ESG

ESG

ESG

Conheça os 4 principais riscos ESG para a sua empresa e como evitá-los com 3 dicas

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

May 7, 2021

May 7, 2021

May 7, 2021

Em 2005, uma iniciativa liderada pela ONU (Organização das Nações Unidas) criou uma sigla para abordar uma série de recomendações de temas ambientais, sociais e governamentais dentro das empresas: ESG. 

Essa sigla, que em inglês resume as palavras Environmental, Social and Governance (em português, Ambiental, Social e de Governança), acendeu um alerta para assuntos ligados à sustentabilidade e à preservação do meio ambiente há mais de 15 anos - e já está no radar de 90% das empresas S&P 500, que em 2020 produziram alguma forma de relato ESG.

O dia a dia das organizações está se modificando com esse olhar para os riscos ESG e as empresas que os ignoram podem ser ultrapassadas pelos seus concorrentes. Por que? Continue a leitura.

Quais são os principais riscos ESG?

1. Alto nível de turnover

Enquanto no mundo o turnover de funcionários é de 38%, no Brasil esse número aumenta para 82%, um número mais de duas vezes maior.

A pesquisa, realizada pela consultoria Robert Half, revelou que os principais motivos que levam os brasileiros a deixar seus empregos são uma remuneração baixa e falta de reconhecimento (33%), desmotivação (30%), preocupação com o futuro da companhia (29%) e baixo equilíbrio entre trabalho e vida pessoal (26%). 

Uma empresa que não adota o indicador social, que aborda os direitos humanos e a qualidade de vida dos colaboradores, é uma empresa que não só tem um alto turnover, como também sofre um grande prejuízo financeiro com novas contratações e inúmeros processos seletivos.

2. Alta chance de concretização de riscos

É impossível negar que todas as empresas possuem riscos. Eles fazem parte da rotina e podem facilmente se tornar numa realidade desagradável que traz prejuízos financeiros e reputacionais para a organização.

E sem uma governança corporativa e um olhar para os riscos ESG, essas ameaças se tornam ainda mais perigosas pela falta de preparação, mitigação e contingência.

3. Prejudicar as próximas gerações

Esse ponto pode parecer um pouco mais sentimental, mas é um risco ESG gravíssimo. A preocupação sobre a degradação acelerada do meio ambiente se tornou uma constante nos meios de comunicação e as empresas estão muitas vezes ligadas a esse seríssimo problema.

Ao se falar sobre a pandemia causada pelo Covid-19, por exemplo, não podemos deixar essa degradação de lado. Afinal de contas, a “falta de cuidado com a natureza está correlacionada com a transmissão de zoonoses”, afirma o professor do Departamento de Biologia (DBI) da Universidade Federal de Lavras, Rafael Dudeque Zenni.

É impossível se planejar e olhar para o futuro da sua organização se problemas ambientes como esse se tornarem mais recorrentes. A falta de olhar para o meio ambiente prejudica o futuro da sua empresa e também dos profissionais que estão se preparando para ingressar no ambiente de trabalho.

4. Falência

Esse caso é extremo, mas não deixa de ser uma realidade para os próximos anos de acordo com especialistas como o sócio fundador da Fama Investimentos, Fabio Alperowitch.

No evento Itaú Amazônia, Fabio foi firme em dizer que as empresas que não se atentarem ao ESG, provavelmente serão atropeladas e perderão seu espaço no mercado. 

Já o chefe da área de estratégia beta e integração ESG da Itaú Asset Management, Renato Eid Tucci, acrescentou que a pressão relacionada à sustentabilidade não vem apenas dos consumidores, mas também dos investidores. Assustador, não? Mas existem medidas que podem ser adotadas pela empresa para reverter esse cenário o quanto antes.

Como evitar os riscos ESG?

1. Integre o ESG aos processos da empresa

No mesmo bate-papo do evento Itaú Amazônia, Fabio Alperowitch levantou um importante ponto sobre a ESG: a integração dos indicadores ESG aos processos da empresa.

"Muita gente trata o ESG como se fosse algo separado da empresa, ‘um puxadinho’. As empresas que integram de fato o ESG contemplam todos os stakeholderes, como colaboradores, fornecedores, clientes, ambiente, concorrentes e imprensa, e não só os acionistas nos processos de decisão".


Modernize your supplier management today

Fill out the form below and discover the most complete and integrated SRM platform in Brazil.

2. Olhe para os processos internos

É impossível adotar todos os indicadores ESG do dia para a noite na empresa. Portanto, para começar a reduzir os riscos ESG, sua equipe deve olhar para todos os processos internos e entender quais já estão dentro dos padrões ESG e quais podem ser alterados para se tornar mais consciente. 

Dentre as mudanças que podem ser adotadas estão:

  • No âmbito ambiental: adotar fontes de energias renováveis, reduzir ou zerar as emissões de gases de efeito estufa, diminuir a geração de resíduos sólidos e líquidos, reduzir o consumo de recursos naturais e evitar a poluição das águas.

  • No âmbito social: adoção de políticas de inclusão e diversidade, preocupação com a saúde física e mental das equipes, investimentos em treinamentos e cursos aos colaboradores, realização de ações positivas com a comunidade local e maior apoio às causas filantrópicas de interesse da empresa.

  • No âmbito da governança empresarial: adoção de um sistema de Compliance, ações de combate à corrupção, investimentos em treinamentos de lideranças, transparência com o mercado e implementação de um conselho de administração independente e diverso.

3. Leve o ESG para as parcerias externas

Tão importante quanto olhar para a implementação dos indicadores ESG dentro da organização é garantir que eles também são igualmente importantes para os seus parceiros.

Fornecedores sustentáveis e éticos não só ajudam a melhorar o mundo, como também influenciam positivamente a sua reputação. Sem contar que dessa maneira sua empresa está incentivando o crescimento de parceiros responsáveis.

E a Linkana pode lhe ajudar a garantir a segurança dessa parceria. O nosso software de homologação de fornecedores e Compliance realiza um monitoramento constante dos fornecedores, com certidões, consultas e documentos renovadas automaticamente pelos nossos robôs.

Já em situações de inconsistências e irregularidades, definidas pela sua equipe de Procurement, o alerta chega para seus colaboradores o quanto antes para garantir uma mitigação desse risco.

E se você quiser entender um pouco mais sobre como a Linkana pode ajudar a sua organização, preencha os dados abaixo e receba uma análise de risco gratuita de um fornecedor.

Radically optimize your supplier management

Sign up below and discover how to reduce supplier registration and approval time by up to 80%.

OTHER CONTENTS

Discover more news and trends in the procurement market