico corporativo. Atualmente é CEO e um dos co-fundadores da Linkana.

Artigos Populares

Ebook

Diversidade de Fornecedores

Tenha acesso a um guia completo de como estruturar o seu programa de diversidade de fornecedores. Veja erros, acertos, cases de sucesso e boas práticas do mercado!

logo linkana

Podcast

Procurement Hero

Líderes e referências do mercado de procurement batem um papo sobre tecnologia, dados e tendências.

Teste
Descubra se você é um comprador do futuro!

Tenha acesso a um guia completo de como estruturar o seu programa de diversidade de fornecedores.Veja erros, acertos, cases de sucesso e boas práticas do mercado!

logo linkana

Ferramenta

Consulta de CNPJ

Encontre o CNPJ e mais 10 outros dados de fornecedores em segundos.

logo linkana

Ebook

Gestão de Fornecedores

Descubra como fazer um gestão de fornecedores inteligente e guiada por dados na sua empresa!